Fazer caminhada: 7 benefícios para a saúde

Tenda, Postado em 15 de novembro de 2021 | 3 min de leitura
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Você conhece outra atividade física mais democrática e fácil que fazer caminhada? Pois é, esse exercício aeróbico não exige habilidade nem muito condicionamento físico, mas oferece muitos benefícios para melhorar a qualidade de vida.

Provavelmente, você deve estar se perguntando por onde começar e como fazer caminhada. Essas são dúvidas importantes, pois, mesmo sendo uma atividade de baixa exigência e super acessível, são necessários cuidados básicos para iniciar.

Cuidados para uma boa caminhada

Para começar, é recomendado usar roupas confortáveis, fazer alongamentos antes e depois da caminhada e utilizar um par de tênis adequados para a atividade. Aliás, no início, siga em um ritmo mais leve, aumentando a duração e frequência conforme o tempo.

Também é indicado consumir 250 ml de água por hora de caminhada. Se for caminhar ao ar livre, lembre-se de usar filtro solar, óculos escuros e um chapéu ou boné para se proteger do sol.

Dessa forma, você garante sua segurança e colhe as diversas vantagens dessa atividade. Falando nelas, vamos conhecer os sete principais benefícios da caminhada para a saúde:

1. Melhora a circulação

Estudos apontam que uma caminhada de aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso porque, durante a prática, o fluxo do sangue aumenta, fazendo os vasos sanguíneos dilatarem e diminuindo a pressão.

A melhora da circulação diminui o inchaço das pernas e dos tornozelos, além da retenção de líquidos. Beber bastante líquido durante o dia também é importante para combater o inchaço.

2. Aumenta a eficiência do pulmão

Fazer caminhada também ajuda a aumentar a eficiência dos pulmões. Quando caminhamos com frequência e ritmo, fazemos nossos pulmões trabalharem mais para realizar as trocas gasosas, dilatando os brônquios e prevenindo algumas inflamações nas vias aéreas.

3. Traz benefícios ao cérebro

Outro estudo aponta que caminhar todos os dias por aproximadamente 40 minutos ajuda na memória e no fortalecimento cerebral, já que o exercício oferece maior circulação sanguínea e oxigenação no órgão. Além disso, os estímulos visuais, táteis, sonoros e olfativos mantém o cérebro ativo e saudável.

4. Melhora a postura corporal

Caminhar faz bem também para a postura corporal e ajuda no combate à osteoporose. Como envolve vários músculos e articulações, a prática regular de cerca de 30 minutos, três vezes por semana, ajuda a diminuir dores e melhora a postura.

Fazer caminhada rotineiramente também é ótimo para prevenir e tratar o afinamento dos ossos. Uma pesquisa recente apontou uma ligação entre exercícios aeróbicos e o aumento da densidade óssea.

fazer caminhada

5. Fortalece os músculos

A caminhada é uma excelente forma de fortalecer os músculos. Sendo exercício aeróbico, os músculos precisam trabalhar em conjunto, o que resulta no fortalecimento deles. Além disso, a maior oxigenação do corpo aumenta a eficiência da musculatura.

6. Previne doenças

Caminhadas regulares são uma ótima maneira de prevenir algumas doenças, principalmente as doenças cardiovasculares, como a hipertensão, além de obesidade e osteoporose.

Fazer caminhada ainda é indicado para pessoas com quadro de depressão, já que o exercício promove a liberação de endorfina, hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento.

As pessoas que caminham frequentemente podem ver melhorias também nos níveis de colesterol e diabetes. Isso porque o exercício estimula a atividade do pâncreas e do fígado, aumentando a produção de insulina e reduzindo os níveis de glicose.

7. Ajuda no equilíbrio do peso e emagrecimento

Caminhada emagrece, e este talvez seja um grande atrativo. O exercício auxilia na perda de peso, uma vez que aumenta a demanda calórica do seu corpo, ou seja, faz ele gastar mais energia do que está acostumado. Isso causa a queima de gorduras localizadas.

Aliás, os benefícios de se fazer caminhada não param por aí. Pesquisadores apontam que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa segue queimando calorias devido à aceleração do metabolismo, causada pelo aumento da circulação, da respiração e da atividade muscular.

A conclusão dos pesquisadores foi de que os músculos das pessoas que praticam atividades físicas convertem constantemente mais energia em calor que os dos indivíduos sedentários. 

Por outro lado, é claro que, para um emagrecimento saudável, é necessário ter uma dieta e um acompanhamento médico para extrair o máximo dos benefícios de forma segura e consciente.

É bom fazer caminhada em jejum?

A resposta é simples: não. Afinal, a prática de exercícios físicos em jejum pode causar tonturas, enjoos e até desmaios, já que a pessoa pode não ter açúcar suficiente no sangue. O ideal é fazer, antes da atividade, uma refeição leve, com carboidratos e frutas. Evite refeições muito volumosas.

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