Como implantar a entrega a domicílio no seu negócio

Tenda, Postado em 3 de fevereiro de 2022 | 3 min de leitura

Quem nunca teve aquela preguiça de sair de casa e pediu algum serviço que tinha entrega a domicílio, não é mesmo? Essa opção acaba sendo muito prática para o consumidor e pode abrir portas para os negócios, independentemente do tamanho que ele tenha. 

Esse serviço está disponível em diversas áreas, inclusive no Tenda Atacado. O delivery do Tenda deixa as suas compras na porta da sua casa ou empresa, proporcionando mais praticidade e agilidade para o seu dia a dia. Venha aproveitar essa e diversas outras vantagens. 

Como funciona a entrega a domicílio 

Talvez você já tenha se perguntado o que é delivery. Nada mais é do que a entrega a domicílio, que permite que um produto chegue até o cliente sem que este tenha que se locomover. Esse método de negócio ganhou popularidade nos últimos anos e reúne cada vez mais adeptos. 

O serviço de entrega — de alimentos, utensílios, produtos e até vestimentas — acaba sendo muito atraente para o consumidor, uma vez que não é necessário nada além de alguns cliques no celular ou computador para ter o produto em casa depois de algum tempo. 

Os aplicativos de entrega popularizaram esse sistema e também são ótimas opções para pequenos negócios que querem implantar a entrega a domicílio, mas não sabem por onde começar. 

Benefícios da entrega a domicílio 

Agora você já está familiarizado com o conceito de entrega a domicílio, mas talvez não esteja convencido de que é um bom sistema de negócio para a sua loja. Então, vamos conhecer algumas das vantagens. 

Maior faturamento 

O sistema de entrega a domicílio é uma ótima maneira de aumentar o seu faturamento, já que você estará disponível para uma nova clientela que muitas vezes não teria acesso ao seu estabelecimento. 

Além disso, esse aumento de faturamento não necessita de uma reforma no espaço para ampliação ou de mais funcionários para o atendimento presencial. Sendo assim, as vendas sobem sem ter qualquer gasto de infraestrutura para recebimento de mais clientes. 

Melhor atendimento e comodidade 

Do mesmo jeito que você consegue aumentar a sua clientela quando implanta um sistema de entrega a domicílio, também oferece um novo tipo de atendimento para os seus clientes — o que deixa o seu negócio mais completo e atraente. 

Outro ponto adicionado é a comodidade, afinal nem todo mundo consegue ou quer ir até uma loja, como de alimentos e de utensílios, comprar o que precisa. A praticidade oferecida pelo sistema delivery é muito bem vista pelos clientes.

Entregador deixando a sacola de compras com verduras e legumes na casa do cliente.

Na hora de implantar um sistema delivery 

Antes mesmo de saber como fazer delivery, é necessário que alguns pontos sejam avaliados para entender se esse sistema é mesmo um bom negócio para a sua loja. O primeiro deles é analisar o seu perfil de cliente e descobrir se eles gostariam de receber os produtos em casa. 

Depois de ter as respostas dessa pesquisa, analise a região de entrega e veja se é adequada para delivery. Anote as dificuldades que você terá que enfrentar e coloque na balança para averiguar se vale a pena. 

Por último, mas não menos importante, confira os sistemas oferecidos pelos seus concorrentes. Observe se implantar um serviço de entrega a domicílio será um diferencial para o seu negócio e para os seus clientes. 

Custos e modificações 

Se você decidiu que o sistema de entrega a domicílio vai ser positivo para o seu negócio, o próximo passo é calcular os custos. Na hora de entender como montar um delivery, é necessário analisar o que você já tem e o que precisará mudar. 

Às vezes, será preciso providenciar a reorganização dos funcionários ou da cozinha, talvez seja necessária a compra de veículos ou a contratação de software para cadastro dos clientes. Vamos ver alguns pontos importantes na hora de preparar a sua entrega a domicílio:

  • tenha um sistema de cadastro para os clientes;
  • prepare roteiros de entrega;
  • planeje uma equipe para preparo e entrega dos pedidos;
  • procure as melhores embalagens para o seu tipo de produto;
  • pesquise se é mais viável terceirizar a sua entrega por meio de aplicativos.

Planeje o marketing e expanda o seu negócio

Por último, depois de ter todos os detalhes do seu sistema de entrega a domicílio resolvidos, é hora de planejar a parte de marketing. Os meios de comunicação escolhidos são essenciais para que o negócio alcance o tipo de cliente certo, que realmente irá adquirir os seus produtos. 

Faça uma pesquisa com os seus clientes e descubra os tipos de comunicação mais eficazes, como redes sociais, propaganda em embalagens, folhetos, descontos e outros. Planeje o seu plano de ação e comece a juntar as peças para dar vida à nova fase do seu negócio. 

Confira mais dicas de empreendedorismo no Tenda!

A entrega a domicílio é uma ótima maneira de levar os seus produtos a lugares que antes pareciam inalcançáveis; porém, para isso é necessário que você se planeje muito bem e tenha bastante organização em todas as etapas do caminho. Confira alguns organizadores que deixarão o seu espaço pronto para tudo. 

Não deixe de aproveitar as demais dicas de negócios, organização e receitas disponíveis no nosso blog. Aproveite o sistema de delivery do Tenda e receba todas as suas compras onde você quiser.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP