Existe um momento ideal para o desfralde? Veja aqui

Tenda, Postado em 6 de janeiro de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

Um dos maiores desafios para quem é pai ou mãe é saber o momento ideal para tirar seu filho das fraldas. Isso porque geralmente o desfralde é uma tarefa complexa, representando um rito de passagem de bebê para criança com seu próprio tempo.

Aprender a usar o banheiro e a como se limpar é muito importante para uma criança, por isso, antes de começar a incentivar o processo de desfralde, que tal conhecer algumas dicas?

Leia o conteúdo a seguir, que nós, do Blog do Tenda Atacado, separamos para você. Aqui, você vai encontrar tudo o que precisa saber para iniciar o desfralde do seu filho sem preocupações. Saiba mais!

Qual o momento ideal para o desfralde?

Para entender como desfraldar, o primeiro passo é saber que não existe um momento ideal. Isso quer dizer que seu filho pode trocar as fraldas pelo penico com 1 ou até 4 anos de idade. Sendo assim, tudo depende do tempo da criança.

Pode até não parecer, mas essa é uma fase que tem um grande impacto, tanto fisiológico como psicológico. Isso porque, na maioria das vezes, é o seu filho quem vai demonstrar se está pronto ou não para a mudança.

Apesar de ser trabalhoso — aprendendo a ler os sinais da criança —, se você iniciar o desfralde com cuidado e atenção, dificilmente terá que se preocupar em trocar os lençóis da cama nos próximos meses.

Sinais de que a criança está pronta

Sabe quando seu filho já não quer mais ficar com a fralda e você o encontra puxando-a? Pois então, esse é um dos sinais de que a criança já está pronta para ir ao banheiro sozinha. Veja a seguir outros indícios de que você já pode comprar um penico.

  • Ficar incomodada com a fralda suja;
  • Permanecer um grande tempo sem sujar a fralda;
  • Pedir para ir ao banheiro,
  • Começar a nomear o xixi e o cocô também é um sinal.

desfralde

Desfralde diurno ou noturno, por qual começar?

Outra situação a qual você deve estar atento é o melhor momento para começar a tirar a fralda. Para isso, conheça dois termos muito usados por especialistas: o desfralde noturno e o diurno.

O recomendado por médicos e psicólogos é começar o desfralde durante o dia, já que a criança costuma ter maior controle da bexiga. Assim, quando ela estiver acostumada a ficar sem a sua companheira desde o nascimento, a fralda, no período diurno, o próximo passo é tirá-la à noite.

É importante lembrar que, em alguns casos, seu filho pode se sentir incomodado e pedir para tirar a fralda durante a noite. Mas não se esqueça de que pode haver situações em que ele não consiga segurar o xixi, por isso, é essencial ter paciência durante o processo.

A escola/creche também faz parte do processo

Não é incomum que a criança comece a ir para a escola ou a creche desde pequena — 1 ano de idade, por exemplo. Por isso, às vezes, o desfralde infantil precisa ser acompanhado e incentivado também fora de casa.

Mas qual o papel do professor? Além de poder aplicar atividades lúdicas, que estimulem a criança a entender que xixi e cocô devem ser feitos no banheiro, a escola também pode estimular o desfralde oferecendo várias idas ao penico.

Não se esqueça de que o diálogo pode ajudar no desfralde

Outra dica importante para entender como iniciar o desfralde é conversar com seu filho. Ensinar que ele está crescendo e que a fralda é destinada a crianças menores é um dos temas que você pode abordar com ele.

Esse tipo de fala mostra para a criança que ela amadureceu e cresceu, o que costuma ter um grande impacto. Agora, se você ainda estiver tendo problemas com xixi na cama, saiba que pode recorrer à cueca ou à calcinha de desfralde.

Revestida com um material absorvente, essa roupa pode ser o que faltava para fazer o desfralde sem preocupações, sendo também um excelente meio de comprovar se o seu filho está pronto para largar as fraldas.

Cuide da alimentação do seu bebê com a ajuda do Tenda

Para os pais e as mães de plantão, não é só o desfralde que preocupa. A alimentação também é importante, ainda mais quando a mamadeira já não satisfaz totalmente o pequeno. Se esse é o seu caso, acesse o Blog do Tenda e confira o nosso conteúdo sobre alimentos orgânicos.

 

Compartilhe nas suas redes

Produtos relacionados

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP