5 dicas de como fazer ovo de Páscoa de modo fácil e rápido

Tenda, Postado em 9 de março de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

Você sabe como fazer ovo de Páscoa? A deliciosa guloseima típica dessa data pode ser feita em casa, seja para presentear os amigos e os familiares ou gerar uma renda extra, algo que vale super a pena para aumentar os lucros. O melhor é que a preparação não é tão difícil quanto você imagina!

Pensando nisso, trouxemos cinco dicas de como fazer ovo de Páscoa caseiro de modo fácil e rápido. Dessa forma, você pode garantir essa sobremesa deliciosa para sua Páscoa com um toque especial. Confira!

1. Quantidade de chocolate

A quantidade de chocolate pode variar de acordo com o tipo de receita de ovo de Páscoa: tradicional, recheado, trufado, etc. Para a versão simples, geralmente, é utilizada a metade da quantia em cada forma.

Em um ovo de 500 gramas, por exemplo, são utilizadas duas formas, uma para cada lado do doce. Cada lado terá aproximadamente 250g de chocolate. Essa proporção pode variar de acordo com o tipo e a quantidade de chocolate usado.

2. Escolha da forma

Na hora de saber como fazer ovo de Páscoa, a principal dúvida é sobre o tamanho e o tipo de forma adequada para começar a produção. Atualmente, as formas mais utilizadas são feitas de acetato, que permitem que o chocolate vá até a geladeira e possa ser desenformado mais facilmente.

Esse é o principal material para fazer ovo de Páscoa. Porém, se você está começando, o ideal é optar por formas de acetato e silicone, que já possuem a marcação da quantidade ideal de chocolate. Nesse modelo, você preenche a forma com a quantidade indicada, depois, insere a forma de silicone e, em seguida, outra de acetato.

Então, é só pressionar a forma até que o chocolate se espalhe uniformemente, levando-a à geladeira até que o ingrediente endureça. Sem dúvida, essa é uma das maneiras mais práticas de como fazer ovo de Páscoa.

como-fazer-ovo-de-pascoa-tenda

Tamanhos e medidas

A forma para fazer ovo de Páscoa possui diversos tamanhos, que atendem desde aos ovos de 50g até 1kg. Por isso, é importante ficar atento à proporção de cada uma antes de escolher a quantidade de chocolate. Confira as principais numerações de acordo com a proporção de chocolate desejada abaixo:

  • 50g: forma nº 9;
  • 150g: forma nº 12;
  • 250g: forma nº15;
  • 350g: forma nº 20;
  • 500g: forma nº 21;
  • 750g: forma nº22;
  • 1kg: forma nº 23.

3. Derretimento e temperagem do chocolate

O terceiro passo de como fazer ovo de Páscoa é derreter a quantidade de chocolate desejada no micro-ondas por um minuto ou em banho-maria. Porém, para que o chocolate fique mais brilhante e homogêneo, é necessário fazer o processo de temperagem, que consiste em aquecê-lo e resfriá-lo.

Essa etapa é fundamental para melhorar a textura e o sabor do doce. Para isso, você pode derreter metade do chocolate no micro-ondas e acrescentar a outra parte que está em temperatura ambiente. Depois, misture bem. Assim, você faz uma temperagem rápida e prática.

Entretanto, a temperagem do chocolate pode ser um pouco complexa no início. Por isso, se você está começando a fazer ovos de Páscoa, opte por colocar o chocolate para cobertura fracionada, que não precisa de temperagem, na sua receita.

4. Montagem do ovo

A etapa mais importante na produção do ovo de Páscoa é a montagem. Se você for utilizar as formas tradicionais, serão necessárias de três a quatro camadas de chocolate para finalizar cada parte do ovo.

Você pode começar espalhando as camadas com a colher e finalizar a última com pincel, que oferece um acabamento melhor para o ovo. A cada camada, escorra o excesso de chocolate e leve à geladeira por cinco minutos ou até que o ovo endureça.

Na última camada, deixe por 10 minutos, verifique se o ovo está pronto para ser retirado da forma e desenforme-o. Geralmente, é possível visualizar a transparência da forma quando o ovo estiver pronto para ser desenformado.

5. Finalização e acabamento

Após concluir todas as camadas do ovo de Páscoa e desenformá-lo, é hora de dar o acabamento. Para isso, use uma faca aquecida e passe-a levemente nas bordas para retirar o excesso de chocolate. O ovo é frágil, por isso, faça esse procedimento com atenção para não danificá-lo.

Após isso, embale os ovos de Páscoa no papel alumínio e, se for possível, sobre um copo, de modo que a base do ovo fique protegida. Depois, é só envolvê-lo no papel celofane e armazená-lo em temperatura ambiente por até sete dias. Você também pode conservá-lo na geladeira. Porém, isso pode afetar o visual e a textura do chocolate.

Encontre os melhores ingredientes no Tenda!

Agora que você já sabe tudo sobre como fazer ovo de Páscoa, aproveite para adquirir os melhores ingredientes no Tenda. Aqui, você encontra itens de qualidade pelo menor preço. Faça suas compras com o cartão do Tenda e ganhe 5% de desconto nos itens de páscoa!. Você ainda pode Pedir tudo pela internet e receber em casa com nosso serviço de delivery!

Compartilhe nas suas redes

Produtos relacionados

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP