Dicas de como reduzir o consumo do plástico para alimentos

Tenda, Postado em 22 de agosto de 2022 | 3 min de leitura
Sacolas ecológicas com frutas dentro da geladeira.

Seja para manter a comida preservada ou armazená-la, o plástico para alimentos parece ser uma opção superprática, não é mesmo? Porém, o descarte incorreto desse tipo de embalagem faz com que o produto demore aproximadamente 450 anos para se decompor na natureza. 

O plástico não é um vilão, mas seu uso desenfreado tem causado prejuízos para o meio ambiente e seu equilíbrio, tanto na fauna quanto na flora. Por isso, a equipe preparou um guia completo para tirar suas dúvidas sobre como reduzir o consumo de plástico. Confira!

O plástico no Brasil

A produção e consumo de plástico no Brasil é enorme. Cada brasileiro gera, em média, 1kg de plástico por semana. Segundo um relatório do Fundo Mundial para a Natureza, WWF, o país é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo. E infelizmente, de tudo o que é produzido, apenas 1% é reciclado.

O aumento dos número se dá pelo uso diário e em grande quantidade das sacolas de plástico para alimentos e também pelo uso de outros produtos, como embalagens de itens de higiene pessoal, por exemplo. Uma das formas de reduzir esse consumo é usar produtos com embalagens ecológicas. 

Se, para você, essa redução não é possível, opte por fazer o descarte correto do plástico utilizado em sua casa. No Brasil, a reciclagem domiciliar não é uma prática incentivada, mas criar a cultura de sustentabilidade e consciência ecológica é muito importante!

Diga não às embalagens plásticas

Afinal, como substituir o plástico utilizado no momento das compras? Você pode optar por sacolas retornáveis, que transportam seus produtos para casa com praticidade e responsabilidade ambiental. Muitas delas também são feitas de plástico, mas, no geral, você utiliza duas ou três, e elas duram por longos anos.

Em vez de sacos de plástico para alimentos, é possível utilizar os de tecidos, que são ecológicos, laváveis e práticos. Eles servem para ajudar nas compras de frutas, legumes e grãos a granel. Inclusive, não interferem na contagem de peso dos alimentos durante a compra. 

Além disso, é importante ficar atento às embalagens dos alimentos. Infelizmente, nem sempre conseguimos fugir delas no dia a dia, no entanto também deixam resíduos. Por isso, é importante descartá-las no local correto.

Prefira embalagens de vidro ou de latas de alumínio

Ao fazer suas compras, dê preferência para adquirir produtos em embalagens de vidro ou lata de alumínio. O vidro, por exemplo, é biodegradável, ou seja, ele é mais compatível com o meio ambiente. Além disso, o custo de reciclagem desses materiais é bem menor que o do plástico.

Você pode optar, também, por comprar os refis de alguns produtos e somente fazer a reposição deles, quando necessário. Para os itens de cozinha, prefira adquirir grãos a granel, eles geralmente são embalados em sacos ecológicos ou bolsas.

É importante lembrar que todo plástico é reciclável, mas nem todo tipo é reciclado no Brasil. Infelizmente, isso torna tudo ainda mais difícil. Em casa, em vez de armazenar alimentos em potes plásticos, opte por utilizar recipientes de vidro. 

Mulher arrumando os potes de vidro na despensa.

Reaproveite embalagens de produtos

Se você utiliza papel filme para cobrir os itens alimentícios, saiba que esse tipo de plástico para alimentos é reciclável, mas somente se for descartado no local correto. Uma dica para substituí-lo é usar papel de cera: ele é reutilizável e pode ser colocado nas comidas, no momento de levá-las à geladeira.

Não esqueça que você também pode dar um novo uso para vários tipos de embalagens. Reutilize vidros de geleias e molhos, por exemplo, e evite os potes de plástico para alimentos. Faça isso para guardar temperos, condimentos ou mesmo para fazer alguma decoração na sua casa.

Em vez de comprar garrafas plásticas para armazenar água na geladeira, opte por utilizar as de vidro. Elas podem ser reaproveitadas das compras de vinhos ou sucos, por exemplo. As transparentes ficam superlindas na geladeira, e você ainda economiza dinheiro.

Descarte seus resíduos de forma adequada

O plástico para alimentos deve ser descartado de forma consciente e no local correto, de modo que possa ser reutilizado. Faça a separação dos itens recicláveis e dos orgânicos descartando esses materiais em lixeiras específicas na sua casa. 

Depois de separar em casa, busque o local adequado para o descarte dos materiais. Assim, a coleta seletiva se torna ainda mais assertiva e prática. Procure os postos de reciclagem ou conte com a ajuda de catadores que recolhem resíduos próximos à sua residência. 

Se você tiver essa opção em sua rua ou condomínio, melhor ainda, o processo fica ainda mais fácil. Se puder, descarte os produtos já limpos e sem restos de alimentos, isso facilita bastante o trabalho dos profissionais da área.

Faça suas compras de modo consciente no Tenda Atacado

Agora que você já aprendeu dicas para repensar o seu uso de plástico para alimentos e seus hábitos de consumo, pode fazer suas compras de modo consciente e prático com ajuda do Tenda Atacado. Aqui, você faz seus pedidos pela internet e recebe os produtos no conforto do seu lar.

Com isso, você não tem a necessidade de utilizar sacolas plásticas durante o transporte e ainda encontra ótimas opções de itens reutilizáveis para sua casa. Confira nossas ofertas e aproveite para fazer suas compras com a praticidade e a economia de que você precisa.

Compartilhe nas suas redes

Produtos relacionados

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP