Você sabe como usar água sanitária em roupa colorida?

Tenda, Postado em 21 de fevereiro de 2022 | 3 min de leitura

A água sanitária é um produto muito adotado na limpeza de casas e empresas, mas ela também recebe outra função: lavar roupas. Esse produto é mais utilizado em roupas brancas, mas não exclusivamente. Verdade! Ele pode ser usado em outros tipos de vestimentas. Você sabe como usar água sanitária em roupa colorida?

Antes de entender mais sobre como usar água sanitária em roupa colorida, garanta a sua com o melhor preço no Atacado Tenda. Compre pelo nosso site para aproveitar todas as ofertas disponíveis e ainda ter as suas compras entregues no endereço da sua escolha, com o nosso sistema de entrega em domicílio. 

O que é a água sanitária? 

Apesar de ela estar presente em muitos lares e ambientes, diversas pessoas não sabem o que é água sanitária. Esse produto é composto por hipoclorito de sódio, que nada mais é do que um sal muito poderoso, que oxida e corrói. Ou seja, a água sanitária tem que ser usada com muito cuidado e atenção, seja onde for. 

Um fator que interfere bastante na segurança é a quantidade de hipoclorito de sódio presente na água sanitária comercializada. Geralmente, os modelos vendidos em supermercados e lojas têm entre 2% e 2,5% desse sal poderoso na composição. 

Mesmo sendo um produto que exige cautela na hora de manipular e guardar, recomendado longe do alcance de crianças e animais, não há dúvidas sobre para que serve a água sanitária. Ela é um desinfetante eficiente contra bactérias e vírus, além de ser um produto de limpeza muito popular. 

Ela pode ser utilizada em roupas? 

Quem nunca ouviu uma receitinha de avó, ou de uma vizinha próxima, que prometia deixar as roupas limpinhas usando água sanitária, não é mesmo? Esse truque também é muito utilizado para deixar os panos de chão, e até os de prato, mais limpinhos e com cara de novos em folha. 

Uma das maneiras de como usar água sanitária é na lavagem de peças de roupas, porém isso é indicado apenas para tecidos brancos. Por ter cloro na sua composição, a água sanitária desbota e mancha os tecidos coloridos, trazendo um resultado não ideal. 

Sendo assim, para entender como usar água sanitária em roupa colorida, você primeiro precisa saber qual resultado final você quer. Se for apenas lavar a peça, o recomendado é realmente evitar esse produto, uma vez que água sanitária mancha roupa colorida

Quando utilizar água sanitária em roupa colorida

Por mais que não seja o recomendado e cause até certo receio em muitas pessoas, existem determinados casos para os quais o combo de água sanitária e roupas coloridas são indicados. Vamos conferir alguns? 

Mulher colocando as roupas na máquina de lavar.

Para fazer peças tie dye 

As peças tie dye surgiram nos anos 70, mas voltaram com tudo para o radar da moda nos últimos anos. Elas são caracterizadas por terem mais de uma cor e formas orgânicas, como círculos, espirais e ondas. 

Qualquer peça de roupa pode ser transformada em uma vestimenta com estampa tie dye, e você pode fazê-la na sua casa. Como falamos antes, a água sanitária é um produto que desbota os tecidos coloridos, certo? 

Então, se você quer saber maneiras de como usar água sanitária em roupa colorida, aqui está uma: use-a para desbotar partes da sua peça de roupa e transformá-la. É mais fácil do que parece. 

Comece separando uma peça de roupa colorida que você gostaria de customizar. Depois, enrole-a formando uma espiral e prenda com elásticos. Com muito cuidado, jogue água sanitária na superfície da roupa, sem se preocupar em atingir todas as áreas, afinal queremos esse efeito de mais de uma tonalidade. 

Espere algumas horas, até a água sanitária desbotar a cor da roupa para uma tonalidade que agrade. Em seguida, lave-a e então deixe secar em um lugar arejado. 

Água sanitária caseira 

Para quem quer, mas não sabe como usar água sanitária em roupa colorida, uma solução é a versão caseira desse produto. Você consegue fazer na sua residência, porém siga a receita com cuidado e utilize luvas para se proteger. 

Essa é uma saída para quem não sabe alguma maneira de como tirar mancha de roupa colorida. A receita é muito simples e, por ser à base de água oxigenada, não irá danificar os tecidos com cor. Você vai precisar de: 

  • 100 ml de essência de HS;
  • 45 L de água; 
  • 3,5 L de peróxido de hidrogênio;
  • 1 L de lauril éter sulfato de sódio;
  • 1 par de luvas de borracha. 

Utilize as luvas de borracha durante todo o processo. Misture todos os ingredientes acima para obter 50 L do produto. Se você preferir, pode providenciar apenas metade ou um terço da receita. Agora você sabe uma maneira de como usar água sanitária em roupa colorida. 

No Tenda Atacado, você encontra tudo para a sua casa! 

Aproveite o extenso catálogo de produtos de limpeza, dia a dia e alimentação para manter o seu ambiente limpo, organizado e desinfetado. Venha conferir os produtos que irão deixar o seu cotidiano mais prático e eficaz, além de proteger de diversos tipos de bactérias, germes e vírus. 

Se você quer saber como manter o seu guarda-roupa organizado, aprender a fazer uma receita deliciosa para o jantar, ou diversas outras dicas que vão incrementar a sua rotina, fique ligado no nosso blog. São vários artigos para você ler e aproveitar. 

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP