Atividades para bebês de 1 ano: brincadeiras para ajudar no desenvolvimento

Tenda, Postado em 10 de dezembro de 2021 | 3 min de leitura

Depois da chegada do mais novo integrante da família, cada fase é um novo aprendizado, repleto de descobertas que auxiliam no desenvolvimento. Por esse motivo, é muito importante escolher atividades para bebês de 1 ano que ajudem na criatividade e na interação com os pais.

Nem sempre é fácil pensar em atividades sensoriais para bebês. Diante disso, reunimos algumas dicas que podem ajudar você a entreter e proporcionar um ambiente de aprendizado ao pequeno. Neste artigo, você verá que não precisa ter uma superestrutura para isso. Continue a leitura para saber mais!

Desenvolvimento do bebê em seu primeiro ano

Durante os primeiros meses, mudanças intensas acontecem e intensificam-se ainda mais após a chegada do primeiro aninho. Isso acontece porque, nessa fase, o neném fica mais curioso, atento e pronto para iniciar um novo processo de aprendizado, especialmente em relação à coordenação motora.

Em geral, as atividades para bebês de 1 ano ao ar livre são as mais indicadas, visto que permitem maior interação com a natureza. Caso não tenha essa possibilidade, não se preocupe. Os exercícios em casa também desempenham ótima função de interação e entretenimento. 

Abaixo, separamos algumas alternativas que podem ser utilizadas em diferentes fases do desenvolvimento do bebê. São opções práticas, para fazer em casa, no apartamento ou no jardim. Vamos lá? 

Atividades para bebê de 1 ano

Existem diversas atividades de estimulação motora para bebês, que vão desde brincar com peças educativas até fazer bolinhas de sabão. Vale lembrar que você não precisa de materiais sofisticados para deixar o ambiente adequado: alguns itens caseiros são suficientes para a diversão!

Antes de pôr a mão na massa, é importante considerar o tamanho dos objetos escolhidos nas atividades para bebê. Nessa idade, as crianças são muito curiosas e tendem a colocar tudo na boca. Para evitar qualquer situação de perigo, atente-se às peças pequenas, que podem ser engolidas. 

Outra dica de ouro é acompanhar todas as brincadeiras de perto, além de preparar o ambiente com lençol, toalha ou tapete adequado para a ocasião. Dessa forma, o local fica confortável e livre de sujeiras que possam atrapalhar a brincadeira, distraindo a atenção do seu filho.  

atividades para bebês de 1 ano

Tampas e potes de cozinha

Além disso, é comum que os pequenos gostem de testar o espaço, assim como tampar e encaixar objetos. Por esse motivo, potes e vasilhas, especialmente os coloridos, dão ótimos brinquedos. Separe alguns modelos de plástico em diferentes tamanhos e formatos para incentivar o desenvolvimento do bebê.

 

Prepare um espaço onde o neném possa fazer bagunça. Deixe todos os potes à disposição dele para explorar como desejar. Repita a brincadeira algumas vezes, trocando as cores e os modelos para o exercício ficar sempre novo e desafiador. 

Pesca de tampa com peneira

Outra sugestão da nossa lista de atividades para bebês é a pesca de tampinhas com peneira. Inclusive, essa é uma ótima ideia para aprimorar a habilidade de pegar coisas, estimulando os sentidos de visão e tato. Para isso, você irá precisar dos seguintes itens:

  • bacia ou balde com água;
  • tampinhas coloridas de garrafas de plástico;
  • uma peneira.

Separou os materiais? Coloque uma toalha, um pano ou um lençol onde a tarefa será feita para evitar que a água se espalhe por outros cômodos da casa. Antes de começar, certifique-se de que seu filho está em uma boa posição, deixando o balde na altura confortável para ele brincar.

As crianças aprendem muito nos observando, então mostre como pegar as tampinhas com a peneira. Depois, deixe seu filho treinar sozinho. Se ele começar a pegar as peças com a mão, não tem problema. O importante é estar exposto às tarefas que o ajudam a se desenvolver gradualmente. 

Dedoches

Gosta de contar histórias? Os dedoches são excelentes auxiliares para deixar os personagens mais lúdicos e despertar a atenção do pequeno. Aqui, você vai precisar de versões comercializadas ou feitas em casa, com materiais de papelaria. Lembrando que isso pode ser feito nas diferentes fases do bebê

A partir deles, é possível elaborar diferentes histórias, capazes de ensinar lições e comportamentos, estimulando a empatia e diversos outros valores. A brincadeira fica ainda mais legal quando você se propõe a entrar no personagem, fazendo diferentes vozes e deixando que a criança também crie o enredo.

Entre os itens de papelaria necessários para montar essas atividades para bebês de 1 ano, estão: papel sulfite, lápis de grafite, lápis colorido, tesoura, borracha, fita adesiva e régua. A regra é não poupar a criatividade durante o processo. 

Veja outros conteúdos como este aqui, no Dicas Tenda!

Além dessas atividades para bebês de 1 ano, existem diversas outras que garantem a diversão e ajudam no desenvolvimento da criançada de diversas idades. Para ajudar nessa missão, sempre atualizamos nosso blog com novos conteúdos completos sobre o assunto. Dê uma olhadinha!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP