Dia da Mulher: origem, conquistas e importância

Tenda, Postado em 7 de março de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

O Dia da Mulher é comemorado em 8 de março, sendo uma data de extrema importância no calendário internacional. Afinal, ela representa anos de lutas e conquistas por direitos igualitários, trazendo sempre uma reflexão sobre questões de igualdade e respeito entre os gêneros.

Mas você sabe quando e como surgiu essa comemoração? Para isso, nós criamos um artigo completo sobre o Dia Internacional da Mulher, contanto um pouco da sua história e das principais conquistas alcançadas em anos de lutas por seus direitos. Confira!

Origem do Dia da Mulher

Existem muitas dúvidas sobre como surgiu o Dia Internacional da Mulher. Essa data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 e representa uma série de movimentos que lutaram por melhores condições de salário e direitos igualitários para mulheres.

Uma das primeiras manifestações ocorreu em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York, e envolveu 15 mil trabalhadoras que foram às ruas protestar pelas condições de trabalho precárias e degradantes. A situação se estendia também para o continente europeu.

Em 1911, ocorreu em Copenhague, na Dinamarca, a segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, cuja líder do movimento sugeriu uma reunião anual para discutir sobre os direitos da mulher. Após isso, ocorreram diversas manifestações sobre o tema.

Escolha do dia 8 de março

Com diversas manifestações ocorrendo pelo mundo, as operárias russas foram às ruas em 8 de março de 1917 para protestar contra a grande fome que assolava o país devido à Primeira Guerra Mundial. Elas foram duramente repreendidas pelo governo, e o episódio foi o pontapé inicial para a Revolução Russa.

A partir daí, o movimento socialista adotou a data como o Dia Internacional da Mulher e realizou diversas comemorações ao redor do mundo. Anos mais tarde, a ONU oficializou a celebração.

dia-da-mulher-tenda

Dia da Mulher: anos de lutas e conquistas

Com mais de 100 anos de existência, o Dia da Mulher trouxe uma série de conquistas para serem comemoradas no dia 8 de março que foram bravamente reivindicadas por várias gerações. Confira abaixo alguns dos principais direitos conquistados pelos movimentos femininos.

Direitos igualitários perante a sociedade

Após anos de luta, as mulheres têm direitos igualitários na sociedade na maioria dos países. Também têm voz perante os principais eventos da sociedade, como o direito ao voto e a candidatura a cargos públicos. Hoje, a mulher pode trabalhar quando e onde quiser.

Mais independência e menos submissão

Atualmente, a mulher pode trabalhar, estudar e fazer o que for de seu interesse sem a necessidade de ter um marido ou autorização do mesmo para realizar algumas atividades, prática muito comum até a Constituição de 1988.

A ressignificação do papel feminino da sociedade foi de extrema importância para promover o crescimento profissional e pessoal da mulher, que hoje é vista de forma mais igualitária no âmbito familiar e social. Atualmente, ela pode ser casada, solteira ou divorciada sem sofrer exclusão da sociedade.

Aproveite o seu dia!

A jornada pela igualdade de gênero é contínua, e apesar de estarmos em constante luta ao longo da história do Dia da Mulher, também temos vários motivos para comemorar! Por isso, separamos algumas dicas de como comemorar essa data. Confira!

Valorize suas conquistas

Apesar de tantas dificuldades ao longo da vida, temos certeza de que você superou várias delas e deu a volta por cima! Por isso, faça uma análise da sua trajetória e valorize toda as suas conquistas, sejam elas pessoais ou profissionais. Isso com certeza irá te impulsionar para objetivos ainda maiores!

Corra atrás dos seus sonhos

Se você tem algum desejo especial, não desista e corra atrás dos seus sonhos! Tenha em mente que hoje você pode ser o que quiser, seja empresária, mãe, especialista etc. Então, coloque em prática seus planos de estudo, trabalho ou qualquer outra realização que pretenda conquistar.

Tire um tempo para si mesma

Após uma rotina agitada, seja ela de trabalho ou estudo, tire um momento para cuidar de si mesma, relaxar e se divertir. Você pode assistir aquela série favorita, dar a si mesma um dia de beleza, aprender um novo hobbie ou até mesmo tirar uma soneca. Esse momento é essencial para seu autocuidado.

Tenda: praticidade e economia para o dia a dia

Aproveite o seu dia para descansar e se divertir! Para isso, conte com a praticidade e economia do Tenda Atacado. Aqui, você faz suas compras de forma fácil e rápida pelo nosso site ou aplicativo. Depois, pode receber seus itens em casa ou retirá-los em uma de nossas lojas.

Compartilhe nas suas redes

Produtos relacionados

Removedor de Esmalte Seduction Zulu 60ml

R$ 3.29 confira
Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP