Colomba pascal: saiba fazer receitas saborosas desse prato

Tenda, Postado em 27 de janeiro de 2023 | 3 min de leitura
Colomba pascal com amêndoas em cima.

Como um dos principais alimentos presentes na comemoração da páscoa, a colomba pascal é um prato que surgiu há muitos anos na Europa. Além de ser um item tradicional e indispensável para a época, é um tipo de pão facilmente confundido com o panetone, devido ao formato e a outras características.

O prato é servido no café da manhã do domingo de páscoa nos lares europeus. Já no Brasil, é mais comum servi-lo como opção de sobremesa junto de outras refeições após o almoço na mesma data comemorativa. Portanto, não existe um consenso sobre o melhor momento para oferecer o prato.

Como fazer colomba pascal?

A receita de colomba pascal é fácil de se fazer e o resultado é mais que satisfatório devido à aparência e ao sabor delicioso desse tipo de pão. Em uma média de 2h, é possível finalizar a receita e proporcionar sabor para muitos convidados no dia da festa.

Se você deseja saber mais sobre como fazer colomba pascal, é importante ter em mente que vai precisar de ingredientes como farinha de trigo, fermento biológico seco, essência de laranja, frutas cristalizadas e amêndoas. Tudo isso para dar a forma ideal para a sua receita e garantir que ela fique deliciosa.

Ingredientes

Para a esponja, você vai precisar de:

  • ½ xícara de farinha de trigo (60 g);
  • 2 envelopes de fermento biológico seco (20 g);
  • 1 colher de sopa de açúcar (15 g);
  • ⅓ xícara de água morna (80 ml);

Agora, para preparar a massa, vai ser necessário:

  • ½ pacote de farinha de trigo (500 g);
  • 5 colheres de sopa de manteiga (100 g);
  • ⅓ de xícara de mel (100 g);
  • 4 gemas de ovo;
  • 1 pitada de sal;
  • ½ xícara de água (120 ml);
  • 1 colher e ½ de chá de essência de laranja (8 ml);
  • 2 xícaras de frutas cristalizadas (260 g);
  • 1 xícara e ½ de uvas-passas (200 g);

Por fim, para a cobertura, os ingredientes são:

  • 2 claras de ovo;
  • 1 xícara de castanha de caju triturada (100g);
  • 1 xícara de açúcar de confeiteiro (140g);
  • 40 g de amêndoas;
  • 3 colheres de sopa de açúcar perolado (30g);

Colomba pascal com cobertura de chocolate fatiada.

Modo de preparo

Agora que você já sabe o que é colomba pascal, é importante saber o modo de preparo. Para a esponja, misture bem os ingredientes em uma tigela. Após essa etapa, cubra o recipiente com um pano e deixe descansar por um período de 20min.

Para o preparo da massa, separe uma tigela e misture a farinha de trigo, a manteiga, a água, o sal, as gemas de ovo e o mel. Acrescente a esponja e mexa até a massa ficar com um aspecto elástico. Inclua a essência de laranja e outros ingredientes para o recheio, como a uva-passa e as frutas cristalizadas.

Após a massa desgrudar consideravelmente, divida-a em três partes semelhantes e insira-as nas formas com o formato da colomba pascal, preferencialmente com 500 g cada. Deixe o recipiente descansar em local quente por um período de 1h, até aumentar o volume.

Por fim, para a confecção da cobertura na receita, misture a castanha de caju, as claras de ovo e o açúcar de confeiteiro em uma tigela. Decore a cobertura, as amêndoas e o açúcar perolado por cima das colombas e insira no forno por cerca de 35min, em pré-aquecimento de 160ºC.

O que acrescentar em sua receita?

Esse prato permite a personalização de diversas formas, seja complementando o recheio, seja tornando a cobertura mais atrativa aos gostos dos convidados. Por isso, existem outras opções, como a colomba pascal de chocolate, que pode ser um diferencial para as sobremesas doces da sua comemoração.

Para fazer uma cobertura de chocolate e complementar a sua colomba pascal recheada, você vai precisar de 300 g de chocolate meio amargo, 1 caixa de creme de leite (200 g) e granulados a gosto. Assim, não há dúvidas de que esse prato vai surpreender a todos e tornar a sua receita ainda mais deliciosa na páscoa.

Lembre-se de derreter o chocolate em um micro-ondas, em períodos de 30s, mexendo sempre para evitar queimar. Quando o chocolate derreter e ficar homogêneo, inclua o creme de leite e misture-o. Finalize o prato incluindo a cobertura por cima e insira o granulado de sua preferência.

Obtenha todos os ingredientes que você precisa para fazer sua receita no Tenda Atacado

Com essa receita de colomba pascal, a mesa da sua ceia de páscoa ou qualquer outra comemoração fica ainda mais agradável e saborosa. Por isso, atente-se a todos os detalhes da receita para não deixar nada passar despercebido.

Se você procura um lugar para adquirir os ingredientes para a sua receita, conte com o Tenda Atacado. Assim, você pode reunir tudo o que precisa em um só lugar e ainda decidir quando retirar os produtos. Para receitas como essa e de outros pratos deliciosos, continue aqui no blog e aproveite!

Compartilhe nas suas redes

Produtos relacionados

Adicionar ao Carrinho
Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP