O que é sazonalidade e qual é a importância disso para o negócio

Tenda, Postado em 3 de maio de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

Quando as festas de fim de ano se aproximam, o setor varejista comemora. Afinal, a chegada dos bônus e do décimo terceiro aumenta o poder monetário da população e, consequentemente, há alta nas compras. Mas, afinal, o que é sazonalidade e como ela pode impactar o mercado?

A sazonalidade é um fator que impacta diretamente os empresários, comprometendo o desempenho financeiro de muitas empresas, assim como pode representar novas oportunidades de negócio. Para saber mais detalhes sobre esse assunto, acompanhe o Dicas Tenda!

O que é sazonalidade?

Segundo o dicionário, o conceito de sazonalidade está relacionado às estações, ou seja, aos eventos que sempre acontecem em uma determinada época. No mundo empresarial, esse termo faz referência a fatores externos, que se repetem ao longo do ano e podem afetar os resultados financeiros.

Essas flutuações causadas pelas sazonalidades podem ter diversas causas, como eventos (Carnaval, Copa do Mundo, entre outros), datas comemorativas (Natal, Dia das Mães, etc.) e estações climáticas.

Todas essas ocasiões podem afetar os rendimentos de um negócio, seja de forma positiva ou negativa. Para entender melhor o que é sazonal, separamos algumas situações comuns para analisarmos. Confira abaixo.

  • Diária: é comum que o pico aconteça todos os dias no mesmo horário. Um exemplo disso são os restaurantes, que têm o maior número de público ao meio-dia, durante o horário de almoço;
  • Semanal: quando o movimento acontece em um dia específico da semana. Os barzinhos, por exemplo, costumam ficar mais movimentados durante o sábado e o domingo;
  • Mensal: as vendas costumam acontecer em um período específico do mês. Este é o caso de supermercados, que enchem nos primeiros dias do mês, quando as pessoas recebem vales e salários;
  • Anual: esta variação acontece uma vez ao ano e costuma ser bem longa. Estações climáticas, como verão, inverno, outono e primavera, além de datas comemorativas, se enquadram nessa categoria.

Depois de avaliar o que é sazonalidade e quais tipos podem afetar uma empresa, o próximo passo é saber como se beneficiar dos períodos positivos e preservar o negócio nos momentos negativos.

Como aproveitar as sazonalidades positivas?

Conhecer o ramo de atividade que a companhia está inserida é extremamente importante. Isso porque essa informação ajuda a prever e planejar os momentos sazonais pelos quais os produtos ou os serviços irão passar, aumentando as chances de desempenho do empreendimento.

Para se sobressair nas sazonalidades positivas, o indicado é que o planejamento faça uma previsão de demandas. Para que esses resultados sejam alcançados de forma efetiva, é fundamental conhecer o comportamento do consumidor e contar com dados de vendas anteriores, feitas na mesma época.

sazonalidade

Realizar parcerias com fornecedores confiáveis, que ofereçam materiais de excelente qualidade, é indispensável. Essa atitude impede a escassez de produtos durante a alta nas vendas, evitando que o consumidor se decepcione com a companhia e recorra ao concorrente.

Além de saber o que é sazonalidade de vendas e contar com as dicas abordadas acima, ter uma equipe bem treinada possibilita a fidelização e aumenta a satisfação do cliente. No caso das lojas on-line, trabalhar com um serviço de entrega ágil e de qualidade é um diferencial.

Como se prevenir das sazonalidades negativas?

Enquanto as sazonalidades positivas melhoram o crescimento da companhia, as negativas podem ser motivos de prejuízo. Assim como acontece nos momentos favoráveis, aqui, o planejamento também é determinante para lidar da melhor forma com qualquer contratempo.

Investir em um planejamento estratégico de marketing é uma boa dica para minimizar os efeitos negativos desse tipo de sazonalidade. Nesse caso, a lógica de que, se o negócio não é visto, também não será lembrado, é muito utilizada. Para isso, vale apostar em ações que atraiam os clientes.

A precificação dos serviços e dos produtos é outro fator que aumenta a atratividade da compra no momento de fechar o pedido. Nesses casos, o equilíbrio é fundamental, afinal, apesar dos preços baixos serem mais chamativos, abaixar demais os valores pode não cobrir os custos da empresa.

Buscar serviços ou produtos complementares aos principais é uma alternativa para manter a estabilidade do negócio nas sazonalidades negativas. Caso você tenha uma sorveteria, pode aproveitar as estações frias para adicionar bebidas quentes ao cardápio, como capuccino, chá e chocolate.

Economize com as ofertas do Tenda Atacado!

Gostou do nosso artigo sobre o que é sazonalidade? Aqui, no Dicas Tenda, é assim: tem sempre um conteúdo completo para te ajudar em diferentes áreas da vida. Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade.

No Tenda, você também faz boas compras gastando pouco. Confira as ofertas disponíveis em nossas categorias de bebidas, frios, congelados, entre outros, e aproveite para abastecer a sua dispensa!

Compartilhe nas suas redes

Produtos relacionados

Refresco em Pó Sabor Maracujá Tang 25g

R$ 0.89 confira

Vinho Tinto Suave Chalise 750ml

R$ 13.19 confira

Néctar de Pêssego Nutri Néctar 200ml

R$ 1.09 confira

Suco Integral de Uva Aurora 1,5L

R$ 13.09 confira

Cerveja Premium Corona 330ml

R$ 5.59 confira

Refresco em Pó Sabor Limão Tang 25g

R$ 0.89 confira

Refresco em Pó Sabor Guaraná Tang 25g

R$ 0.89 confira

Cerveja Pilsen Skol 550ml

R$ 3.29 confira
Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP