Descubra o que são e para que servem os 5 Rs da sustentabilidade

Tenda, Postado em 14 de outubro de 2020 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

Recentemente, temos ouvido falar sobre o quanto o meio ambiente precisa de cuidados e como nós, seres humanos, somos os principais responsáveis pela mudança de hábitos exigida para contornar a degradação ambiental. E é pensando nisso que surgiram os 5 Rs da sustentabilidade.

Mas você sabe o que é isso? Ou então para que eles servem? E como eles são importantes para nosso dia a dia? Preparamos um artigo especial que tira essas e outras dúvidas. Assim, fica mais fácil entender seu papel na transformação que o mundo precisa. Confira!

O que são os 5 Rs da sustentabilidade?

Os 5 Rs da sustentabilidade nada mais são que medidas criadas com foco no estímulo a um estilo de vida mais simples e focado no uso e no descarte de menos recursos naturais: desde o reaproveitamento de cascas de frutas até o uso de bicicletas ao invés de veículos à base de combustível, por exemplo.

O conceito é baseado em um movimento estimulado por Bea Johnson, uma francesa que percebeu o quanto é possível viver bem consumindo de maneira consciente. Hoje em dia, ela é uma das referências mundiais no assunto, sempre considerando que os 5 erres da sustentabilidade são mais que um hábito, e sim um estilo de vida.

O objetivo dos 5 Rs da sustentabilidade é fazer mais pessoas ficarem atentas ao quanto é possível consumir focando na preservação dos recursos naturais. Além disso, o movimento busca aumentar o conhecimento das pessoas em relação aos benefícios que elas podem ter com isso.

Quais são os 5 Rs da sustentabilidade?

Para saber o que representam os 5 erres da sustentabilidade, nada melhor que conhecer um pouco cada um deles. Afinal, eles são vistos nos quatro cantos do mundo como pilares para a construção de um planeta melhor, em termos individuais e coletivos.

Veja quais são os cinco erres da sustentabilidade e como é possível aplicar essa teoria na prática. Com um pouco de tempo para adaptação, você perceberá que as ideias são benéficas por vários motivos.

Reciclar

Um dos Rs mais importantes do ciclo, a reciclagem tem ganhado espaço principalmente no contexto atual, em que o uso de matérias-primas se torna essencial para a fabricação de produtos. Tanto que é difícil pensar sobre a teoria dos 5 Rs sem reciclagem.

Com ela, ganhamos a consciência de que uma latinha de refrigerante, por exemplo, pode ter um destino melhor, se descartada corretamente. Se a jogarmos no lixo comum, ela pode demorar até 500 anos para se decompor. Diferentemente, se for descartada do modo correto, pode ser reaproveitada na produção de algo novo.

Reutilizar

Em uma sociedade que estimula demasiadamente o consumo, a reutilização de produtos se torna indispensável para os que querem economizar e ter objetos úteis ao alcance das mãos. Com um pouco de criatividade, quase todo material pode ser reaproveitado de uma maneira diferente.

Uma roupa antiga, por exemplo, pode servir de base para costurar uma bolsa. Papéis usados em impressões podem se transformar em dobraduras bonitas e originais. Até mesmo garrafas plásticas podem virar brinquedos para a criançada. As possibilidades são diversas.

bolsa reciclável

Reduzir

Outro pilar da sustentabilidade, a redução de consumo anda lado a lado com a reutilização de materiais. Esse conceito está ligado à diminuição dos gastos com o consumo de itens que sejam descartáveis a curto prazo. Já parou para pensar no quanto você gasta com roupas novas e que poderia comprar em brechós, por exemplo?

Diminuir o uso da água no banho ou enquanto escova os dentes, apagar uma lâmpada acesa em ambientes claros e escolher embalagens reutilizáveis são só algumas atitudes que você pode ter para diminuir o consumo e ajudar a sociedade. Na ponta do lápis, isso tudo faz uma diferença boa nas contas do mês.

Recusar

O consumo consciente também tem a ver com as marcas e os tipos de produtos que colocamos dentro de casa. Isso significa que a ideia é evitar ao máximo itens fabricados por empresas descomprometidas com a causa ambiental ou que tenham características que causem danos ao meio ambiente.

Ao invés de consumir copos descartáveis na pausa para o lanche no trabalho, que tal usar uma caneca própria? No mercado, por exemplo, você também pode trocar as sacolinhas plásticas pelas caixas de papelão ou as ecobags. Nesse caso, a mudança também pode ser feita aos poucos e vale muito a pena a longo prazo.

Repensar

Já parou para pensar em quantas vezes você trocou de celular apenas por querer um de tecnologia recente, mesmo que o atual estivesse funcionando bem? Ou se trocou de carro apesar do modelo atual ser eficiente, econômico e não causar problemas? Essas são só algumas ações nas quais podemos repensar.

Esse conceito é baseado na reflexão sobre o quanto é possível diminuir as compras por impulso e estimular o consumo focado na necessidade. Com isso, é possível aproveitar ao máximo os produtos que já temos e evitar a produção de mais lixo.

Compre em quantidade adequada à sua necessidade no Tenda

Independentemente se você é comerciante ou chefe de família, o Tenda Atacado tem os mantimentos que necessita. Traga sua lista de compras para cá e veja o quanto vale a pena comprar com as nossas ofertas e a qualidade das principais marcas.

Além disso, receba seus pedidos onde e quando quiser. Você pode escolher o Tenda Delivery como forma de entrega. Assim, fica mais fácil economizar tempo e ter mais comodidade nas suas compras. Saiba mais detalhes navegando pelo nosso site.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP