Receitas

4 dicas de como preparar filé de merluza

A merluza é um dos queridinhos da gastronomia, por ser um peixe com pouca gordura e muito saboroso. Com o filé de merluza, um corte supercobiçado, existem diversas receitas deliciosas. Vamos conferir?

Se você está em busca de ideias de como fazer filé de merluza, está no lugar certo! Reunimos as melhores receitas que podem ser aproveitadas em diversas ocasiões especiais. Agora é só escolher a do dia e arrasar na cozinha.

Origem da merluza

A palavra “merluza” vem do latim Merluccius, em homenagem a lúcio, peixe de rio com o qual tem muita semelhança. Ao contrário do que várias pessoas pensam, merluza não é um peixe específico, mas todos aqueles pertencentes à ordem Gadiformes, encontrados nos mares do Atlântico, do Mediterrâneo e do Pacífico.

Por isso, é comum encontrarmos algumas nomenclaturas como merluza europeia, chilena, austral, argentina, sendo esta última a mais apreciada na América. A facilidade com que se reproduz e se espalha pelo mundo fez com que esse peixe se tornasse muito importante para a economia interna e para exportação.

Benefícios da merluza

Como mencionamos acima, a merluza é um peixe com baixo teor de gordura, o que já é bastante positivo para a saúde de quem a consome. Além disso, um bom filé de merluza é rico em vitamina B, fósforo, potássio, zinco e apresenta outros benefícios, como os listados a seguir:

  • pode ser consumido por pessoas de qualquer idade por ter fácil digestão;
  • os seus minerais fazem bem ao sistema nervoso;
  • evita doenças do coração, por ser rico em proteínas e ter pouco colesterol;
  • ótimo para cardápios de dieta com restrição calórica;
  • fortalece os ossos e os dentes.

Confira 4 receitas com filé de merluza

O filé de merluza pode ser preparado de diversas maneiras, sem perder o sabor e os nutrientes. Seja frito, empanado, no forno ou grelhado, todas essas as versões fazem muito sucesso. Confira a seguir receitas deliciosas com esse peixe.

Filé de merluza empanado

O segredo de um bom filé de merluza empanado é temperar o filé usando vinagre, alho, sal, pimenta-do-reino e suco de limão e deixá-lo nessa mistura durante 30 minutos. Em seguida, passe o filé nos ovos, na farinha de rosca e frite em óleo quente.

Filé de merluza ao forno

Deixe descansando por 1 hora o filé já temperado com suco de limão, pimenta-do-reino, sal, açafrão, orégano e azeite. Durante esse tempo, corte batatas, pimentões e cebolas em rodelas.

Depois forre a travessa com as batatas, coloque o filé por cima e cubra com os vegetais. Regue com o caldo do marinado e acrescente o azeite. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 200 ºC, durante 20 minutos.

Por fim, retire o papel-alumínio e devolva a travessa ao forno para ficar por mais 30 minutos. A referência para saber se está na hora de tirar do forno são as batatas. Se elas estiverem assadas, o filé de merluza no forno está pronto para ser consumido.

Filé de merluza grelhado

A receita de filé de merluza grelhado é a mais fácil e rápida de ser feita, pois basta temperar o filé com sal, pimenta-do-reino, alho e suco de limão e deixá-lo descansar por 20 minutos. Em seguida, espalhe azeite em uma frigideira e coloque o peixe; quando desgrudar do fundo da panela, mude o lado, até ficar dourado.

Filé de merluza frito

Tempere o filé com sal, alho, pimenta-do-reino, suco de limão e manjericão. Em uma frigideira, derreta um pouco de manteiga e coloque o peixe para fritar com alcaparras. Esprema mais limão em cima do peixe e vá virando os lados para fritar de forma homogênea.

Como você viu, para fazer uma receita com filé de merluza não precisa ser chef de cozinha. Ele pode ser preparado de diversas maneiras, e todas as receitas são rápidas e fáceis de executar.

Para servir, basta preparar acompanhamentos, como salada de batata, arroz à grega, farofa de banana, purê de batata, couve-flor gratinada, risoto e tantos outros que combinem com peixe e sejam leves e gostosos.

Molhos para dar o toque final

Os molhos são ótimas ideias para aprimorar ainda mais o prato, visto que a escolha acertada potencializa o sabor da carne leve e delicada do peixe. Os molhos podem ser mais simples, para refeições diárias, ou mais elaborados, para pratos especiais. Veja algumas opções que casam perfeitamente com a merluza.

  • Molho de salsa e limão
  • Molho de coco e alho-poró
  • Molho de leite de coco tradicional
  • Molho tártaro
  • Molho de camarão cremoso
  • Molho de mostarda e mel
  • Molho de limão e gengibre

No Tenda Atacado, você encontra tudo para fazer o seu filé de merluza!

O filé de merluza é um alimento saudável e saboroso, e o melhor: fácil de preparar! Pode fazer parte de qualquer tipo de cardápio e ser consumido por pessoas de todas as idades.

No Tenda Atacado, você encontra o filé congelado e todos os outros ingredientes necessários para executar as receitas supersaudáveis e deliciosas. Acesse o site e confira os melhores preços para preparar a refeição mais especial para você e a sua família.

vitoria

Recent Posts

Como lavar casaco de inverno de uma maneira simples e eficaz

Você sabe como lavar casaco de inverno? É preciso ter alguns cuidados na hora de…

18 horas ago

O que é sustentabilidade ambiental?

O significado de sustentabilidade ambiental às vezes se confunde com o de preservação da natureza.…

18 horas ago

O que é tijolo ecológico e quais são as vantagens de usá-lo na sua construção

Preservar o meio ambiente é a única forma de garantir um futuro melhor para as…

4 dias ago

Sustentabilidade em casa: 8 dicas para ser mais sustentável no seu lar

Sabia que pequenas ações do seu dia a dia podem gerar um grande impacto ambiental?…

4 dias ago

Temas de mesversário de bebê: confira 10 ideias originais

Ainda que, para algumas pessoas, comemorar mesversário de bebê não faça muito sentido, para muitos,…

5 dias ago

Pode passar talco na assadura do bebê? Descubra agora!

Você já se perguntou se pode passar talco na assadura do bebê? Essa situação tão…

6 dias ago