Como ter uma loja virtual: primeiros passos para montar a sua

Tenda, Postado em 31 de janeiro de 2024 | 3 min de leitura
Empreendedora conferindo caixa do produto da loja virtual.

Com os avanços da tecnologia, fazer compras on-line está se tornando um hábito cada vez mais comum, já que essa modalidade é muito prática no dia a dia. Não é à toa que muitos empreendedores estão migrando parte das vendas para plataformas virtuais. Para isso, é essencial entender como ter uma loja virtual!

Antes de abrir loja virtual, é importante ter em mente que esse processo demanda bastante dedicação. Pensando nisso, separamos alguns pontos sobre como ter uma loja virtual que você precisa considerar ao abrir seu primeiro negócio ou adicionar essa modalidade à sua empresa. Confira!

Planejamento e gestão

Boa parte do sucesso de um e-commerce está ligado diretamente ao fato de o serviço ou produto realmente ter alta qualidade. A outra parte que contribui para o crescimento da empresa está relacionada a manter uma loja on-line sempre ativa e rentável, unindo gestão eficiente com bom planejamento.

Para seu projeto, considere as questões e as demandas do setor de atuação em que pretende trabalhar e defina o potencial de mercado. Depois, observe se sua ideia inicial oferece a solução de algum problema existente. Isso faz a loja ter um diferencial quando comparada às concorrentes.

Verifique o serviço que os concorrentes oferecem e os desafios que enfrentam para isso. Também é importante definir o posicionamento do seu empreendimento, englobando registro de nomes e potenciais diferenciais. Por fim, analise os possíveis riscos para sua empresa caso você resolva mesmo investir no negócio.

Contabilidade

Fazer a classificação fiscal correta do seu negócio também está entre as dicas de como criar uma loja virtual. Afinal, isso impacta no tipo de imposto que você irá pagar, possibilitando algumas vantagens tributárias, além de outros benefícios.

Na prática, se a loja vender produtos, o tributo incidente é o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). Já se o e-commerce presta serviços, você terá que pagar o Imposto Sobre Serviços (ISS). Mais um dado para adicionar à lista de como ter uma loja virtual!

Outro ponto que exige atenção é o regime de tributação. Se o faturamento não passar de 60 mil reais por ano, você poderá abrir uma empresa como MEI (microempreendedor). Já se a receita for de até 3,6 milhões de reais, opte pelo Simples Nacional. Saiba mais sobre o assunto conversando com um contador.

Plataforma

Como criar loja virtual grátis com domínio próprio? A escolha da plataforma depende de suas necessidades: quanto mais personalizada ela for, mais você terá que investir. Como esse tópico pode afetar o rendimento, é importante pensar bem nas vantagens das plataformas gratuitas e pagas.

Nesse momento, você pode separar algumas ideias de nomes para loja virtual e apostar no que mais combina com seu negócio. Essa tarefa é necessária, pois o título escolhido será utilizado tanto no layout quanto na URL do site de vendas online. Faça isso com muito carinho, pois é um passo fundamental em como ter uma loja virtual.

Outra opção é apostar em um marketplace (plataforma que vende produtos de diversas marcas e setores no mesmo local) para adicionar seus produtos. A maior vantagem dessa versão é ter um contato maior com seus concorrentes e ficar sempre de olho nos preços e benefícios deles.

Empreendedora no escritório da loja virtual.

Conteúdos

O conteúdo se trata daquilo que o usuário verá ao entrar no seu site. Ele pode ser dividido em textos descritivos sobre produtos e imagens para loja virtual e divulgação do negócio, aumentando o interesse dos clientes. Essas dicas valem principalmente se tiver interesse em como abrir uma loja virtual no instagram.

Ao inserir algum produto no seu site, é ideal que ele conte com um texto descrevendo particularidades técnicas, regulamentação, validade, valor e garantia. Durante o cadastro, revise todas as informações antes de publicar e faça uma avaliação contínua sobre os itens já publicados.

Como criar uma loja virtual

No conteúdo de divulgação, agregue informações relevantes à descrição do produto para impulsionar suas vendas. Aliás, todo bom produto visual ajuda nessa questão. De acordo com a Abradi-SP (Associação Brasileira dos Agentes Digitais), o uso de vídeo aumenta as vendas em 30%.

Considere, portanto, montar loja virtual não apenas como modelo de negócio, mas também para impulsionar as vendas da sua loja física, se já tiver uma. É uma boa forma de ampliar mercados e chegar a outros usuários.

Marketing

O principal objetivo do marketing digital é estabelecer ações para o usuário chegar à sua loja virtual e permanecer nela até adquirir um produto ou serviço. Inclusive, nesse momento, é muito importante criar um logo para loja virtual que converse com o seu negócio e chame a atenção do cliente.

Entre as dicas de como ter uma loja virtual, também estão três fundamentos do marketing digital: aquisição, conversão e retenção. O primeiro está ligado ao tráfego orgânico que o cliente pode gerar na plataforma; o segundo, àquilo que mais atrai a conversão; e o terceiro, às técnicas que visam à fidelidade do consumidor.

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Agora que você já sabe como ter uma loja virtual, acompanhe nossos demais conteúdos para ficar por dentro de tudo sobre empreendedorismo. Por aqui, falamos de tudo um pouco sobre fluxo de caixa, sazonalidade, Black Friday e muito mais. Acompanhe nossas novidades!

 

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