Ticket médio: o que é, importância e como calcular?

Tenda, Postado em 10 de julho de 2023 | 3 min de leitura
Pessoa fazendo anotações em papel com gráficos

Se você é um lojista, provavelmente já se perguntou o que significa ticket médio: é uma das métricas mais importantes a serem observadas para conseguir ótimos resultados nas vendas. O motivo principal? Bom, conhecê-lo bem pode ajudar você a entender o momento financeiro da empresa e ainda alavancar os ganhos.

No entanto, embora seja um indicador de extrema relevância, muitos lojistas não dão a devida atenção a ele. Por isso, acabam tendo prejuízos ou resultados abaixo do nível esperado.

Se você não entende como funciona o ticket médio, não se preocupe. Neste artigo, você conhecerá sua importância e a melhor maneira de analisá-lo para aumentar os lucros do negócio. Confira:

O que é o ticket médio?

Antes de mais nada, o que é ticket médio? Ele é um número que representa o valor médio das vendas por cliente em um determinado período. Desse modo, você pode calcular o ticket médio de um dia, um mês, um trimestre, um ano etc.

Assim, já que se trata de um indicador de desempenho, ele revela se a equipe comercial está obtendo sucesso e concluindo negócios lucrativos. Após os resultados, a empresa identifica o número de vendas e o rendimento que elas geraram.

Com isso, para definir o que significa ticket médio, basta pensar nele como o preço conquistado em uma compra. Para descobrir esse valor, divida o montante final do período que se deseja avaliar pelo número de compras. Mas não se preocupe, explicaremos como realizar esse cálculo mais adiante.

Por que o ticket médio é tão importante?

Umas das principais razões é que o índice oferece uma análise precisa do comportamento dos clientes, além de permitir uma comparação com as outras épocas avaliadas. Assim, a empresa consegue verificar os momentos em que as vendas estiveram maiores ou menores e elaborar estratégias para aumentar o ticket médio.

E mais: quando reunido com outras métricas, o ticket médio permite que o analista consiga dados relevantes para elaborar estratégias de vendas. Ou seja, ele é a ferramenta perfeita para impulsionar o desempenho do negócio. Veja outras vantagens no cálculo:

  • ajuda a orientar o planejamento de vendas;
  • permite o acompanhamento do desenvolvimento comercial do negócio;
  • analisa a performance da equipe de vendas.

Como calcular o ticket médio?

Atingir o valor da métrica é uma tarefa relativamente simples, mas que demanda um saber preciso das informações. Se você tem dúvidas de como calcular o ticket médio, antes de mais nada, considere um recorte no tempo, como o mês de junho. Depois, realize a soma de todas as vendas e divida o resultado pela receita do intervalo investido.

Não esqueça que isso pode ser feito de diversas formas, com comparações diárias, semanais, semestrais e anuais. Também é possível aferir o fluxo de saída de alguns produtos fazendo a mesma conta. Quer saber como ela funciona na prática? Então confira o exemplo abaixo:

Mulheres se conversando usando celular e notebook

Imagine que você é o proprietário de uma loja de construção e, em um único dia, realizou 50 vendas. Após somar todas elas, você atingiu um valor de R$ 2.000. Agora, basta dividir esse resultado pelo número de vendas: 2.000 ÷ 50 = 40. Logo, o ticket médio desse dia foi de R$ 40.

Vale destacar que esse mesmo exemplo pode ser utilizado em outros formatos. Ou seja, não apenas no ticket médio diário, mas também no mensal, trimestral, semestral e anual.

4 dicas para aumentar o ticket médio

Depois de compreender a importância do ticket médio, uma dúvida que ronda a cabeça do empreendedor é como aumentar esse número. Veja abaixo alguns passos simples para ajudar você nessa missão:

1- Tenha um panorama das vendas

A primeira ação a ser tomada é ter uma visão geral de como está a saúde financeira da empresa, a fim de orientar o empreendimento para uma trajetória de crescimento sólida. Planilhas, pesquisas de mercado e comparações com a concorrência são boas atividades para fazer essa análise.

2- Capacite os funcionários

Se as vendas não estão indo bem, talvez seja uma boa opção investir em um treinamento dos colaboradores. Faça reuniões e explique todas as vantagens dos produtos, além de orientá-los sobre como melhorar a satisfação do cliente. Assim, os funcionários estarão prontos para oferecer um serviço qualificado, fazendo com que os clientes retornem à sua empresa.

3- Invista no valor agregado

É essencial que o empreendimento se dedique ao valor agregado ofertado ao freguês. Ou seja, a preocupação acerca da qualidade do produto é valiosa, mas você deve observar outros fatores. O Tenda Atacado, por exemplo, se sobressai na oferta de mantimentos a preços justos, além de ter um serviço de entrega eficaz.

4- Faça um mix de ofertas

Caso você queira estar no cotidiano da freguesia e ser uma referência no setor, não deixe de disponibilizar uma variedade de insumos e serviços. Sem dúvidas, isso vai possibilitar a conquista de tickets melhores, ainda mais se a empresa estiver presente em lojas físicas, e-commerces e redes sociais.

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De nada adianta ampliar o número de vendas se você não consegue suprir as necessidades dos clientes. Então, conte com o Tenda para abastecer seu depósito, oferecer produtos excelentes aos consumidores e ver o cálculo do seu ticket médio crescer.

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