Descubra como fazer yoga e quais os benefícios dessa prática

Tenda, Postado em 20 de julho de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

Quer cuidar do corpo e da mente de forma integrada? Fazer yoga pode ser uma excelente opção para isso, já que esse método milenar nos ajuda a melhorar o visual, enquanto reduzimos o estresse e a ansiedade. Mas não para por aí, pois essa prática ajuda no aumento de flexibilidade e força.

Para usufruir dos benefícios da yoga, o indicado é fazer esse exercício físico por pelo menos três meses. Durante esse tempo, você vai entendendo melhor como funciona seu corpo e, consequentemente, aumentando sua consciência corporal. Continue nos acompanhando para saber mais sobre o assunto!

Quais os benefícios do yoga?

Com a correria e o estresse do dia a dia, ficou cada vez mais comum a busca por atividades físicas que proporcionam uma melhor qualidade de vida. A prática do yoga é um exemplo disso, visto que ajuda a nos conectar com nós mesmos de forma simples e funcional. 

Se você já tentou fazer outros exercícios ou esportes, mas não se adaptou, começar a praticar yoga pode ser uma boa solução. Afinal de contas, além de ser um esforço de baixo impacto, ele pode ser realizado no conforto da sua casa. Confira abaixo algumas de suas principais vantagens!

Diminuição de estresse e ansiedade

Um dos benefícios fundamentais que você ganha com o yoga é a diminuição de estresse e ansiedade. Como esse ato está diretamente ligado à meditação, ele nos ajuda a focar no momento presente, desligando-nos de problemas que aconteceram no passado e da preocupação excessiva com o futuro. 

Dessa forma, você consegue aumentar sua sensação de paz interior e bem-estar enquanto cuida e tonifica seu corpo. Para melhores resultados no controle emocional, procure um ambiente silencioso da casa para praticar seu yoga diário.

Você sabia que as posturas de yoga também são excelentes aliadas para quem tem depressão? Isso só é possível porque elas potencializam nossa concentração, otimismo e autoconfiança. Assim, o resultado é a diminuição da irritabilidade ocasionada pelas atividades diárias e a melhora nas relações interpessoais. 

 

fazer yoga

Melhora no condicionamento físico

As técnicas e posições usadas no yoga podem melhorar o fortalecimento e a resistência dos músculos, deixando-os bonitos e torneados. A intensidade de cada postura pode variar de acordo com o estilo da prática. Eles vão desde os mais leves, para iniciantes, até os mais complexos, para quem tem boa flexibilidade.

Fazer yoga melhora nosso desempenho físico em diversas tarefas do dia a dia, aumentando a massa magra e deixando nosso corpo mais definido. Ele também facilita o emagrecimento, já que contribui para a perda de gordura localizada. Para isso, você vai precisar de apenas um tapetinho de ginástica

Mas como fazer yoga? Existem diversas maneiras de executar esse exercício, contudo, uma opção comum durante a pandemia é a atividade em casa. Nesses casos, você pode acompanhar vídeos on-line ou contar com o auxílio de um instrutor por meio de uma videochamada. 

Alívio em dores corporais

O yoga é muito indicado para quem quer aumentar a consciência corporal, uma vez que ele melhora a percepção da postura que usamos ou do modo que andamos. Entender essas questões nos ajuda a localizar os pontos de tensão no corpo, o que torna mais fácil eliminá-los.

Os alongamentos propostos durante a prática do yoga liberam as tensões musculares e melhoram a flexibilidade dos músculos, aliviando dores provocadas por hérnia de disco, escoliose e muito mais. Para evitar lesões durante os exercícios, é muito importante fazer as posturas corretamente.

Essa atividade é recomendada para quem passa muito tempo sentado durante o trabalho. É comum que pessoas que trabalham no computador sintam dores nos ombros e no pescoço por ficarem curvadas para frente. Ao exercitar o yoga, elas conseguem eliminar esses sintomas, conquistando uma postura melhor.

Melhora do sono 

Tem problemas com insônia? O yoga pode ser um excelente combate às noites mal dormidas. Isso acontece porque a sensação de tranquilidade e relaxamento que a prática proporciona ajuda no gasto de energia, deixando nosso corpo preparado para uma boa noite de sono. 

Outro motivo para isso é o fato de que fazer essa atividade física aumenta a produção de melatonina, hormônio responsável pelo ciclo do sono. Dessa forma, você consegue ter um sono mais profundo, promovendo bem mais disposição para as tarefas que fará no dia seguinte. 

Veja as novidades do Dicas Tenda!

Deu para perceber que fazer yoga oferece diversos benefícios para a nossa saúde, não é mesmo? Por isso, aproveite aqueles primeiros minutinhos do dia para adicionar essa prática à sua rotina diária. Essa atitude te dará uma qualidade de vida bem melhor tanto física, quanto mental.

Gostou de saber mais sobre os benefícios do yoga para saúde? Aqui, no Dicas Tenda, você encontra diversos outros artigos voltados para a saúde e o bem-estar. Confira as novidades do nosso blog e ache diversas outras soluções funcionais para melhorar seu visual e sua autoestima!

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