Ticket médio: veja o que é, sua importância para a empresa e como fazê-lo crescer

Tenda, Postado em 18 de novembro de 2020 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

Empresas focadas em vendas têm no ticket médio uma das métricas mais importantes para definir o sucesso do negócio. Apesar disso, há quem monte o empreendimento sem dar a atenção necessária a esse ponto e acaba precisando repensar a estratégia.

É por isso que fizemos um conteúdo explicativo para você se nortear durante o planejamento de ações internas da empresa. Entenda mais sobre o que é o ticket médio, o peso que possui e como gerenciá-lo para ter bons resultados.

Conheça mais detalhes do que é o ticket médio

O ticket médio nada mais é que uma média de vendas de determinada empresa em períodos variados. O índice consegue avaliar com precisão o consumo dos clientes e, quando comparado com o de outras épocas, consegue revelar os períodos de pico e queda de compras.

Para calcular o ticket médio, a fórmula usada é bem simples. Vamos considerar como exemplo os meses do ano. Se você quer saber qual foi a média de abril, por exemplo, some o valor de todas as vendas feitas e divida pelo faturamento do período analisado.

Lembrando que o exemplo citado acima pode ser aplicado em formatos variados. Desde comparações mais detalhadas, como no ticket médio diário e semanal, até em amostras maiores, sejam elas semestrais ou anuais. Também é possível saber o fluxo de saída de determinados produtos ou categorias seguindo a mesma lógica.

Veja porque o ticket médio é importante na empresa

Como vimos, o ticket médio de uma empresa está entre as métricas mais importantes para revelar o sucesso do negócio, em curto, médio ou longo prazo. É a partir dele que se pode projetar as ações comerciais e de marketing para alavancar a marca ou reduzir perdas.

Vale destacar que os números do ticket médio devem ser analisados dentro de um contexto coerente com o nicho de mercado e o porte que a empresa possui. Uma mercearia de bairro obviamente terá valores que são bem diferentes dos que uma rede de supermercados trabalha.

vendedor passando o cartão na máquina

A relação de lucro e prejuízo também pode ser estabelecida a partir do cálculo do ticket médio. Com os valores na mão, é possível olhar para os custos de produção e manutenção do negócio e perceber se o lucro obtido nas vendas supera o investimento ou não.

Para ter mais confiança de que seu negócio está seguindo o caminho certo, é importante que você tenha como referência os concorrentes no mesmo segmento. Busque comparar a condição atual do seu empreendimento e o de outra empresa, seja no ramo de hortifruti ou materiais de construção.

Essa comparação pode servir como motivadora para futuras decisões estratégicas, como mudanças no quadro de funcionários, adequação de processos de capacitação, entre outras técnicas. Isso pode ajudar a trazer bons resultados e, por consequência, fazer com que a média do ticket aumente.

Confira dicas de como fazer o ticket médio aumentar

Um dos questionamentos mais comuns de quem é empreendedor é sobre como fazer para aumentar o ticket médio. Como comentamos no tópico acima, a percepção da situação geral é o primeiro passo para guiar a empresa a um caminho de crescimento estável.

A busca pelo Retorno sobre Investimento (ROI) exige esforço da empresa. Destacamos anteriormente que a capacitação é um ponto importante para o ciclo. Isso garante que seus funcionários estejam prontos para prestar um serviço de qualidade e fidelizar possíveis clientes.

Outro fator que costuma ser um diferencial das empresas é o valor agregado que oferece aos consumidores. Além do produto em si, é bom ficar atento com itens complementares. O Tenda, por exemplo, consegue se destacar na parte de venda de mantimentos com ótimos preços e possui serviço de entrega.

Se sua ideia é marcar presença no dia a dia dos consumidores e ser referência no segmento, busque oferecer um mix de produtos ou serviços amplo. Isso permite a arrecadação de mais tickets. A presença em outros canais, como lojas físicas, redes sociais e lojas virtuais também aproxima o cliente da marca.

Reponha seus mantimentos com economia no Tenda

Independentemente do tamanho da sua empresa, o Tenda possui variedade e qualidade para você abastecer seu estoque, oferecer ótimos produtos aos seus clientes e aumentar seu ticket médio de vendas. Navegue no nosso site e veja o quanto vale a pena ter a nossa loja como parceira do seu negócio!

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