Como separar o lixo de forma correta e prática

Tenda, Postado em 28 de dezembro de 2022 | 3 min de leitura
Três cestos para lixo de vidro, plástico e papel.

Pensando em um futuro mais sustentável e nos benefícios para o nosso bem-estar, aprender como separar o lixo pode ser um grande passo para alcançarmos não só um meio-ambiente mais limpo, mas também mais leve para vivermos melhor e desfrutarmos as belezas da natureza.

O ato de aprender como separar o lixo nos é ensinado desde pequeno, ainda quando estamos na escola, no entanto, com as correrias do dia a dia, acabamos deixando esse cuidado de lado e não separando corretamente os itens recicláveis dos não recicláveis.

Porém, diferentemente do que se imagina, esse processo não requer muito esforço e pode ser muito prático e rápido. Para isso, separamos algumas dicas de como separar o lixo corretamente.

Por que separar o lixo?

Não é novidade para ninguém que o lixo é um dos grandes causadores da poluição do meio-ambiente, principalmente quando falamos em plásticos. Esses resíduos, além de poluírem nosso ecossistema, podem acarretar até na morte animais marinhos, por exemplo, que são vítimas dos descartes incorretos deixados em praias.

Por isso, quando nos questionamos sobre qual é a importância de separar o lixo ou até mesmo pensamos que esse assunto não é um tema importante para se colocar em pauta, devemos refletir sobre o grande impacto no meio-ambiente e na saúde que esse descarte incorreto pode causar em nossas vidas e na dos animais.

O número de lixo descartado corretamente é alto, mas isso pode mudar se cada pessoa fizer a sua parte e contribuir positivamente e diariamente ao separar o lixo acumulado em sua casa ou no seu trabalho. Além disso, é importante tentar conscientizar as pessoas com quem você vive e trabalha para que todos possam apoiar essa causa.

O que é reciclável e o que não é

Antes de começar a aprender corretamente como separar o lixo para reciclagem, é preciso saber quais resíduos e materiais podem ser reciclados e quais devem ser descartados em lixos orgânicos, considerando que alguns itens podem ser retornáveis. Por isso, confira alguns itens recicláveis:

  • plásticos: garrafas PET, copos, embalagens plásticas em geral, sacolas, brinquedos de plástico, canos e tubos de PVC, frascos de remédio vazios etc;
  • vidros: copos, garrafas, vidros especiais etc;
  • papéis: jornais, revistas, envelopes, listas telefônicas, cadernos, caixas de pizza, papéis-cartão etc;
  • metais: enlatados, tampinhas de garrafas, latas, ferragens, arames, talheres de metal, panelas sem cabo, papéis-alumínio, canos, pregos, cobre, embalagens de marmitex, entre outros.

Os resíduos de alimentos, como cascas de frutas, legumes, restos de comida e cascas de ovos, são considerados orgânicos e podem ser reutilizados por meio da compostagem, que nada mais é que uma forma sustentável de transformar o lixo orgânico em adubo natural.

Mulher separando os lixos de plástico.

Paralelamente, temos também os resíduos não recicláveis, que podem ser facilmente confundidos com aqueles que são recicláveis, principalmente por conta do seu material. Por isso, anote quais materiais você não pode colocar no lixo reciclado quando estiver aprendendo como separar o lixo doméstico:

  • papéis adesivos, fotográficos ou com resíduos;
  • papéis higiênicos e guardanapos;
  • óleos de cozinha;
  • esponjas de aço;
  • lâmpadas, pilhas e baterias;
  • espelhos, entulhos e gessos;
  • embalagens de salgadinho;
  • latas de tinta e de inseticidas.

Sabendo dessa lista, fica um pouco mais fácil começar a praticar o descarte correto do lixo. No entanto, as regras básicas desse processo não param somente na parte de saber o que pode ou não ir para o lixo, é preciso aprender como separar o lixo e como o embalamos corretamente.

Os cuidados no descarte do lixo

É comum nos depararmos com situações em que vidros quebrados ou outros objetos cortantes precisam ser descartados, no entanto é preciso embalar corretamente esses resíduos para que o coletor não se machuque com esse material.

A maneira mais adequada para esse tipo de descarte é embalar o objeto cortante em papel e fita e colocá-lo dentro de uma caixa ou garrafa pet, de forma que ele possa entender que ali há algum item que pode causar algum corte.

Se possível, é interessante deixar até uma mensagem no lixo para sinalizar a presença de objeto cortante, ou utilizar uma garrafa transparente para facilitar a visualização do vidro ou outro material.

Pontos de coleta

Assim que separados os materiais que são recicláveis ou não, e feita a higienização deles, é hora de enviar cada resíduo para o local adequado de descarte, já que o material reciclado, se for coletado com o lixo geral, não vai ter a reutilização esperada.

Em muitas cidades, existem os ecopontos e o sistema de coleta seletiva, administrados pelo próprio município, no qual um cronograma estabelece a coleta dos itens recicláveis nas casas, informando aos munícipes sobre os dias e horários que a coleta vai ser feita em cada bairro.

Por isso, fique atento às informações divulgadas pela prefeitura da sua cidade. Em caso de não encontrar esse serviço, outra opção é separar esse material para os catadores de reciclagem, que costumam ser vistos frequentemente pelos bairros.

Tenda Atacado: a sustentabilidade começa aqui

Agora que você já sabe um pouco sobre como separar o lixo e a sua importância, é hora de adquirir produtos sustentáveis para exercer ainda mais essa ação de cuidado com o meio-ambiente. Para isso, o Tenda Atacado está sempre presente, oferecendo as melhores ofertas e produtos, além de incentivar esse cuidado.

Compartilhe nas suas redes

Produtos relacionados

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP