Doação de roupa: faz bem para você e para os outros

Tenda, Postado em 20 de agosto de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

A doação de roupa é uma boa ação que beneficia todo mundo. Quem doa libera espaço e quem recebe agradece, ainda mais em tempos de diferenças sociais tão gritantes na nossa sociedade. Todo mundo tem aquela peça que não serve mais, um casaco, uma calça e afins e, mesmo que não pareça muito, essas roupas podem fazer a diferença para outras pessoas.

Por isso, quando você decide doar roupas, tenha certeza que um ato aparentemente simples gera um grande impacto. Seja para uma pessoa ou uma família, as peças, que não servem mais para você, vão se renovar. Aqui, nós propomos entender a importância desse ato altruísta e transformador.

Por que é importante doar roupa?

Em primeiro lugar, a doação é um ato de desapego. Criamos um afeto desnecessário com alguns objetos e por isso guardamos roupas que nunca mais vamos usar. Nesse caso, não seria muito mais útil entregar essas peças para alguém que realmente vai aproveitar?

Outro ponto interessante tem a ver com o nosso senso de civilidade. Compartilhar o que já foi útil para nós é um modo de manter essa chama acessa, criando oportunidades para pessoas com dificuldades financeiras que estão realmente necessitadas.

Além disso, você promove a sustentabilidade, já que estamos dentro de um sistema que desperdiça. A doação aumenta o tempo de uso da roupa, evitando que ela vá para os lixões e polua o meio ambiente.

Quais roupas eu devo doar?

Seja lá qual for a estação do ano, tem sempre uma vestimenta que não serve mais. Esse é o seu caso? Então é hora de separar as roupas para doação. Nesse processo, o importante é analisar que tipo de peça você tem e não vai mais utilizar.

Esse cuidado é importante para facilitar na hora de direcionar as suas doações. Recolha calças, camisas, shorts, enfim, tudo aquilo que você não precisa mais, separando itens de criança e de adulto. Além disso, pode incluir calçados e meias nessa lista.

Um detalhe importante é reparar se esse material está em bom estado, e nada de roupas sujas! Afinal, uma camiseta rasgada que não serve para você também não vai servir para outra pessoa, não é mesmo? Portanto, separe apenas aquilo que esteja em bom estado e possa ser usado.

Dica para você

Quer saber o momento certo para avaliar o que você pode doar? Junte a família e crie o dia da organização dos guarda-roupas em casa. Assim, você promove uma arrumação geral, garante um momento com quem ama e ainda vai saber exatamente o que pode ser doado. E aí, gostou da ideia?

doação de roupa

Quando e como doar roupas usadas?

Quem se pergunta como doar roupas usadas já deve ter ouvido falar da Campanha do Agasalho. Nessa época, devido ao inverno, as doações aumentam e é a melhor forma de contribuir, certo? Errado! Esse movimento é maravilhoso e ajuda muito, no entanto, existem outras formas de ajudar em qualquer estação!

Grupos filantrópicos

Associações de bairros líderes de comunidades são boas fontes na hora de descobrir para quem doar roupas usadas. Geralmente são pessoas envolvidas em projetos filantrópicos durante o ano inteiro.

Sendo assim, vale a pena conversar com esse pessoal sobre doação de roupas. Além disso, você mesmo pode dar a ideia para eles promoverem um evento no seu bairro.

Doações para amigos e vizinhos

Caso você não saiba como doar roupas, essa ideia pode ajudar. Quando fizer aquela limpeza nos armários e ver coisas que você não vai mais usar, que tal reunir o que você tem e fazer um bazar?

Você organiza tudo direitinho na sua casa e convida os seus amigos e vizinhos para darem uma olhada. Com certeza aquilo que não serve mais vai cair bem em alguém que está próximo de você!

Casas de repouso

Essas instituições geralmente vivem de doações. Então, se você passou na frente de alguma delas e tem roupas para doar, não custa dar uma ligada. Além disso, é uma oportunidade de vivenciar experiências que aquecem o coração.

A dica para ajudar ainda mais é deixar as roupas separadas. Essas instituições contam com voluntários, portanto, em muitos casos, falta pessoal. Assim, a sua ajuda sai em dobro!

Casas de acolhimento

Esses locais cuidam de crianças, adolescentes e até idosos em situação de vulnerabilidade. Por isso, direcionando as suas doações para esses locais, você vai contribuir positivamente na vida dessas pessoas.

Para saber como encontrá-los, converse com a prefeitura da sua cidade. Lá eles podem informar sobre essas e outras políticas públicas para você participar.

Confira mais dicas importantes no Dicas Tenda!

A doação de roupa é um ato daqueles que deixam o coração quentinho. Doar é uma maneira de colaborar com a nossa sociedade. Gostou do conteúdo? Então, acesse o Dicas Tenda e aproveite para saber mais informações sobre assuntos que impactam a vida de várias pessoas. Que tal? Confira agora!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP