Como fazer a introdução alimentar do seu filho na fase adequada

Tenda, Postado em 17 de março de 2021 | 3 min de leitura
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A fase de introdução alimentar é muito importante para que o bebê desenvolva paladar e tenha o primeiro contato com alimentos mais diversificados, sendo um momento em que novos hábitos de alimentação são inseridos na rotina da criança, além do leite materno.

Quando a introdução alimentar do seu filho não é feita adequadamente, maiores serão as chances dele desenvolver alergias ou intolerâncias. Por isso, se você está atento ao crescimento do seu pequeno e quer saber mais sobre as diferentes fases de alimentação, confira este conteúdo especial, feito pela equipe do Blog do Tenda.

O início da introdução alimentar

Se a sua dúvida é sobre quando começar a introdução alimentar, saiba que não pode acontecer antes dos seis meses de vida. Nessa idade, é recomendado apenas o leite da mãe, que consegue atender a todas as necessidades da criança. Fora isso, antes dessa faixa etária, o reflexo de engolir não está desenvolvido por completo, podendo causar engasgos.

Outro detalhe é que o sistema digestivo da criança ainda não consegue fazer a digestão dos alimentos. Então, quando for começar essa fase, dê preferência aos alimentos para introdução alimentar como frutas, verduras e legumes cozidos, sem utilizar sal ou açúcar na preparação.

Por que começar a introdução depois dos 6 meses?

É recomendado começar a introdução alimentar aos 6 meses porque, a partir dessa fase, o leite materno já não garante os nutrientes necessários. Assim, começar com produtos de origem natural é essencial para complementar a nutrição e a hidratação diária do seu pequeno.

Além disso, antes dessa idade, o corpo do bebê ainda não tem preparo para receber outros alimentos, por conta da formação do sistema imunológico. Assim, ele torna-se capaz de combater prováveis infecções ou alergias ao passar pela introdução de comidas sólidas.

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Como incluir a introdução alimentar na rotina

A inclusão de novos alimentos na rotina precisa ser feita por meio da presença de alimentos variados e naturais, já que essa é uma fase em que o bebê está descobrindo texturas e sabores. Portanto, existe a dúvida sobre o que comprar para começar a introdução alimentar. Então, saiba que você pode incluir:

  • frutas: melancia, manga, laranja, mamão, maçã e banana;
  • verduras: repolho, espinafre, couve, vagem e brócolis;
  • legumes: abóbora, cenoura, abobrinha, quiabo e chuchu;
  • tubérculos: mandioca, cará, inhame, batata, batata-doce ou batata-baroa.

Uma boa sugestão é fazer purês com frutas ou verduras variadas, para que a criança vá se acostumando ao longo da primeira semana. Com o passar do tempo, você pode acrescentar ou retirar alimentos desse cardápio e ver com quais itens ela se adapta melhor.

Dicas para tornar a introdução alimentar mais tranquila

Como começar a introdução alimentar pode ser bem estressante para você e o seu bebê, por isso é recomendado que a refeição seja realizada em um ambiente tranquilo e sem distrações. Certos cuidados podem deixam esse momento mais adequado, como:

  • olhar direto nos olhos da criança e conversar com ela durante a alimentação;
  • não a deixar desacompanhada durante a refeição;
  • oferecer o alimento de forma calma e paciente;
  • não a forçar a comer, caso não queira finalizar o prato;
  • ficar atento aos sinais de fome e saciedade.

Lembre que a introdução alimentar deve ser considerada um novo hábito na vida da criança. Portanto, essa atividade pode provocar choro e recusa durante alguns dias, porém logo isso passa, e o pequeno irá acostumar-se com a novidade.

Ordem da introdução alimentar por idade

  • De 0 a 6 meses: leite materno ou mamadeira;
  • A partir dos 6 meses: verduras e tubérculos no formato de purê, frutas amassadas variadas, sucos naturais, gelatinas ou compotas sem açúcar;
  • De 6 a 7 meses: iogurte natural sem açúcar, queijo ralado, biscoitos sem recheio, mingau com arroz, milho e aveia;
  • De 7 a 8 meses: introdução da carne de frango sem ossos;
  • De 9 a 12 meses: peixe e um ovo inteiro, além de arroz com feijão e carne vermelha em pedaços pequenos, sem ossos.

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