Conheça os principais alimentos com vitamina D

Tenda, Postado em 15 de setembro de 2020 | 3 min de leitura
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Essa substância é responsável pela saúde dos ossos e por contribuir com o bom funcionamento dos sistemas imunológico e cardiovascular e do metabolismo. Por isso, ela é indispensável para o funcionamento do nosso corpo, podendo ser ingerida nos alimentos com vitamina D e por meio da exposição moderada aos raios solares.

A vitamina D baixa pode causar uma série de desconfortos, como fraqueza e dores musculares. Pensando na sua saúde e bem-estar, o Tenda preparou uma lista completa, para que você conheça os principais alimentos com vitamina D. Confira abaixo.

Peixes e frutos do mar

Além de seu delicioso sabor e suculência, os peixes e os frutos do mar são um dos principais alimentos ricos em vitamina D. Então, para os pratos do dia a dia, você pode apostar em receitas com atum, salmão, sardinha e ostras para usufruir de suas propriedades nutricionais. 

Outra opção para alimentos com vitamina D é o óleo de fígado de bacalhau, que é a maior fonte dessa substância na família dos peixes. Consumindo uma pequena porção diária de salmão ou sardinha, por exemplo, já é possível obter a quantidade diária recomendada. 

Carnes brancas e vermelhas 

Um delicioso alimento rico em vitamina D é a carne de boi. De todas as partes desse animal, o fígado é a que possui as maiores quantidades desse nutriente, além de também ter alta concentração de ferro e outras vitaminas. Você pode prepará-lo frito para acompanhar as refeições principais. 

Outra fonte é o fígado de galinha, que possui uma pequena porção de vitamina D em sua composição, assim como as carnes de peru e porco, que, apesar da baixa quantidade do nutriente, podem ser utilizadas para variar o cardápio. 

Opções para vegetarianos

Encontrar alimentos com vitamina D para pessoas vegetarianas parece ser um grande desafio, não é mesmo? Afinal, a maior fonte desse nutriente são as carnes bovinas e de peixes. Confira abaixo algumas alternativas:

 

Ovolactovegetarianos

Se você consome leite e ovos, pode substituir as proteínas de animais por esses alimentos e seus derivados. Você pode ingerir iogurtes, queijo cheddar, leite e queijo fortificado,além da gema de ovo como fonte de vitamina D. Além de deliciosos, eles possuem uma quantidade significativa desse nutriente. 

Vegetarianos estritos

Se você faz parte do grupo de vegetarianos que não consome ovos e derivados de leite, pode experimentar outras opções de fontes de vitamina D em alimentos, como os cogumelos do tipo shitake, champignon e shimeji. Além desses alimentos, você também pode consumir leite de soja e cereais como fonte dessa substância.

Porém uma das formas mais eficazes de adquirir esse nutriente, é se expondo ao Sol por, pelo menos, 15 minutos ao dia, das 10h às 12h ou das 15h às 16h30. Esses períodos de sol possuem mais incidências de raios ultravioleta, assim como de Vitamina D. 

Tenha um cardápio variado

Além da Vitamina D, existem diversas substâncias que auxiliam na manutenção da boa saúde e podem ser consumidas por meio dos alimentos, como cálcio, ferro, vitaminas B6, B12, A,E,C e muitas outras. Todas essas substâncias promovem o bom funcionamento do organismo, assim como a saúde da pele e dos ossos.

Por isso, mantenha uma dieta equilibrada com diversos alimentos, como frutas, verduras e legumes. Lembre-se sempre de optar por alimentos naturais ao invés de industrializados, pois estes possuem maiores propriedades nutricionais, sendo uma rica fonte de vitaminas e minerais.

Para saber como andam os níveis de vitaminas é de extrema importância visitar seu médico regularmente e realizar exames de rotina para avaliar seu estado de saúde. Em alguns casos, podem ser receitados alguns suplementos a fim de complementar a aquisição de vitaminas.Por isso, consulte sempre um especialista.

Adquira alimentos deliciosos e saudáveis no Tenda

Para manter seu cardápio com alimentos que contenham vitamina D, aproveite as ofertas no Tenda. Aqui, você encontra os melhores preços para abastecer sua despensa com opções saudáveis e nutritivas para o seu dia a dia.

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