Entenda o que é ticket médio e como calcular esse indicador

Tenda, Postado em 28 de maio de 2024 | 3 min de leitura
Homem usando a calculadora.

Você sabe o que é ticket médio? Saber calcular esse indicador é essencial para quem quer entender o comportamento dos clientes em relação ao negócio. Com esse marcador, é possível avaliar a saúde financeira do negócio e verificar o retorno das campanhas de marketing.

Entender o que é ticket médio é fundamental para quem deseja ter uma companhia competitiva e lucrativa. Esse indicador também pode ser usado para avaliar o desempenho da equipe de vendas e oferece uma ótima base para a tomada de decisões estratégicas para um negócio.

O que é ticket médio?

O ticket médio é um indicador financeiro que representa quanto cada cliente gastou, em média, na sua empresa em um determinado período. Esse marcador é muito útil para quem deseja acompanhar de perto o desempenho das vendas e verificar se as estratégias comerciais traçadas estão sendo bem-sucedidas.

Para calcular esse marcador, leve em consideração o faturamento total do seu negócio em um determinado período ou a receita obtida com a venda de cada produto/serviço comercializado pela empresa.

Quanto mais um consumidor compra da sua empresa, menor será o seu gasto com a captação de novos clientes. Por isso, é essencial saber o que é ticket médio e como melhorar esse indicador.

Como calcular o ticket médio?

Para calcular o ticket médio, basta dividir o valor total faturado do negócio pelo número de vendas realizadas em um determinado período. Esse espaço de tempo pode ser diário, semanal, quinzenal ou mensal.

Por exemplo, imagine que você tem uma loja de calçados e, em um mês, faturou R$ 40 mil em 100 vendas. Nesse caso, para encontrar a média de gastos de cada cliente, será necessário dividir 40 mil por 100, o que dará um ticket médio por cliente de R$ 400,00.

Qual é o ticket médio ideal?

Depois de descobrir o que é ticket médio, é comum que o empreendedor se pergunte se existe um valor ideal para esse indicador. Contudo, esse marcador varia muito de acordo com cada segmento e estilo de negócio. Portanto, saiba que não existe um valor ideal para todos os empreendimentos.

Imagine dois negócios diferentes, como uma concessionária de carros e uma padaria, por exemplo. A loja de veículos certamente vai apresentar um gasto por cliente maior, já que ela comercializa produtos de alto valor.

No entanto, isso não significa que os negócios da padaria estão indo mal. Pelo contrário, mesmo com um ticket baixo, ela pode apresentar um bom faturamento. Sendo assim, na hora de avaliar esse indicador, é fundamental levar em consideração em qual segmento a sua empresa está inserida.

Uma boa maneira de avaliar se o ticket médio da empresa está bom é verificando qual é a margem de lucro do negócio no geral e a margem de cada produto ou serviço vendido. Caso você considere essa margem baixa, pode ser um indicador que precisa elevar seu ticket.

Homem usando a calculadora.

Como aumentar o ticket médio

Uma pergunta feita pela maioria dos empreendedores é como aumentar o ticket médio. Se esse é o seu caso, saiba que existem várias estratégias para elevar esse indicador. Confira agora algumas das principais.

Fidelizar dos clientes

Ter consumidores que fazem compras recorrentes na sua empresa é uma forma de aumentar o ticket médio do negócio. Por isso, é importante investir em estratégias de fidelização dos clientes.

Uma maneira de fazer isso é oferecendo cashback nas compras realizadas no estabelecimento. Esse benefício faz com que as pessoas retornem mais vezes para comprar na sua empresa, já que elas saberão que terão parte do valor gasto de volta.

Oferecer múltiplas formas de pagamento

Ao oferecer várias formas de pagamento, o seu negócio consegue atrair mais clientes e fazer mais vendas. Algumas pessoas só gostam de pagar por meio do cartão de crédito ou smartphone, já outras só querem pagar pelo Pix. Há ainda alguns indivíduos que preferem usar dinheiro em espécie.

Portanto, para não perder nenhuma venda, é importante que a sua empresa aceite vários meios de pagamento. Também é interessante oferecer alternativas para facilitar o pagamento, como o parcelamento inteligente, no qual as parcelas são cobradas na fatura do cartão de crédito sem comprometer o limite do cliente.

Oferecer frete grátis e desconto

Você provavelmente já colocou mais um item no carrinho de um e-commerce para obter frete grátis. Essa estratégia é muito eficaz, pois ninguém gosta de pagar frete. Assim, quando a loja anuncia que fará entregas gratuitas para quem gastar uma determinada quantia, as pessoas acabam comprando mais para obter esse benefício.

Oferecer descontos também pode ser uma boa forma de aumentar o ticket médio de venda, pois as pessoas compram mais para aproveitar os preços baixos. Você também pode fazer promoções do tipo leve três e pague dois para tentar elevar o gasto por cliente.

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Agora que você já sabe o que é ticket médio e qual é a importância desse indicador, continue no blog do Tenda Atacado. Confira todos os nossos conteúdos sobre negócios e empreendedorismo.

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