Saiba como fazer ovo de páscoa em casa
Depois das comemorações de réveillon, os preparativos para a Páscoa se iniciam. Decorações com coelhos e doces de chocolate são encontrados em todos os lugares, tornando a época especial para as crianças e os adultos. Para que a sua festividade seja ainda mais divertida, é hora de saber como fazer ovo de Páscoa.
A receita de ovo de Páscoa é simples e pode se adaptar ao gosto pessoal, o que aumenta as possibilidades de combinação de sabores. A seguir, vamos dar dicas para você garantir uma sobremesa com as melhores texturas, duradoura e que pode ser um excelente presente.
Origem do ovo de Páscoa
Antes de saber como fazer ovo de Páscoa, que tal entender a origem desse doce? O ovo simboliza a vida e o renascimento, e já foi considerado ícone da ressurreição de Jesus. Por isso, alguns povos da antiguidade o ofereciam como presente para as pessoas queridas.
Segundo historiadores, antes mesmo do nascimento de Cristo, a troca de ovos era comum e celebrava o fim do inverno. Com o passar dos anos, as cascas foram pintadas com tintas coloridas e decoradas com joias, que muitas vezes também eram colocadas no interior dos ovos, como uma surpresa.
Somente por volta do século XVIII, os franceses inovaram no preparo. Ao invés de esvaziar o ovo de galinha e oferecê-lo sem nada, os confeiteiros passaram a recheá-los com chocolate. Esse foi o pontapé para as criações do século seguinte, totalmente comestíveis, apenas com o formato remetendo à ideia original.
Como fazer ovo de Páscoa de chocolate?
Agora é hora de descobrir como fazer ovo de Páscoa caseiro de forma prática e personalizada. O primeiro passo é escolher o tamanho e o formato do doce. Diferentemente da ideia original, os ovos deixaram de ser pequenos e são feitos em tamanhos variados, do mini ao grande.
A forma para fazer ovo de Páscoa define não apenas o peso, mas também o formato. Existem moldes de alumínio, plástico e silicone estruturados em coração, console de videogame, diamante, coelho, cenoura e outros modelos criativos.
O segundo passo é definir os sabores e os ingredientes do ovo de Páscoa, principalmente o tipo de chocolate: fracionado ou nobre. Os recheados devem conter cremes consistentes, que não derretam com facilidade. Já a casca deve ser crocante e preparada corretamente para não passar pelo mesmo problema com o calor.
Chocolate fracionado
Se você quer saber como fazer ovo de Páscoa de forma rápida, essa é a melhor alternativa. O chocolate fracionado é um tipo de cobertura que só precisa ser derretida e colocada nos moldes. No entanto, por conter adição de gordura vegetal, a estabilidade é menor.
Isso significa que, depois de pronto, o doce pode derreter com facilidade. Ainda assim, por ser prático, acaba sendo utilizado para consumo imediato. Nesse caso, o passo a passo é:
- derreta o chocolate em banho-maria ou de 30 em 30 segundos no microondas;
- despeje na forma, respeitando o limite demarcado, e espalhe. Vire-o ao contrário em uma assadeira e mantenha na geladeira para ganhar a consistência ideal;
- ao notar que o molde ficou opaco, após cerca de 10min, retire da geladeira;
- vire a forma do ovo com as bordas para baixo e dê leves batidas no topo para desgrudar ou deixe que solte sozinho.
Depois disso, já é possível rechear com o creme desejado, como geleia, compota, ganache e brigadeiro. Para o último, a seguinte receita deve ser levada ao fogo médio até obter cremosidade: 1 lata de leite condensado, 1 de creme de leite, 5 colheres de sopa de achocolatado ou cacau em pó e 1 colher de sopa de manteiga.
Chocolate nobre
Caso queira descobrir como fazer ovo de Páscoa com o preparo mais indicado pelas confeiteiras, esse é o chocolate que deve ser utilizado para maior resistência ao calor e uma textura crocante. Dessa vez, é essencial fazer a temperagem, como explicado abaixo:
- separe duas porções iguais de chocolate picado. Derreta uma e reserve a outra;
- adicione o chocolate que não está derretido aos poucos e misture com uma espátula. Ao incorporar por completo, acrescente mais pedaços. Isso diminui a temperatura, dando o choque térmico para ele estabilizá-lo.
- continue mexendo até que o chocolate fique gelado. Para saber o momento exato, faça testes pingando-o nas costas da mão. Se sentir que está frio, a temperagem deu certo e os ovos podem ser montados normalmente.
Como diferenciar os ovos de Páscoa?
Independentemente do tipo de chocolate, a montagem é a mesma e o que pode diferenciar a sobremesa é a aparência no geral. As sugestões, para deixá-la ainda mais a sua cara, são desenhar na casca do ovo com chocolate tingido de corante, criando estampas e degradês, e pincelar pó metálico dourado ou prata.
Outra dica é investir em recheios trufados (dentro da casca), bombons ou cremes para o ovo ser comido de colher. Se você não sabe como fazer ovo de Páscoa de colher, não se preocupe! Basta depositar o doce cremoso diretamente na casa e optar por embalagens que já vem com o talher descartável.
O ideal é que a embalagem proteja o ovo do calor, como as que são feitas de papel chumbo, pois o chocolate não deve ir à geladeira depois de pronto. De preferência, consuma-o de uma só vez, evitando que a baixa temperatura do refrigerador prejudique a textura e o gosto.
Encontre os ingredientes dos ovos de chocolate no Tenda!
Já sabe como fazer ovo de Páscoa e quer testar em casa? Então compre os ingredientes aqui, no Tenda Atacado. Temos uma seleção especial de chocolates, recheios prontos e tudo o que pode tornar essa sobremesa deliciosa. Aproveite os preços especiais e não se esqueça de acompanhar as dicas do nosso blog!