Estratégias para implementar a entrega a domicílio no seu negócio

Tenda, Postado em 25 de setembro de 2023 | 3 min de leitura
entrega a domicilio mulher assinando recebimento de produto

A entrega a domicílio, também conhecida como delivery, é prática para clientes modernos. Essa modalidade é uma das mais populares entre negócios e consumidores por trazer satisfação aos clientes e ajudar as empresas a conquistarem um público maior.

Ao fazer entrega em domicílio, uma loja ou um restaurante aumenta as chances de vender mais. Afinal, é uma forma de ampliar o alcance do público, chegando a pessoas que talvez não estivessem dispostas a ir ao estabelecimento físico.

Com a chegada de plataformas especializadas nesse processo, não fazer esse tipo de entrega é arriscar o crescimento do negócio. Então, é natural que surjam dúvidas sobre como fazer entrega pelo iFood, por exemplo, para manter a competitividade.

De acordo com Kantar, empresa de pesquisa e consultoria, a modalidade delivery de comida cresceu no Brasil: passou de 80% em 2020 para 89% em 2022. A entrega a domicílio feita pelos estabelecimentos já é um fator essencial para o mercado.

Por que as pessoas pedem comida por delivery?

Atualmente, com a rotina corrida, falta tempo para cozinhar em casa. Por isso, os consumidores pedem comida para entrega a domicílio. O delivery faz com que eles ganhem tempo, praticidade e conveniência.

Outros fatores promovem essa modalidade de entrega:

  • desejo de experimentar um prato diferente, que não seria possível preparar em casa devido à falta de ingredientes ou ao processo complexo;
  • impossibilidade de sair de casa para comer ou comprar itens no supermercado;
  • estímulos criados pelos aplicativos de comida, que dão o gatilho do desejo para o consumidor fazer o pedido.

Vantagens do serviço de delivery para restaurantes e bares

Oferecer o serviço de entrega a domicílio não é um diferencial, mas uma necessidade para o seu negócio continuar competitivo e ativo no mercado. Veja outras vantagens do delivery em casa:

  • ter mais de um canal de vendas aumenta o número de pedidos realizados;
  • aparecer em aplicativos e bags dos motoboys pela cidade aumenta o conhecimento e a visibilidade da marca;
  • receber algo em casa é muito conveniente e prático, aumentando a satisfação do cliente;
  • registrar pedidos on-line permite armazenar informações importantes sobre os clientes, como endereço, comida ou bebida favorita. Com esses dados, você pode traçar perfis e direcionar suas ações de marketing e venda.

Estratégias para fazer entrega a domicílio com sucesso

Contar com o delivery é vantajoso, mas requer planejamento e estratégias empresariais. Veja as principais estratégias para seu estabelecimento alcançar o sucesso com as entregas em casa.

entrega a domicilio interna

Tipo do estabelecimento

Os estabelecimentos podem atender fisicamente, on-line ou como dark kitchens. Essa categoria se refere a restaurantes que funcionam apenas para delivery, sem balcão ou salão. 

Definir o tipo do seu restaurante é importante para traçar estratégias. Dark kitchens precisam investir em marketing digital, já que não têm um local para os clientes conhecerem. 

Já os restaurantes que trabalham com as duas modalidades precisam mapear os processos das duas experiências. Assim, é possível avaliar como abrir um delivery com pouco dinheiro, mas é preciso atenção e estratégia para desenvolver o negócio no melhor formato para o crescimento.

Planejamento

É necessário planejar o serviço de entrega. Os pedidos serão feitos em um aplicativo, no site do próprio restaurante ou em ambos? As entregas serão feitas por prestadores de serviço contratados diretamente pelos restaurantes ou colaboradores dos aplicativos tradicionais?

Qual será o orçamento para investir na contratação e na tecnologia desse serviço? Há necessidade de contratar novos funcionários para os pedidos on-line? No caso do estabelecimento não ser um restaurante, o delivery em casa precisa de alvará? Qual será a área de atendimento das entregas? 

Esses fatores influenciam o negócio e a taxa de entrega cobrada do consumidor, assim como a gestão do trabalho dos prestadores de serviços. Quando um restaurante deseja entregar refeições a domicílio, todas essas questões precisam estar em foco. 

Gestão de estoque 

Possibilitar pedidos on-line ou por telefone para entrega a domicílio gera mais necessidade de gestão de estoque. A quantidade de vendas aumenta e requer alguns cuidados, como melhores formas de embalagem para a comida. 

A entrega de pão a domicílio pode gerar mais pedidos pelos clientes. Assim, também aumenta a compra dos ingredientes nos fornecedores da padaria e há a necessidade de gerir melhor esses insumos. 

Qualidade da entrega

Não basta dizer que o seu negócio faz entregas a domicílio se a experiência não for satisfatória. O transporte de comida precisa de boas embalagens. Os prestadores de serviços devem ser treinados para zelar pelas boas condições dos pacotes.

Para melhorar a experiência do cliente, é importante entregar a compra com qualidade e inovação. Você pode usar embalagens personalizadas e que tenham a ver com a identidade da marca.

Marketing

Investir em marketing é crucial para as pessoas saberem que o restaurante oferece o serviço de delivery com qualidade e segurança. 

A divulgação pode ser física ou digital. Uma possibilidade é usar as redes sociais para tornar o estabelecimento mais conhecido. Incentive o uso do serviço e promova-o com boas fotos.

O Tenda Atacado também entrega a domicílio

Se você precisa fazer compras sem sair de casa, saiba que o Tenda Atacado também entrega a domicílio. No e-commerce, você encontra os melhores produtos com facilidade e promoções. Encha seu carrinho e receba tudo em poucos cliques.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP