Como limpar sofá de tecido com produtos caseiros

Tenda, Postado em 22 de julho de 2022 | 3 min de leitura

O sofá acolhe familiares e amigos. Por isso, é um item essencial dentro de casa. Por ficar em um cômodo importante e ser perfeito para o descanso, deve estar sempre limpo. Inclusive, esse é um móvel que não trocamos com frequência, então saber como limpar sofá de tecido é fundamental para a durabilidade.

Por causa de poeiras do dia a dia, pelos, ácaros ou manchas causadas por possíveis acidentes com alimentos, existem muitas bactérias nesse móvel. No entanto, há diferentes modelos de estofados, isso significa que saber quais os produtos para limpar sofá de tecido são ideais é superimportante.

Assim, conhecer soluções compatíveis com o tecido é o primeiro passo. Uma opção acessível e rápida para a limpeza é fazer isso com itens que você já tem em sua despensa. Confira as dicas que separamos neste artigo!

Como limpar sofá em casa corretamente?

Antes de saber como limpar sofá, lembre-se de que essa etapa deve ser feita, pelo menos, a cada seis meses. Então, é preciso conferir as diferentes instruções na etiqueta dos produtos. Os símbolos de lavagem vão direcioná-lo a uma ação correta.

  • A letra P significa que a lavagem deve ser feita apenas a seco;
  • A letra O significa que a limpeza deve ser feita com água fria;
  • A letra W significa que o processo de limpeza é o mais normativo. No geral, é úmido e com produtos comuns;
  • A letra F significa que o processo também deve ser feito a seco, mas somente por uma empresa especializada.

Dicas de produtos para limpar sofá de tecido

Em primeiro lugar, é importante saber como limpar sofá de tecido com produtos certos. As opções mais comuns são o detergente líquido neutro, o vinagre, o bicarbonato de sódio, o talco e a água morna.

Além desses produtos, você deve contar com a ajuda de uma bucha limpa de lavar pratos, escovas de cerdas macias, garrafas borrifadoras e paninhos de limpeza. Esses itens são facilmente encontrados no mercado e práticos para a rotina. 

Outra dica de como limpar sofá de tecido sem danificar é se atentar para não usar produtos como cloro, água sanitária e sabão em pó, porque eles podem estragar o tecido, diminuindo a durabilidade, a qualidade e modificando a coloração.

Como tirar mancha de sofá de tecido: passo a passo

Passo 1:  misture água morna e detergente neutro usando um batedor de ovos. Faça isso até que a junção vire uma espuma.

Passo 2: aplique essa espuma na parte manchada do sofá com a ajuda de uma escova de cerdas macias e esfregue de forma suave. Deixe agir por 3 minutos.

Passo 3: usando um pano úmido com água, tire o excesso de espuma.

Passo 4: finalize o processo passando na antiga mancha um pano totalmente seco. É importante que as manchas e as sujeiras sejam limpas o mais rápido possível. 

Além dessa opção, outra receita caseira é misturar 1 l de água morna para cada 1 copo e meio de vinagre branco, com 2 colheres de detergente neutro e bicarbonato de sódio. Deve-se borrifar a mistura na mancha e, depois, finalizar com um pano seco. Agora, você já sabe como tirar mancha de sofá de tecido.

Dicas de como limpar sofá a seco

Para os sofás com etiquetas que exigem lavagem a seco, saiba que também tem como limpar sofá a seco com produtos usados no dia a dia. Uma das opções é a mistura de bicarbonato de sódio e talco. 

Aplique os produtos sobre o sofá e deixe agir por 30 minutos. Depois, basta retirar todo o pó com um aspirador. Se preferir, utilize limpadores específicos para tecidos a seco.

A menos que você não tenha esses itens em casa, saiba que outro produto que ajuda na limpeza a seco é o álcool. Sim, isso mesmo! Ele pode ser utilizado com auxílio de um borrifador. Você deve borrifar no sofá e, rapidamente, secar com um pano.

Mulher limpando o sofá de tecido.

Como tirar o mau cheiro do sofá de tecido

Vale reforçar que, a fim de saber como tirar mau cheiro do sofá de tecido, basta usar o produto mais comentado aqui: o bicarbonato de sódio. Além de remover manchas e limpar profundamente, ele facilita a remoção de odores desagradáveis. 

Você só precisa aplicar o produto no sofá e deixar agir durante a noite toda. No dia seguinte, basta retirar com ajuda de um aspirador de pó. Seu móvel estará limpo e sem cheiros ruins.

Limpeza de sofá de linho 

Agora, você sabe como limpar sofá de tecido grosso? Primeiro, é preciso entender que os materiais mais resistentes devem receber cuidados especiais. Uma solução caseira recomendada é a água morna e o vinagre branco. Neste caso, utilize uma esponja limpa e umedeça com a mistura criada. Feito isso, é preciso passá-la em cima das sujeiras.

Além disso, a quantidade para você fazer a limpeza em todo o sofá depende do tamanho do seu móvel. No geral, recomenda-se 1 l de água morna para cada 250 ml de vinagre branco.

Limpeza de sofá de camurça e veludo

Uma dica de solução de como limpar sofá de tecido de camurça ou veludo é usar panos umedecidos com uma mistura de detergente neutro e água morna. Aplique isso por todo o sofá com delicadeza e deixe secar. Repita esse processo a cada 6 meses.

Limpeza de sofá de chenille, suede e jacquard

Esses três tipos de tecido estão em um só tópico, pois precisam de ações parecidas e específicas. O primeiro passo é utilizar um aspirador de pó. Você vai passá-lo em todo o móvel para retirar o máximo de poeira. Depois, utilize 8 gotinhas de detergente neutro para cada 250 ml de água.

Depois, borrife a mistura em todo o sofá. Usando uma escova com cerdas macias, esfregue com movimentos suaves apenas as partes manchadas. Para finalizar, passe um pano seco sobre o móvel. É importante secar o mais rápido possível. Se puder, coloque ventiladores limpos em frente ao sofá.

Aprenda com as dicas do Tenda Atacado!

Você gostou de saber como limpar sofá de tecido? A equipe do Tenda Atacado está sempre dando dicas incríveis e econômicas sobre os cuidados com o lar. A fim de aliviar sua rotina corrida, aqui, você também consegue comprar produtos sem sair de casa. Faça suas compras on-line e aproveite!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP