Vale a pena investir em franquia? Conheça as opções desse modelo de negócio

Tenda, Postado em 29 de maio de 2023 | 3 min de leitura
Pilha de blocos de madeira com desenho de loja.

Passar a fazer parte de um negócio já estruturado é uma das principais vantagens de investir em franquia. Esse modelo de negócio é uma grande opção para empreendedores que desejam construir uma reputação sólida em determinado segmento e aumentar os ganhos futuros.

Ao abrir um novo negócio, é comum que o empreendedor passe por um período de muitas incertezas. Isso porque, na maioria das vezes, é difícil compreender a possibilidade de retorno sobre o investimento. Sendo assim, as franquias entram como uma solução interessante para evitar uma série de dores de cabeça.

Mas afinal, investir em franquia vale a pena? Para conhecer de forma mais aprofundada essa categoria de empresas e criar uma estratégia promissora, separamos algumas informações essenciais para quem está começando nesse ramo. Continue lendo o artigo e conheça as dicas.

O que é franquia?

Antes de entender como investir em franquias, é importante saber tudo sobre esse modelo de negócio. Uma vez que uma marca se estabelece no mercado e garante aprovação, é comum que, por meio de estratégias para expandir a presença e aumentar a visibilidade, ela tenha sua estrutura replicada.

Isso significa que, independentemente da localização dessa empresa, ela deverá estar alinhada aos padrões da marca, tanto em relação à sua identidade visual quanto aos processos e todas as outras características. Sendo assim, o franqueado não precisa se preocupar em criar novos processos, apenas aplicar o que já existe.

As franqueadoras são responsáveis por acompanhar todo o processo de franqueamento por parte dos empreendedores, desde a assinatura do contrato até o início das operações. Caso a empresa passe por algum tipo de reestruturação, as mudanças são aplicadas de forma imediata em todas as franquias.

Entretanto, existem diferentes tipos de franquias que podem ser criadas de acordo com as suas características como empreendedor ou estratégias de crescimento. Assim, antes de abri-la, você decide as responsabilidades de cada parte. As principais são:

Franquia unitária

A franquia unitária é o modelo que concede ao franqueado o direito de abrir uma unidade na localidade que ele preferir. De acordo com o seu nível de investimento, o crescimento do seu negócio e seus objetivos financeiros, ele também pode adquirir outras franquias.

Master franquia

No modelo master franquia, muito utilizado em grandes regiões por empresas com planos de internacionalização de uma marca, o franqueador possui os direitos de expansão das franquias. Entretanto, os master franqueados recebem taxas, royalties, e são responsáveis por todo suporte e treinamento dos franqueados.

Franquia de desenvolvimento de área (DA)

Na franquia de desenvolvimento de área, o franqueador assina um contrato que lhe dá direito a abrir outras franquias em determinada região. Nesse modelo, o contrato para cada franquia é avulso, e o franqueador pode realizar a venda das unidades.

Store in store

O modelo store in store (loja em loja) permite que o seu comércio seja implementado em um comércio já existente. Investir em franquias desse modelo permite que você venda produtos complementares em relação ao que uma loja já vende, como criar uma área para vendas de uma marca específica de roupas em uma loja de conveniência, por exemplo.

Homem e mulher apertando as mãos em fechamento de negócio.

Microfranquias

As microfranquias fazem parte de um modelo que exige um aporte financeiro inferior ao de outros modelos para quem deseja investir em franquia. Elas geralmente são projetadas para atender a padrões específicos. Entretanto, é importante lembrar que o franqueado é responsável pelos custos operacionais e outras necessidades.

Vale a pena investir em franquias?

As franquias hoje representam uma das principais formas de abrir um negócio de forma mais rápida, onde sua preocupação será voltada à adequação do seu negócio aos padrões da marca e manter a qualidade prezada pela empresa. Mesmo assim, é um modelo que exige muito planejamento por parte do empreendedor.

Não há dúvidas de que escolher as melhores franquias para investir oferece muitas vantagens e possibilidades para os novos empreendedores. No entanto, é preciso considerar uma série de fatores, como a participação da empresa em questão, o mercado de atuação e seus objetivos pessoais.

Alguns segmentos específicos favorecem a criação de franquias para investir, uma vez que já fazem parte de marcas de grande sucesso e que, em teoria, são muito requisitadas em determinadas regiões do país. Um exemplo disso é a chegada de uma marca de roupas famosa em uma região ou até mesmo um restaurante renomado.

O franchising permite que as novas unidades sejam estruturadas de acordo com a melhor estratégia de vendas. Em muitos casos, pode ser implementada em quiosques, lojas físicas e outros modelos de estabelecimentos. Esse fator varia de acordo com a padronização de cada empresa a respeito das unidades que deseja franquear.

Veja mais dicas de empreendedorismo aqui, no Tenda Atacado!

Gostou de saber se vale a pena investir em franquias? Com essas dicas, você vai poder abrir o seu próprio negócio de forma mais rápida, executar estratégias voltadas para o crescimento da marca e coletar bons resultados. Quer conferir mais dicas como essa? Continue acompanhando o Tenda Atacado e aproveite!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP