Pegada ecológica: veja a importância para o planeta
Você sabe o que é pegada ecológica? Entender sobre esse assunto é de extrema importância, pois se trata de como o ser humano e suas ações impactam o meio ambiente e as gerações futuras.
Segundo a Global Footprint Network, se os indivíduos continuarem nesse ritmo de consumo, até 2050 a humanidade precisará de dois planetas para sustentar esse modo de vida. Por isso, é necessário criar alternativas e modificar alguns hábitos para garantir a sobrevivência da Terra. Continue lendo e saiba mais sobre o tema.
Pegada ecológica: saiba mais sobre esse indicador
Os primeiros estudos sobre esse assunto surgiram no final do século XX. William Rees, professor emérito da University of British Columbia (Vancouver, Canadá), publicou um artigo referente ao tema em 1992.
Sob supervisão de Rees, Mathis Wackernagel desenvolveu sua tese sobre o tema na mesma instituição. Em 1996, os dois publicaram o livro Our Ecological Footprint: Reducing Human Impact on the Earth ou, em tradução livre, Nossa pegada ecológica: reduzindo o impacto humano na Terra.
Mas o que é pegada ecológica? Com base nos estudos de Rees e Wackernagel, o termo tornou-se um indicador para fazer a contabilidade ambiental. Em outras palavras, é um método que avalia como os indivíduos usam os recursos naturais e quais rastros eles deixam pelos locais onde passam.
Essa medida é realizada em hectares globais (gha). Ela tem o objetivo de verificar resultados que mostrem, de forma crítica, as medidas a serem adotadas para equilibrar a relação do ser humano com a natureza.
Quais são os recursos que compõem a pegada ecológica?
Veja agora o que compõe a pegada ecológica. Ela inclui todos os recursos naturais usados para produzir alimentos e sustentar hábitos de vida. Por exemplo, terra e água são dois dos elementos que definem a pegada de cidades, estados e países.
Outro exemplo de componentes da pegada ecológicas são as áreas agrícolas, como hortas e plantações usadas para cultivar alimentos. Além disso, é possível pensar nos rios e mares (utilizados para captura de peixes e mariscos) ou nas áreas urbanas, que geram energia e habitação para as pessoas.
Quais são as famílias de pegada ecológica?
Existem três categorias ou famílias, divididas para avaliar as ações de conscientização dos seres humanos. Apesar de segmentadas, elas se complementam e permitem a análise de pontos importantes. Veja quais são essas famílias e, em seguida, entenda qual é a importância da pegada ecológica para o planeta.
- pegada hídrica: considera os danos das atividades humanas na hidrosfera. Estuda os fluxos de água e como os indivíduos agem sobre eles;
- pegada ecológica: calcula os impactos da ação do ser humano na área bioprodutiva. É usada para abastecer a demanda da sociedade por recursos naturais e absorção do carbono;
- pegada de carbono: mede os impactos humanos na biosfera. Considera os diversos efeitos no clima.
Com base nos resultados obtidos a partir dessas matrizes, é possível trabalhar as mais diversas questões ambientais. Para isso, leva-se em consideração não apenas uma análise de consumo, mas também os impactos que os indivíduos causam na natureza.
Assim, as informações geradas podem ser usadas para elaborar políticas públicas nas esferas municipal, estadual e federal. Outro possível uso é minimizar os impactos negativos no meio ambiente e realizar campanhas de conscientização ambiental.
Veja como calcular sua pegada ecológica
Atualmente, existem alguns sites para realizar o cálculo da pegada ecológica. O sistema de contagem da Global Footprint Network é bastante eficiente e fácil de acessar.
Ele apresenta um questionário com perguntas sobre consumo de produtos de origem animal, processados, habitação, energia, geração de resíduos, combustíveis e muito mais. Em seguida, o site revela os resultados detalhados referentes às pegadas ecológica e de carbono.
A WWF também oferece uma calculadora para medir sua pegada. Ela é calculada a partir de um formulário com questões sobre consumo, alimentação, casa, objetos, viagens e transporte. Depois, revela os resultados em comparação com a média global.
Além desses sistemas de cálculo, existe a calculadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para avaliar os impactos dos cidadãos no planeta. Agora que você já sabe como calcular a pegada ecológica, confira a seguir como diminuí-la.
Como reduzir a pegada ecológica?
Reduzir a pegada global é simples. No entanto, é necessário modificar alguns hábitos de consumo e de vida no cotidiano. Uma forma de começar é por meio da diminuição do uso de plásticos.
Esses objetos demoram até 400 anos para se decompor. Por isso, além de reduzir compras desse tipo de produto, uma dica é entregar itens feitos com esse material para usinas de reciclagem ou mesmo reutilizá-los para fazer artesanato.
Economia de energia
O uso de lâmpadas de led também é essencial. Além de terem vida útil prolongada (cerca de 50 vezes maior em comparação às convencionais), elas chegam a ser até 80% mais econômicas.
Se possível, invista em energia fotovoltaica, que converte a luz solar em eletricidade. Ela ajuda a evitar a poluição da natureza e outros impactos negativos, uma vez que não emite gases de efeito estufa. Estima-se que os painéis solares durem aproximadamente 25 anos.
Uso de transporte público e veículos alternativos
O uso de transporte público ajuda a diminuir a quantidade de veículos nas ruas e rodovias, o que implica uma redução de gases poluentes. Além disso, bicicletas, patinetes e motocicletas elétricas são ótimas alternativas para se locomover sem causar danos ao ambiente.
Consumo de alimentos da agricultura orgânica
A agricultura orgânica ganha cada vez mais espaço, inclusive nas grandes cidades. Os alimentos produzidos não contam com o uso de agrotóxicos, o que proporciona benefícios tanto para o consumidor quanto para o meio ambiente.
Na produção orgânica, não são utilizados defensivos agrícolas desenvolvidos a partir de produtos químicos. Eles são grandes responsáveis pela contaminação do solo, da água, do ar e de animais.
Além disso, a agricultura orgânica promove a diversidade de alimentos, indo na contramão das monoculturas. Estas, por sua vez, provocam o esgotamento do solo e enfraquecimento dos nutrientes.
Outras formas de reduzir a pegada ecológica
Além dessas dicas, há outras maneiras de diminuir a pegada global. Entre elas, é possível citar a redução da produção de resíduos sólidos, a prática da coleta seletiva, a aquisição de eletrodomésticos com selos de eficiência energética e contenção do consumo de água e energia.
Confira os produtos para diminuir a pegada ecológica no Tenda
Agora você já conhece a importância da pegada ecológica. Então, aproveite para conferir produtos saudáveis no Tenda Atacados, além de outras dicas de sustentabilidade no blog.