Frutas calóricas: mantenha uma alimentação saudável com elas

Tenda, Postado em 13 de janeiro de 2021 | 3 min de leitura
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As frutas calóricas têm mais calorias que o seu corpo necessita para fazer a digestão, por isso, o processo de perder peso acaba ficando mais difícil. Frutas com calorias negativas são melhores por conterem fibras e várias propriedades que ajudam no emagrecimento.

Certas frutas precisam de consumo equilibrado porque acabam contribuindo para o aumento de peso. Se você costuma seguir ou quer ter uma alimentação mais equilibrada, conheça as vantagens e cuidados com as calorias das frutas no conteúdo que nós, do Blog do Tenda, separamos:

Por que eu devo consumir?

Para te ajudar a ter uma dieta balanceada, é recomendado o consumo de uma fruta em toda refeição ou frutas diferentes ao longo do dia, sabendo quais as frutas mais calóricas. Fora isso, fazer exercício físico com regularidade pode ser um ótimo hábito a ser mantido.

Quando você coloca o seu corpo em movimento, seu metabolismo fica mais acelerado, fazendo o organismo gastar as calorias acumuladas em forma de gorduras. Vale lembrar que certas frutas calóricas precisam ser consumidas seguindo uma rotina alimentar equilibrada, por isso, preste atenção nas principais recomendações de especialistas.

Conheça algumas das frutas mais calóricas

As frutas mais calóricas são aquelas com maior concentração de gordura e açúcar, tendo mais calorias do que aparentam. Assim, quando consumidas em excesso, essas frutas acabam ajudando no ganho de peso. Mesmo assim, continuam sendo saudáveis para a saúde.

Um exemplo de frutas com muita caloria são as frutas em calda, que têm duas ou três vezes mais calorias que as frutas secas por conta da quantidade elevada de açúcar na composição. Por outro lado, as calorias encontradas nas secas podem ser desidratadas com a adição de açúcar, deixando a fruta com mais valor calórico.

Você pode mudar sua alimentação, rica em frutas calóricas, preparando receitas simples e saborosas. Um exemplo é comer uma maçã com cravo-da-índia e canela ou picar um mamão para comer acompanhado de um iogurte natural, por exemplo.

Abacate

Quatro colheres de sopa de abacate têm por volta de 160 kcal, sendo a fruta considerada enriquecida de gorduras monossaturadas que, apesar de boas, são bem calóricas. Se não for consumida em excesso, consegue ajudar o metabolismo e controlar os níveis de açúcar no sangue.

Coco

Cada polpa de coco tem por volta de 1000 kcal, ultrapassando metade das gorduras consumidas em muitas dietas de emagrecimento. Seu consumo precisa ser feito moderadamente e em pequenas doses ao dia, desse modo, a gordura boa auxilia na melhora do metabolismo e aumenta os níveis de saciedade.

Açaí

Em cada 100 g de açaí sem açúcar há 58 kcal. Porém, é uma fruta antioxidante e ajuda a melhorar o sistema imunológico, mesmo que bem calórica. Na versão adoçada, o resultado da porção equivale a 110 kcal, além da adição de outros alimentos calóricos, como cereais.

Banana

Uma única banana apresenta em média 50 kcal e 13 gramas de carboidratos, sendo um alimento altamente calórico. A recomendação indicada é a ingestão de uma única banana ao dia, para não desequilibrar a dieta.

Uvas

As uvas contam com cerca de 55 calorias por porção, sendo muito ricas em carboidratos. Não se recomenda consumir o cacho inteiro de uma única vez, mas sim entre 10 e 12 unidades por refeição.

frutas-caloricas

Veja quais são as frutas menos calóricas

Ao contrário das frutas muito calóricas, as frutas com menos calorias auxiliam na perda de peso e redução da gordura abdominal. Uma alimentação com base nesses alimentos têm pouca quantidade de calorias, por conta da alta presença de fibras e índice glicêmico menor.

A recomendação é que sejam ingeridas de duas a três frutas por dia, presentes nos lanches ou sobremesas. Se estiver fazendo uma dieta hipocalórica, seu metabolismo tende a melhorar, usando as reservas de gordura para eliminar o peso.

Morango

Cada 100 gramas de morango apresentam 45 kcal e ajuda no emagrecimento, devido à presença de suas calorias negativas. É rica em ferro e vitamina C, sendo um anti-inflamatório isento de conservantes.

Maçã

A maçã contém 81 kcal em uma porção de 170 gramas, com abundância de antioxidantes. Essa composição consegue regular os níveis de colesterol e triglicerídeos, auxiliando também na melhora da digestão.

Pera

Em cada pera há em torno de 85 kcal. Com alta riqueza em fibras, a fruta consegue melhorar a flora intestinal e dá a sensação de satisfação. Além disso, ajuda na regulagem do colesterol presente na corrente sanguínea.

Kiwi

O kiwi conta com 46 kcal a cada 100 g, e entre as vantagens de consumo estão a redução do intestino preso e o aspecto diurético. Fora isso, também é uma fruta com vitamina C em abundância.

Mamão

O mamão conta com 85 kcal em cada porção de 100 gramas, sendo essencial para controlar o fluxo intestinal e os estufamentos na região da barriga. Além disso, auxilia no controle da diabetes e reduz os sintomas da gastrite.

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