Como vender mais: dicas para impulsionar seu empreendimento

Tenda, Postado em 2 de junho de 2021 | 3 min de leitura
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Como vender mais? Esta é uma pergunta que sempre surge na cabeça de empreendedores, lojistas e donos de empresas, seja no âmbito digital ou físico. Apesar de não existir uma fórmula exata para o sucesso, há algumas dicas que ajudam a impulsionar o seu negócio.

Para te ajudar nessa missão, a equipe do Dicas Tenda separou algumas dicas de como vender mais. Porém, é importante lembrar que, para atingir esses objetivos, é necessário muito foco e determinação. Dito isso, chegou a hora de pegar papel e caneta para anotar todas as informações que preparamos para você!

Foque no cliente

Um dos pontos principais para alavancar as vendas é atrair clientes. Pode parecer óbvio e clichê, mas é necessário estar sempre de olho em ofertas, produtos e serviços que atendam às necessidades do consumidor.

Aquele ditado popular de que o “cliente vem em primeiro lugar” é verdadeiro. Para que qualquer negócio tenha sucesso, é importante ter em mente que os processos de venda, campanha, marketing, investimento, etc, devem ser focados em conquistar clientes.

Afinal, o ideal é que seu cliente seja o principal promotor da sua marca. Dessa forma, você sempre terá novos compradores satisfeitos com o seu trabalho. Por outro lado, clientes insatisfeitos podem acabar fechando seu negócio.

Determine seus objetivos

Um dos primeiros passos é estabelecer um plano de vendas, com metas e objetivos que condizem com a realidade do seu negócio. Para isso, você vai precisar separar dados obtidos no desempenho de sua equipe no ano anterior.

A partir disso, faça uma avaliação interna para identificar o que pode ser otimizado ou melhorado em seus processos. Nessa etapa, você pode abordar todos os pilares da empresa, como canais de vendas, ferramentas disponíveis, pontos de comunicação do negócio, entre outros.

Pesquise seu público-alvo

Não tem como falar sobre como vender mais sem abordar a importância do público-alvo. Para que você consiga pôr em prática nossa primeira dica, será necessário pesquisar quem é o público atingido por seus produtos ou serviços.

Para tanto, identifique gênero, hábitos, faixa etária e padrões comportamentais, descobrindo se seus clientes estão inseridos no ambiente digital, como Instagram, Facebook, LinkedIn, entre outras plataformas on-line.

Crie sua persona

Ainda nesse tema, depois de identificar as particularidades de seu público-alvo, o recomendado é criar uma persona para seu negócio, ou seja, formar um perfil fictício que simbolize o consumidor ideal para seu empreendimento.

atrair clientes

Definir a persona o ajudará a fazer um melhor direcionamento de ações ou campanhas de marketing e até otimizar a navegabilidade do site da empresa. Vale lembrar que quanto mais detalhado o perfil for, melhor.

Faça uma pesquisa SWOT

A avaliação SWOT existe para ajudá-lo a detectar as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças do seu negócio. Essa ferramenta é bem prática e pode te oferecer uma visão 360º da empresa, considerando fatores internos e externos. Para realizá-la, é necessário passar pelos seguintes passos.

  1. Separar informações sobre as forças e as fraquezas da empresa;
  2. Pesquisar sobre as oportunidades e as ameaças de seu mercado de atuação;
  3. Formar uma matriz SWOT, com o objetivo de criar relações por meio dos dados encontrados nos dois tópicos anteriores;
  4. Demarcar estruturas e resultados em seu plano de ação de acordo com os dados pesquisados.

Essa ferramenta é recomendada para qualquer pessoa que quer saber como vender mais ou está em busca de melhorias. Na prática, se uma das forças de seu empreendimento está na gestão, você pode identificar que esse fator te ajudará a vender em tempo de crise.

Ofereça um bom atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é um dos pontos que mais influenciam como vender melhor. Isso porque, mesmo que seus produtos e soluções sejam trabalhados com foco no cliente, isso não garante que eles não terão problemas durante a compra.

Inclusive, essa é uma ótima forma para guiar o cliente por meio do funil de vendas de sua empresa, diminuindo possíveis questões e contratempos. O atendimento ao cliente também está diretamente ligado ao índice de satisfação do cliente, por isso vale ficar sempre atento a esse fator.

Diminua o tempo de resposta

Quando falamos sobre o atendimento ao cliente, um tema que precisa ser muito bem trabalhado é o tempo de resposta. Afinal, consumidores não querem esperar muito para terem dúvidas respondidas ou problemas resolvidos.

Sendo assim, seja qual for o canal de atendimento usado (chat on-line, e-mail, telefone, etc), otimize os serviços como estratégias para vender mais. Outra dica é garantir que seus clientes não precisem entrar em contato mais de uma vez para que uma questão seja solucionada.

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No Dicas Tenda, além de saber como vender mais, você encontra diversos outros conteúdos relacionados ao empreendedorismo. Confira os artigos disponíveis em nosso blog e aprimore seus conhecimentos sobre esse assunto!

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