Como fazer a introdução alimentar do seu filho na fase adequada

Tenda, Postado em 24 de fevereiro de 2023 | 3 min de leitura
Bebê sujo de comida ao testar a introdução alimentar.

A fase de introdução alimentar é muito importante para que o bebê desenvolva paladar e tenha o primeiro contato com alimentos mais diversificados, sendo um momento em que hábitos de alimentação além do leite materno são inseridos na rotina da criança.

Quando a introdução alimentar do seu filho não é feita adequadamente, maiores são as chances de ele desenvolver alergias ou intolerâncias. Por isso, se você está atento ao crescimento do seu pequeno e quer saber mais sobre as diferentes fases de alimentação, confira este conteúdo especial, feito pela equipe do Blog do Tenda.

O início da introdução alimentar

Se a sua dúvida é sobre quando começar a introdução alimentar, saiba que não pode acontecer antes dos seis meses de vida. Nessa idade, é recomendado apenas o leite da mãe, pois ele consegue atender a todas as necessidades da criança. Fora isso, antes dessa faixa etária, o reflexo de engolir não está desenvolvido por completo e o bebê pode engasgar.

Outro detalhe é que o sistema digestivo da criança ainda não consegue fazer a digestão dos alimentos. Então, quando for começar essa fase, dê preferência aos alimentos mais nutritivos e fáceis de ingerir na introdução alimentar, como frutas, verduras e legumes cozidos, sem utilizar sal ou açúcar na preparação.

Por que começar a introdução depois dos 6 meses?

É recomendado começar a introdução alimentar aos 6 meses porque, a partir dessa fase, o leite materno já não garante todos os nutrientes necessários. Assim, começar com produtos de origem natural é essencial para complementar a nutrição e a hidratação diária do seu pequeno.

Além disso, antes dessa idade, o corpo do bebê ainda não tem preparo para receber outros alimentos, por conta da formação do sistema imunológico. Assim, ele torna-se capaz de combater prováveis infecções ou alergias ao passar pela introdução de comidas sólidas.

Como incluir na rotina

A inclusão de novos alimentos na rotina precisa ser feita pela presença de alimentos variados e naturais, já que essa é uma fase em que o bebê está descobrindo texturas e sabores. Portanto, saiba abaixo quais tipos de alimentos e frutas para introdução alimentar são ideais:

  • frutas: melancia, manga, laranja, mamão, maçã e banana;
  • verduras: repolho, espinafre, couve, vagem e brócolis;
  • legumes: abóbora, cenoura, abobrinha, quiabo e chuchu;
  • tubérculos: mandioca, cará, inhame, batata-inglesa, batata-doce ou batata-baroa.

Mãe comendo com o bebê na introdução alimentar.

Uma boa sugestão é fazer purês com frutas ou verduras variadas para a criança ir se acostumando ao longo da primeira semana. Com o passar do tempo, você pode acrescentar ou retirar alimentos desse cardápio e ver com quais itens ela se adapta melhor.

Dicas para tornar essa introdução mais tranquila

Saber como começar a introdução alimentar pode ser bem estressante para você e o seu bebê, por isso é recomendado que a refeição seja realizada em um ambiente tranquilo e sem distrações. Certos cuidados podem deixam esse momento mais adequado, como:

  • olhar diretamente nos olhos da criança e conversar com ela durante a alimentação;
  • não a deixar desacompanhada durante a refeição;
  • oferecer o alimento de forma calma e paciente;
  • não a forçar a comer, caso não queira finalizar o prato;
  • ficar atento aos sinais de fome e saciedade.

Lembre que a introdução alimentar para bebês deve ser considerada um novo hábito na vida da criança. Portanto, essa atividade pode provocar choro e recusa durante alguns dias, porém logo isso passa, e o pequeno irá acostumar-se com a novidade.

Ordem por idade

A partir de determinada idade, o organismo da criança precisa de mais e diferentes nutrientes para se desenvolver. Veja uma pequena lista de indicações com alimentos importantes:

  • de 0 a 6 meses: leite materno ou mamadeira;
  • a partir dos 6 meses: verduras e tubérculos no formato de purê, frutas amassadas variadas, sucos naturais, gelatinas ou compotas sem açúcar;
  • de 6 a 7 meses: iogurte natural sem açúcar, queijo ralado, biscoitos sem recheio, mingau com arroz, milho e aveia;
  • de 7 a 8 meses: introdução da carne de frango sem ossos;
  • de 9 a 12 meses: peixe e um ovo inteiro, além de arroz com feijão e carne vermelha em pedaços pequenos, sem ossos.

Economize fazendo suas compras no Tenda

Agora que você já sabe como fazer a introdução alimentar adequada para o seu filho, venha para o Tenda Atacado e encontre as melhores ofertas para preparar refeições nutritivas, comprando ingredientes de qualidade pelo menor preço. Veja nosso setor alimentício para levar itens frescos para toda a família.

Se preferir, faça suas compras pelo site ou pelo aplicativo. Assim, você pode receber tudo no conforto da sua casa. Também é possível retirar seus produtos em uma das lojas mais próximas, sem nenhum custo extra. Aproveite.

Compartilhe nas suas redes

Produtos relacionados

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP