Como separar o lixo em 4 passos fáceis

Tenda, Postado em 14 de outubro de 2020 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

Pensando no meio ambiente, no nosso bem-estar e no das futuras gerações, é super importante saber como separar o lixo. Afinal, ao dar o destino correto a cada material, ele pode ser reutilizado, o que poupa diversos recursos naturais.

Um simples hábito de separar o lixo no dia a dia pode fazer toda a diferença e contribuir para a preservação da natureza e de seu ecossistema. Pensando nisso, separamos 4 dicas práticas de como separar o lixo para reciclagem. Confira:

O que pode ou não ser reciclado?

Antes de aprender como separar o lixo, é importante saber que a maioria dos resíduos de materiais podem ser reciclados — até mesmo os orgânicos. Porém, existem alguns que não são reutilizáveis e, por isso, devem ser consumidos com atenção. Confira abaixo o que pode ou não ser reciclado.

Recicláveis

A maioria dos papéis podem ser reutilizados, assim como o plástico das embalagens de produtos de limpeza e de higiene, etc. Outros itens como, vidros, latas de alumínio e embalagens de papelão podem ser reciclados.

Resíduos de alimentos, como cascas de frutas e legumes também podem ganhar um novo uso por meio da compostagem. Já o óleo de cozinha pode ser reaproveitado para fazer sabão em barra.

Não recicláveis

Papeis adesivos, fotográficos ou com resíduos, como papel higiênico e guardanapo, não são recicláveis. Além do mais, esponja de aço, clipes de papel, lâmpadas, espelhos, embalagens de salgadinho, aerossóis, latas de tinta e de inseticidas também ficam de fora.

Como separar o lixo: 4 dicas

Agora que você já sabe quais são os tipos de materiais que podem ou não ser reutilizados, é hora de separar todos os itens para que eles tenham o destino adequado. Por isso, confira abaixo 4 dicas de como separar o lixo doméstico.

1. Separe os materiais orgânicos dos recicláveis

O primeiro passo de como separar o lixo em casa é fazer a divisão dos materiais recicláveis, orgânicos e não recicláveis. Por isso, você pode deixar itens como plástico, vidro e papelão longe de resíduos úmidos, como os de alimentos, por exemplo.

Esse processo de como separar o lixo preserva os materiais que vão para a reciclagem e permitirá que você faça o descarte daquilo que não será reutilizado.

Lembrando que, se você tiver uma horta em casa, por exemplo, é possível descartar as cascas de alimentos em sua área verde logo após o consumo dos itens. Assim, esses resíduos servem como adubo para sua plantação.

Caso você não tenha como utilizá-los, o ideal é colocá-los juntamente com os não recicláveis.

2. Higienize os recicláveis

Para que os materiais possam receber uma nova utilidade, é super importante higienizar todos eles logo após o uso. Por isso, lave caixas de leite, latas de alumínio, garrafas e outros itens que podem ter resíduos de líquidos ou alimentos antes de encaminhá-los para a reciclagem.

3. Separe adequadamente cada material

Um passo importante de como separar o lixo adequadamente é selecionar cada material de modo que ele possa ser bem aproveitado durante a reciclagem. Alguns itens requerem um cuidado especial durante a separação.

Os papéis, por exemplo, podem até mesmo ser rasgados ou dobrados, mas nunca amassados. Isso faz com que eles acabem perdendo seu valor de mercado e não cheguem ao destino adequado para serem reaproveitados.

Já as latas de alumínio podem ser amassadas e separadas normalmente, mas, se possível, o ideal é deixar os anéis de metal juntos à embalagem, para que possam ser devidamente aproveitados.

4. Dê a cada um seu destino adequado

A etapa mais importante de como separar lixo para a reciclagem é dar o destino adequado para cada item. A maioria dos materiais recicláveis, como plástico, vidro, papel e metal, são recolhidos pelo sistema de coleta seletiva.

No Brasil, existem vários municípios que já oferecem esse serviço, recolhendo materiais uma ou duas vezes por semana. Outra opção é entregar os produtos para os catadores de reciclagem, trabalhadores que obtêm seu sustento a partir desse reaproveitamento. 

Já o óleo de cozinha pode ser entregue em postos de coleta ou para instituições que também podem fazer a retirada do produto na residência. 

Faça suas compras com economia e praticidade

No Tenda, você encontra as melhores ofertas para abastecer sua casa com produtos de qualidade pelo menor preço. Por isso, confira nosso setor de produtos de limpeza com itens com refil. Tudo para você economizar e ainda diminuir o descarte de resíduos no meio ambiente.

Faça suas compras pelo site ou app e receba tudo no conforto do seu lar com o Tenda Delivery. Se preferir, você pode escolher uma de nossas lojas para retirar seus produtos sem custo adicional. Aproveite!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP