6 dicas para melhorar seus hábitos alimentares

Tenda, Postado em 17 de maio de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

A ligação entre a qualidade de vida, como bem-estar físico e mental, e os hábitos alimentares vai muito além do que comemos durante as refeições. Isso significa largar de vez os docinhos pós-almoço? Não necessariamente! A dica aqui é usar o equilíbrio como base para ter dias mais saudáveis.

Motivos de muitas análises científicas, os maus hábitos alimentares podem causar estresse, potencializando insônia e sedentarismo. Para ajudar a se livrar de situações como essas, nós, do Dicas Tenda, separamos algumas sugestões de como se alimentar melhor. Vamos lá?

1) Evite alimentos industrializados

Quando uma pessoa está passando por um momento de estresse muito grande, é comum que ela busque prazer em algumas fontes alimentares como o fast food. Isso acontece porque essas opções trazem uma sensação momentânea de prazer, disfarçando os sentimentos ruins que essa condição psicológica nos traz.

De fato, alimentos ricos em gorduras e açúcar podem trazer esse alívio, uma vez que eles aumentam a produção de serotonina (hormônio responsável pela sensação de bem-estar). Porém, ela se esgota muito rápido no organismo, fazendo nosso corpo “precisar” de novas fontes como essas, o que aumenta a ingestão de calorias.

2) Tenha equilíbrio nas refeições

Os maus hábitos alimentares, a médio e longo prazo, podem desenvolver desequilíbrios hormonais e metabólicos, como: insônia, cansaço, ganho de peso e aumento de insulina, glicose e colesterol. Você pode mudar hábitos alimentares apostando na reeducação alimentar.

Com ela, em vez de cortar doces, massas e hambúrgueres, é possível conquistar hábitos alimentares saudáveis de uma forma mais equilibrada que as dietas restritivas. Assim, você come o que quiser, até mesmo aquele alimento que gosta muito, desde que seja em boas quantidades, evitando o exagero.

3) Emagreça de forma saudável

A pressão para perder peso em poucos meses, como sugerem muitas dietas da moda, causa frustração, pois elas não oferecem perda de gordura (peso) suficiente. Sem contar que essa situação leva a um estresse emocional que desencadeia compulsão alimentar em alguns momentos do dia.

Uma atitude muito comum em dietas extremamente restritivas é a compulsão alimentar após o término do tempo indicado, que pode se tornar uma culpa enorme. Por isso, é indicado consultar um nutricionista. Com a ajuda dele, você alcançará hábitos saudáveis de alimentação sem passar fome.

4) Beba bastante água

Beber bastante água também é um ponto importante para manter os hábitos alimentares mais saudáveis possíveis. Ao deixar uma garrafinha sempre por perto, você garante o transporte dos nutrientes pelo organismo e o bom funcionamento das células, ajudando na diminuição de toxinas.

maus habitos alimentares

Sabia que o consumo de água auxilia no processo de emagrecimento? Pois é! Isso acontece porque ela aumenta o nível de energia gasto e a atividade do sistema nervoso, auxiliando na queima de gordura. Não para por aí, já que beber bastante água evita a prisão de ventre.

5) Mantenha a frequência alimentar

A regra de ouro para manter seu estômago sempre cheio de nutrientes e evitar o consumo exagerado de alimentos é fazer refeições a cada três horas. Esse padrão evita que o estômago reaja desordenadamente e produza ácido clorídrico. Isso diminui as sensações de refluxo, gastrite e azia.

Ter uma dieta rica em frutas, legumes e verduras também melhora o trânsito intestinal e acelera o metabolismo, fator que determina a velocidade da nossa queima de calorias. Para quem vive cheio de compromissos, esse hábito aumenta a produtividade, pois libera cortisol, hormônio responsável pela energia diária.

6) Faça atividades físicas regularmente

Outro ponto que, embora não esteja diretamente ligado às refeições, faz parte dos hábitos alimentares do Brasil é a prática regular de exercícios físicos. Isso porque fazer a atividade que você mais gosta quatro vezes por semana ajuda a controlar os hormônios, potencializando o bem-estar.

Seja por meio de musculação, yoga, pilates ou qualquer outro tipo, a atividade física otimiza a circulação sanguínea, melhora o gasto calórico e minimiza compulsões causadas pelo estresse. Porém, vale lembrar que, para evitar lesões, é muito importante contar com o auxílio de um profissional especializado.

Compre seus alimentos no Tenda Atacado!

Deu para perceber que mudar os hábitos alimentares é fácil quando feito com disciplina, não é? Portanto, que tal aproveitar as promoções disponíveis no Tenda Atacado para incrementar a sua dieta com nossas frutas, legumes e verduras? Por lá, você faz suas compras on-line com segurança. Aproveite!

Compartilhe nas suas redes

Produtos relacionados

Tomate Salada 1Kg

R$ 3.89 confira

Limão Tahiti 500gr

R$ 1.345 confira

Alho Granel 100gr

R$ 2.089 confira

Ovos Grandes Branco Cinta 5 Dúzias

R$ 26.79 confira

Ovos Branco Caixa com 30 Dúzias

R$ 135.79 confira

Brócolis Ninja Unidade

R$ 4.89 confira

Cebola Bandeja 1Kg

R$ 2.79 confira

Ovos Caipira Com 10 Unidades

R$ 8.99 confira
Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP