Passo a passo: como limpar bicicleta em casa?

Tenda, Postado em 19 de novembro de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

As bikes evoluíram muito com os anos, vão desde o lazer e os esportes radicais até os meios de transporte vitais em muitas cidades. Assim, após uma ou várias pedaladas, se for adepto dessa prática, você se pergunta: como limpar bicicleta?

Se isso já aconteceu com você, leia com atenção. Neste artigo, vamos trazer um passo a passo completo de como lavar bike em casa. Aplique essas dicas essenciais na sua rotina e mantenha sua bicicleta impecável.

Organize o ambiente

Para limpar a bicicleta, é necessário um local apropriado e organizado, porque isso facilita a tarefa. Escolha um lugar como o quintal, a garagem, a área de serviços ou um espaço em que você se acomode com a bike e sem aperto.

Crie um kit de materiais para lavagem

Quando se trata de como limpar bicicleta em casa, não são necessários equipamentos e aparatos profissionais. Porém, é importante ter materiais básicos para uma limpeza eficiente:

  • panos limpos;
  • 2 baldes;
  • mangueira ou regador;
  • 1 par de luvas de borracha e 1 par de luvas de pelúcia ou espuma macia;
  • 3 tipos de escovas — de dentes velha, de cerdas macias e de cerdas duras;
  • detergente neutro ou sabão em pó;
  • desengraxante para bike.

Recomendamos que você separe esse kit específico para a sua bike. Assim, você evita a contaminação cruzada de produtos químicos que causem danos à bicicleta.

Dependendo da sua frequência de uso e limpeza da bicicleta, você pode investir em um cavalete. Hoje, existem diversos modelos com preços acessíveis no mercado e eles são muito úteis para manter a bike estável durante a lavagem.

Caso você não possa ou não queira comprar um cavalete para lavar a bike em casa, existem opções mais fáceis e acessíveis. Uma das principais é remover as rodas da bicicleta e colocá-la de cabeça para baixo, com cuidado para não arranhar o selim nem o guidão.

Tome alguns cuidados prévios

Esponjas e outros produtos de natureza abrasiva não devem ser usados na hora de lavar a bike, pois têm outras finalidades. Se forem usados na sua bicicleta, eles podem danificar o acabamento do quadro, os aros e outros componentes.

Para uma boa lavagem de bicicleta, comece jogando água nela toda. Assim, você já consegue remover uma primeira camada de sujeira, como barro e poeira de asfalto.

como limpar bicicleta

Caso use uma mangueira, sempre coloque o jato mais fraco. Também evite o uso de lavadoras com pressão, já que a água pressurizada pode facilmente comprometer os rolamentos da bicicleta e fazer a sujeira entrar em peças como a caixa de direção e os cubos.

Inicie a limpeza a partir do quadro e da suspensão

Para começar o processo de como limpar bicicleta, sugerimos a lavagem do quadro e da suspensão como primeiro passo. Porém, para facilitar o alcance e a movimentação, faça a remoção das rodas.

Com a luva de pelúcia ou espuma, passe sabão ou detergente pelo quadro e pela suspensão. Lavamos essas peças em primeiro lugar, porque elas costumam ter menos sujeira acumulada que as rodas e as marchas.

Retire as rodas da bicicleta e escove os pneus

Depois de removidas, deixe as rodas e os pneus separados para limpá-los por último. O ideal é usar escovas de cerdas duras para esfregar os pneus e as ranhuras deles, e utilizar as de cerdas macias para a higienização dos aros.

Tenha cuidado com a limpeza da relação de marchas

Uma limpeza de bicicleta correta passa por um desengraxante para a relação de marchas. Esse produto consegue, sem danificar nem manchar a bike, remover a sujeira acumulada e a graxa antiga.

Aplique o produto por toda a relação e, conforme a sujeira “desgrudar”, esfregue com uma escova de dentes velhas ou uma de cerdas mais duras. Pare apenas quando toda a sujeira sumir.

Seque bem

Depois de finalizar a limpeza pesada, monte a bike de novo e feche com chave de ouro: uma boa secagem. Utilize um pano seco que não solte fiapos e, caso vá guardar a bicicleta por um período mais longo, dê uma caprichada extra na secagem.

Uma boa secagem é tão importante quanto saber como limpar bicicleta, pois, se não for bem feita, corremos o risco de enferrujamento. É primordial que todos os parafusos e transmissões fiquem secos para evitar a ferrugem.

Não se esqueça de lubrificar a corrente

Lubrificar a corrente é o último passo para lavar a bike em casa. A correta lubrificação dos componentes de transmissão é essencial para a bicicleta continuar em perfeitas condições para as próximas pedaladas.

Escolha um lubrificante adequado para o tipo de pedalada. Lubrificantes úmidos servem para condições úmidas e lamacentas, enquanto os secos, para pedaladas em condições secas.

Aplique cuidadosamente uma pequena gota de lubrificante em cada rolete da sua corrente. Verifique se o lubrificante não vazou para a parte externa. Após isso, remova todo e qualquer excesso, e pronto!

Deixe sua bike impecável com os produtos do Tenda Atacado!

Andar de bicicleta traz diversos benefícios para sua saúde. Para ajudar você a manter sua bike em dia, o Tenda Atacado tem uma gama de produtos especiais que vão trazer longevidade à sua bicicleta.

Confira nosso catálogo on-line, faça seu pedido e receba em casa ou retire em uma de nossas lojas. Aqui no Tenda, suas compras de supermercado têm preço de atacado!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP