Receitas

Caldo verde: uma delícia com tempero brasileiro

O caldo verde tem um sabor inconfundível e é uma receita simples de fazer. Caso você ainda não tenha provado, vai ficar com muita vontade de comer esse prato agora. Com um cheirinho especial, que convida você a saboreá-lo, ele está sempre presente no cardápio de restaurantes e padarias que costumam servir sopas.

Existem muitas variações, como caldo verde com batata, com mandioca etc., todos com aquele gostinho de quero mais. Então, o que você acha de saber mais sobre a origem dessa delícia? Acompanhe esse artigo para saber mais sobre o assunto e ainda aprender uma receita saborosa.

A origem do caldo verde

As receitas de caldo verde começaram a aparecer no século XV, do outro lado do oceano, em Portugal. O prato, originalmente uma sopa de couve-galega, acabou sendo espalhado pelos países em que o povo português passou. Por isso, o caldo criou raízes em terras brasileiras.

A história diz que a receita de caldo verde tradicional foi uma alternativa criada por lavradores. Eles fizeram uma mistura com os ingredientes que eram encontrados com mais fartura na lavoura, e foi assim que o costume de saborear esse caldo atravessou os séculos e faz sucesso até hoje.

As adaptações do caldo verde no Brasil

Em terras europeias, o prato era geralmente servido com broa de milho e essa tradição foi adaptada no Brasil. A broa foi trocada pelo pão e pelas torradas. Esses dois alimentos estão sempre acompanhando uma boa receita de caldo aqui na nossa terra.

Outra maneira que nós encontramos para mudar o jeito de como fazer caldo verde foi trocando um ingrediente. Os portugueses acrescentam o chouriço no momento em que vão servir a sopa, enquanto aqui nos acostumamos a deixar a linguiça cozinhando no meio dela. Fica ainda mais saborosa, não é mesmo?

Mandioca

Seja mandioca, macaxeira, aipim ou como você conhece esse alimento, uma coisa não podemos negar: cai muito bem com um caldinho. Os botecos mais tradicionais costumam adicionar essa raiz no prato. As receitas com ela costumam ser as mais pedidas pelo público.

Você nunca experimentou esse sabor? Então está na hora de provar. O caldo verde cremoso é preparado com mandioca. Há também a possibilidade de adicionar a prima dela, a mandioquinha, que acentua mais o sabor e a cremosidade fica ainda maior.

Bacon e outros temperos

Como você pôde ver, a criatividade brasileira aparece até na questão gastronômica e a gama de temperos que estão disponíveis em nosso país colabora para isso. Para dar mais um exemplo dessa variação, podemos citar o uso do bacon na preparação do caldo.

A característica defumada dessa carne colabora e muito para acentuar o sabor da sopa. Além disso, existem pessoas que gostam de uma refeição mais apimentada, motivo pelo qual a pimenta também é uma das queridinhas dos amantes do gosto picante.

Versão vegetariana

Como o caldo verde com mandioca evoluiu, ele também se tornou mais democrático ao longo dos anos. Por isso, é possível encontrar adaptações da receita para quem não consome carne.

Mas engana-se quem pensa que o caldinho fica sem gosto. As receitas sem carne acabam sendo bem alternativas. Alguns usam queijos e até cogumelos frescos, o que transforma a sopa em algo muito gostoso.

Hora de aprender uma receita de caldo verde

Conhecer a história e as origens desse prato tradicional é muito bom, mas melhor ainda é degustá-lo. Então, se nesse tempo de leitura você se perguntou como faz caldo verde na prática, é hora de aprender! Atenção para a lista de ingredientes:

  • 1 kg de mandioca;
  • 1 1/2 linguiça calabresa em fatias finas;
  • 3 colheres (sopa) de azeite;
  • 100 g de bacon em cubos pequenos;
  • 1 cebola pequena bem fatiada;
  • 3 dentes de alho triturados ou amassados;
  • 1/2 tomate sem semente em cubos pequenos;
  • 1 maço de couve mineira cortado em fatias finas;
  • cheiro-verde picado a gosto;
  • 1 1/2 L de água;
  • sal a gosto;
  • páprica picante a gosto.

Modo de preparo

Essa é uma receita superfácil de preparar e fica pronta em cerca de 60 minutos. Com as quantidades indicadas acima, você serve até oito pessoas. Vamos começar a preparar esse delicioso prato?

Comece cozinhando a mandioca em 1 1/2 L de água. A ideia é que você deixe em cozimento até ela ficar macia. Depois, corte-a ao meio e remova a fibra. Em seguida, bata no liquidificador com a água do cozimento e reserve.

Agora, pegue uma panela grande para refogar o bacon e a linguiça no azeite. Na sequência, acrescente a cebola e o alho. Então, continue mexendo até que o alho fique frito.

Junte agora o tomate e a páprica ao refogado e coloque sal a gosto. Em seguida, acrescente a couve e mexa a mistura por cerca de três minutos. Por fim, basta acrescentar o cheiro-verde picado.

Quer fazer a receita? Compre todos os ingredientes no Tenda!

Você viu que essa receita é uma opção deliciosa e fácil de fazer? Caso você esteja com água na boca, não perca tempo. No Tenda Atacado, você encontra todos os ingredientes para fazer essa delícia e muito mais! Aproveite!

Natalia.Gearseo

Recent Posts

Como lavar roupa preta? Aprenda a evitar manchas e desbotamento

Você sabe como lavar roupa preta da maneira correta? Dependendo da forma como você higieniza…

3 dias ago

Descubra como higienizar alimentos corretamente

Higienizar alimentos corretamente antes do consumo é fundamental para remover a sujeira e os microorganismos…

5 dias ago

Entenda qual é a diferença entre ROI e ROAS

Quem tem um negócio próprio precisa usar vários indicadores para verificar a saúde financeira da…

5 dias ago

Como lavar casaco de inverno de uma maneira simples e eficaz

Você sabe como lavar casaco de inverno? É preciso ter alguns cuidados na hora de…

6 dias ago

O que é sustentabilidade ambiental?

O significado de sustentabilidade ambiental às vezes se confunde com o de preservação da natureza.…

6 dias ago

O que é tijolo ecológico e quais são as vantagens de usá-lo na sua construção

Preservar o meio ambiente é a única forma de garantir um futuro melhor para as…

1 semana ago