O que é um planejamento financeiro e como realizá-lo

Tenda, Postado em 5 de janeiro de 2022 | 3 min de leitura

Você talvez saiba o que é um planejamento financeiro, mas você sabe como realizar um de maneira prática e eficaz? É necessário ter ciência de como estão as suas finanças para, assim, poder se programar e realizar os seus planos com objetividade e praticidade. 

No Tenda Atacado você encontra todas as ofertas e descontos que irão te auxiliar a ter uma vida financeira organizada. Assim, você consegue economizar para direcionar o seu dinheiro para o que você sempre quis. 

O que é planejamento financeiro 

Primeiramente, vamos entender o que é planejamento financeiro. Ele, que é presente na vida de tantas pessoas, nada mais é que saber planejar todas as suas ações financeiras. 

Isso quer dizer: saber exatamente quanto você ganha, quanto quer gastar este mês, juntar para o mês que vem, etc. Um planejamento sempre tem início quando você mapeia e entende como as suas finanças pessoais funcionam e qual o objetivo de realizar essa organização.

É de extrema importância entender como as suas finanças funcionam para saber como fazer um planejamento financeiro. Isso porque cada pessoa possui um estilo de vida, necessidades e gastos diferentes, sendo necessário que você saiba os seus. 

Além disso, o objetivo do planejamento financeiro é um ponto crucial na hora de começar o seu. Definir qual é o seu resultado desejado, seja este pagar uma dívida, juntar dinheiro ou apenas saber das suas finanças, é um passo importante para ter um planejamento bem sucedido. 

Porque fazer um planejamento financeiro 

Agora que você já sabe o que é, vamos entender a importância do planejamento financeiro para que, assim, você consiga realizar um que aborde todas as áreas de sua vida 

Planejamento Pessoal

Primeiramente, vamos falar sobre a importância de ter um planejamento financeiro pessoal. Ele é voltado para os seus gastos como pessoa, ou seja, tudo que engloba o seu ganhar, gastar e juntar dinheiro. 

Esse tipo de planejamento é essencial para realizar estas. Você consegue ter uma noção maior do valor da sua renda e o quanto você gasta. Assim, você pode direcionar o seu dinheiro para a realização dos seus planos. 

Esse modo de planejamento financeiro pessoal é recomendado para indivíduos solteiros ou para quem quer fazer planos que envolvem mais a si mesmo, já que ele engloba apenas os seus gastos, contas e finanças. 

Planejamento Familiar 

Quando falamos em planejamento financeiro familiar, estamos abordando o mesmo conceito de mapear, porém, em relação a mais de uma pessoa. Por exemplo: em uma casa na qual moram quatro pessoas, o planejamento irá abordar todas elas. 

Ele é importante para garantir que a rotina da casa não seja afetada pela questão financeira, ou seja, para que todas as contas sejam pagas e os gastos com comida sejam calculados. E também para que a família consiga realizar seus objetivos conjuntos, sejam estes mudar de casa ou viajar. 

planejamento financeiro

Como realizar um planejamento financeiro

Você já sabe o que é e qual a importância de um planejamento financeiro. Agora, vamos abordar algumas dicas de como realizá-lo e garantir que as suas finanças estejam sempre em dia.  

Entenda suas finanças e defina objetivos

Como já falado, o primeiro passo para um planejamento financeiro é entender o seu estilo de vida, ou seja, como você gasta e junta a sua renda. Após isso, é necessário traçar metas e objetivos que você deseja cumprir com o auxílio do seu planejamento. 

Você pode realizá-lo utilizando planilhas digitais, listas, blocos de notas, separar um caderno apenas para as suas finanças ou até usar o seu celular. Assim, você consegue mapear todas as suas receitas e gastos. 

Compare preços antes de comprar

Uma dica importante é aprender a comprar, ou seja, não escolher um produto por impulso sem antes conferir seu valor de compra em outras lojas. Assim, você evita gastos desnecessários e começa a economizar dinheiro em todas as áreas da sua vida. 

Para te ajudar nessa missão, lugares como o Atacado Tenda são indicados, principalmente para planejamentos financeiros familiares, já que você consegue pagar menos em produtos de qualidade e garantir quantidades que irão durar mais na sua casa ou comércio. 

Invista o seu dinheiro

Por último, após você aprender a economizar o seu dinheiro, é necessário saber o que fazer com ele. Para que você tenha um rendimento maior, investir é uma ótima opção. Você pode conversar com o seu banco, procurar empresas especializadas ou até buscar dicas na internet. 

Garanta produtos com desconto no Tenda Atacado

Agora que você já sabe o que é, a importância e dicas de como criar um planejamento financeiro eficaz, prático e que se enquadre no seu estilo de vida, não perca tempo! Coloque as mãos na massa e garanta um futuro planejado, com todas as realizações dos seus objetivos, planos e sonhos. 

No Tenda Atacado você encontra diversas opções de produtos com preços incríveis, que não só irão te ajudar a economizar, mas também farão a sua rotina e planejamento financeiro mais completos e práticos. Confira mais dicas de como organizar e otimizar sua vida financeira no nosso blog

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP