A importância de saber como calcular a pegada ecológica

Tenda, Postado em 27 de maio de 2022 | 3 min de leitura

O modo como vivemos impacta diretamente o meio ambiente. O que compramos, o que e como consumimos, tudo volta para a natureza de alguma forma. O nome disso é pegada ecológica, que corresponde às marcas que deixamos por onde passamos.

Quando falamos em meio ambiente, podemos fazer um consumo consciente e até mesmo diminuir esses rastros que deixamos por onde passamos. Para isso, é preciso se informar e saber como fazer a redução dos danos.

Hoje, falaremos de pegada ecológica, mostrando a importância dela na preservação ambiental e como a calcular. Quer saber tudo sobre o tema? Então, é só continuar a leitura!

O que é a pegada ecológica?

Muita gente se pergunta o que é pegada ecológica. A expressão diz respeito a um método que avalia como o ser humano usa os recursos naturais e quais rastros ele deixa por onde passa. 

A medida da pegada ecológica é feita em hectares globais (gha), e assim pode-se comparar os padrões de consumo e analisar se estão dentro da normalidade e do que é aceitável para o planeta. 

Um hectare global corresponde a uma medida de produtividade média mundial para terras e águas produtivas em um período de ano. Consideram-se recursos naturais biológicos renováveis, divididos em: agricultura, área construída, energia e absorção de dióxido de carbono (CO2), florestas, pastagens e pesca.

Importância da pegada ecológica

Se você se questiona qual é a importância da pegada ecológica, saiba que ela é um indicador importante capaz de preservar o meio ambiente. A ferramenta permite trabalhar questões ambientais através de uma análise de consumo e dos impactos que o homem causa ao meio ambiente.

Dessa forma, é possível ter informações importantes, que contribuem para a elaboração de políticas públicas em âmbitos municipal, estadual e federal. A partir dessa análise, os órgãos podem não apenas criar programas para minimizar os impactos do homem no meio ambiente, como também organizar campanhas de conscientização.

Qual é o objetivo da pegada ecológica?

A pegada ecológica é um indicador criado nos anos 1990 para fazer a contabilidade ambiental. Assim como o método financeiro, ela consegue quantificar uma relação importante: a de consumo e oferta de recursos naturais.

O objetivo dessa pegada ecológica é conseguir resultados que mostrem, de forma crítica, quais medidas devem ser tomadas a fim de equilibrar a relação do homem com a natureza. Um cálculo importante obtido por meio dessas métricas é o consumo real e o consumo desejado. 

Nesse caso, produtos ecológicos podem entrar em ação como forma de reduzir os rastros do homem sobre os recursos naturais. Outra forma de seguir o objetivo proposto pela metodologia é o consumo consciente.

Mão segurando uma miniatura do globo terrestre enrolado em plantas.

Quais são os três tipos de pegada ecológica?

Outro ponto importante sobre o tema é saber o que compõe a pegada ecológica. Existem três tipos dessa metodologia que são usados para segmentar as ações de conscientização do homem. Eles são complementares e permitem analisar aspectos importantes:

  • Pegada hídrica: considera os danos das atividades humanas na hidrosfera, estudando os fluxos de água e como o homem age sobre eles.
  • Pegada ecológica: calcula os impactos da ação do ser humano na área bioprodutiva, usada para suprir a demanda da sociedade por recursos naturais e para a absorção do carbono.
  • Pegada de carbono: índice que mede os impactos humanos na biosfera, considerando os efeitos no clima.

A partir disso, os órgãos ambientais conseguem criar parâmetros para medir o que é usado de maneira direta pelo ser humano. Essa divisão acontece para que os impactos sejam calculados de forma mais precisa e mostrando quais decisões precisam ser tomadas e em quais áreas do meio ambiente.

Como calcular a pegada ecológica?

Existem vários sites cuja temática é a proteção ambiente e ajudam no cálculo da pegada ecológica. Os mais famosos são da WWF, do INPE e da IslandWood. Basta preencher as informações, e os valores vêm prontos.

É uma conta bem simples que avalia, por meio de pontos, o impacto que alimentação, bens de consumo, serviços, transporte e outros itens têm sobre a natureza, de forma global. A pontuação final é uma comparação entre o total e a sua pegada ecológica. No Brasil, a média é de 2,9 hectares globais por pessoa. 

Como diminuir a sua pegada global?

Depois de usar as calculadoras citadas e analisar os seus números, talvez seja hora de rever os hábitos para contribuir com bons índices para o meio ambiente. Por isso, algumas medidas podem ser interessantes quando o foco é diminuir a pegada ecológica. Alguns pontos são:

  • consumir itens de agricultura orgânica;
  • evitar fast food e comidas industrializadas;
  • reduzir o uso de plástico;
  • optar por transportes sustentáveis;
  • reduzir produção de resíduos;
  • praticar coleta seletiva;
  • evitar desperdício de água;
  • investir em lâmpadas de LED;
  • usar energia fotovoltaica;
  • comprar eletrodomésticos e eletrônicos com selo de eficiência energética.

Encontre produtos biodegradáveis e sustentáveis no Tenda Atacado

Agora que você sabe o que é a pegada ecológica e a importância dela para o meio ambiente, é hora de rever os hábitos e ajudar a natureza com algumas das medidas acima. Com o Tenda Atacado, você pode adquirir produtos biodegradáveis e sustentáveis para começar a promover essa mudança!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP