A entrega a domicílio é uma experiência prática para clientes modernos. Essa modalidade é uma das mais populares entre negócios e consumidores: traz satisfação ao cliente e ajuda as empresas a conquistar e fidelizar um público maior.
A possibilidade de uma loja ou restaurante fazer entrega em domicílio – atividade também conhecida como delivery – aumenta suas chances de vender mais. Afinal, é uma forma de você ampliar o alcance do seu público, chegando a pessoas que talvez não estivessem dispostas a ir ao estabelecimento físico.
De acordo com a Kantar, empresa de pesquisas e consultoria, a modalidade delivery de comida cresceu no Brasil: passou de 80% em 2020 para 89% em 2022. Portanto, a entrega a domicílio feita pelos estabelecimentos pode ser vista como um fator essencial para a conquista do mercado.
Atualmente, com a rotina corrida de muitas pessoas, falta tempo para cozinhar em casa. Assim, cada vez mais os consumidores pedem comida para entrega a domicílio. O delivery faz com que ganhem tempo, praticidade e conveniência.
Além disso, há outros fatores que promovem essa modalidade de entrega entre os consumidores, como:
Já deu para perceber que oferecer o serviço de entrega a domicílio não é apenas um diferencial, mas uma necessidade para o negócio se manter competitivo e ativo no mercado, não é mesmo? A seguir, veja outras vantagens do delivery:
Contar com o delivery é vantajoso, mas requer bastante planejamento e estratégias empresariais. Veja algumas das principais estratégias para seu estabelecimento alcançar o sucesso com entregas em casa.
Os estabelecimentos podem fazer atendimento físico e online ou se enquadrarem na categoria dark kitchens. Esta categoria se refere a restaurantes que funcionam apenas para delivery, sem atendimento em balcão ou salão.
Definir o seu tipo de restaurante é importante para traçar suas estratégias. Dark kitchens precisam investir fortemente em marketing e no mundo digital, já que não há um local para que os clientes as conheçam. Já os restaurantes que trabalham com as duas modalidades precisam mapear os processos das duas experiências.
É necessário planejar o serviço de entrega. Os pedidos serão feitos em um aplicativo, no site do próprio restaurante ou em ambos? Além disso, as entregas serão feitas por prestadores de serviço contratados diretamente pelos restaurantes ou por prestadores disponíveis nos aplicativos tradicionais?
Qual será o orçamento para investir na contratação desse serviço e na tecnologia? Há necessidade de contratar novos funcionários para se dedicarem exclusivamente aos pedidos online?
Qual será a área de atendimento das entregas? Esse fator influencia na taxa de entrega a ser cobrada do consumidor e a gestão do trabalho do prestador de serviços, neste caso, o motoboy.
Quando um restaurante deseja entregar refeições a domicílio, todas essas questões e mais outras precisam estar na ponta do lápis. Afinal, elas representam custos e gestão.
Possibilitar os pedidos online ou por telefone para entrega a domicílio gera mais necessidade de gestão de estoque. A quantidade de vendas aumenta e isso requer alguns outros cuidados, como melhores formas de embalagem para a comida.
Por exemplo, a entrega de pão a domicílio pode criar uma cadência maior de pedidos por um cliente que se acostuma a receber os pães fresquinhos em casa. Assim, aumenta-se a compra dos ingredientes nos fornecedores da padaria e há a necessidade de gerir melhor esses insumos.
Não basta dizer “fazemos entregas a domicílio” se a experiência de entrega não for satisfatória. Por se tratar de comida, é necessário ter extremo cuidado com as condições de entrega e a qualidade do produto.
Para isso, é preciso contar com boas embalagens que protejam o prato. Além disso, os prestadores de serviços devem ser treinados para zelar pelas boas condições dos pacotes.
A fim de melhorar a experiência do cliente, é importante entregar a compra com qualidade e inovação. Por exemplo, você pode usar embalagens personalizadas e que tenham a ver com a identidade da marca.
Investir em marketing é crucial para que as pessoas saibam que o restaurante oferece o serviço de delivery com qualidade e segurança. Portanto, é necessário fazer essa divulgação para os clientes atuais e o público geral.
O marketing pode ser físico ou digital. Neste caso, uma possibilidade é usar as redes sociais para tornar o estabelecimento mais conhecido. Incentive o uso do serviço e promova-o com boas fotos e textos que apresentem a modalidade com entusiasmo e confiança.
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