Confiras os cuidados necessários com o bebê na piscina
A hora da diversão com o bebê na piscina gera muitas dúvidas, ainda mais em mães e pais de primeira viagem. É difícil saber o que permitir e que cuidados são necessários na hora de entrar com o pequeno na água. Por isso, selecionamos dicas super importantes para você ficar por dentro!
Apesar de muita coisa ser senso comum, é importante ter todas as informações necessárias para munir seu bebê com os melhores cuidados na hora de levá-lo à piscina. Além da idade adequada, a quantidade de sol e os tipos de produtos usados também são extremamente importantes. Confira!
Qual a idade mínima para entrar na piscina com o seu bebê?
Apesar da natação ser uma atividade física super recomendada para crianças e bebês, alguns cuidados são necessários para evitar problemas de saúde ou acidentes infantis. Por isso, cabe sempre se perguntar qual a hora certa de introduzir a natação na vida das crianças.
Como atividade física, a natação é um dos exercícios mais completos que existem. Com apenas uma hora dessa atividade, você consegue manter o corpo em movimento e treinar o sistema respiratório e cardíaco. Sem falar, é claro, no conforto que traz em relação às questões psicológicas e de bem-estar.
Idade mínima
Antes de mais nada, com quantos meses o bebê pode entrar na piscina? A Sociedade Brasileira de Pediatria estabelece que é seguro começar a frequentar piscinas a partir dos 6 meses. O correto é esperar até essa idade e conversar com o pediatra de confiança da família para tomar as devidas precauções.
O bebê pode entrar na piscina, mas é importante se informar com profissionais de confiança. Nessa idade, os bebês têm o ouvido muito mais propenso a infecções e inflamações do que os adultos, além de uma pele com menos proteção natural que a nossa. A água da piscina ou do mar acaba aumentando esse risco.
Cuidados essenciais durante o banho na piscina
Uma das principais coisas que devemos considera na hora de levar o bebê na piscina é que o seu corpo ainda está em formação, assim como o seu sistema imunológico. Por isso, alguns itens que já devem ser levados em conta por adultos se tornam de extrema importância para bebês.
Proteção solar
Selecionar o horário adequado para levar o bebê na piscina não é suficiente, é importante garantir proteção solar extra. Isso pode ser feito tanto pela aplicação de protetor solar próprio para bebês a partir dos 6 meses como pelo uso de roupas adequadas e que ajudem na proteção.
Opte por vestir o pequeno com roupas leves e dê preferencia às que tenham UV. Também ajuda bastante vestir um chapéu para proteger contra queimaduras solares toda a zona superior, como cabeça e rosto. Isso garante segurança e diversão para seu bebê na piscina.
Cloro: cuidado com o ouvido e a pele do bebê
Primeiro, devemos esclarecer que o bebê pode entrar na piscina com cloro, pois esse produto é usado para higienização do local. Sua aplicação garante uma água limpa e própria para banho, mas também pode causar irritações cutâneas em crianças e adultos.
Como o sistema imunológico do bebê ainda não está completamente formado, o ideal seria buscar piscinas que usam outros métodos de limpeza, como salinização ou ozônio. Essas opções levam menos cloro no processo, diminuindo as chances de problemas como irritações ou dermatites.
Escolha bem a hora
O cuidado com o sol é algo cada vez mais frequente e consciente na população. Algumas medidas são essenciais para qualquer pessoa, como evitar as horas de pico do sol (geralmente entre 10:00 e 16:00) e aplicar protetor solar. No caso de querer ver seu bebê nadando, redobre o cuidado, porque sua pele é ainda muito sensível.
Checklist do que levar na bolsa para a piscina com o seu bebê
Na bolsa para levar o bebê na piscina, o mais importante são os itens que vão manter seu pequeno protegido dentro d’água e evitar a exposição direta ao sol. Uma boa recomendação inclui acessórios como os da lista a seguir:
- fralda descartável para piscina;
- protetor solar;
- toalha e roupão;
- chapéu;
- pomada e talco de bebê;
- itens de higiene;
- troca de roupa;
- muita água.
Em relação às fraldas descartáveis, dê preferência a modelos especificamente voltados à natação para bebês. Dessa forma, você evita surpresas desagradáveis como xixi e cocô na piscina, além de deixar o bebê mais confortável.
Confira como levar seu bebê na piscina com o Tenda!
No Tenda Atacado, você aprende dicas super importantes sobre como levar seu bebê na piscina, além de informações sobre o seu desenvolvimento. Também dividimos conhecimento sobre alimentação e bem-estar, além de receitas práticas para sua rotina e ideias sobre estilo de vida saudável.
Aqui, você recebe dicas muito úteis e ainda pede produtos de qualidade sem sair de casa. Tudo isso com os melhores produtos para o seu dia a dia. Veja nossas ofertas imbatíveis no site do Tenda Atacado! Aqui, você garante ótimos preços com segurança e rapidez, seja pelo aplicativo ou site.