Qual é a importância da gestão de estoque?

Tenda, Postado em 31 de agosto de 2022 | 3 min de leitura
Homem segurando um tablet para fazer a gestão de estoque.

A gestão de estoque faz parte da administração eficiente de empresas de diversos segmentos e tamanhos. Ela é a principal etapa para um negócio lucrativo, competitivo, atraente e financeiramente saudável.

Esse tipo de tarefa evita danos, perdas, erros e gastos desnecessários. Além disso, se você deseja que o seu empreendimento sobreviva, saiba que manter uma boa organização no estoque não é uma opção.

O que é gestão de estoque?

Antes de iniciar um negócio, é importante saber o que é gestão de estoque. Essa é uma atividade que organiza os produtos e a capacidade empresarial de monitorar as demandas e as necessidades de novas compras. Neste caso, é preciso haver todo o controle de insumos e armazenamento de mercadorias.

Os objetivos da gestão de estoque priorizam o giro do estoque, evitando que os produtos fiquem com um fluxo de saída baixo, estraguem ou que sejam repostos sem necessidade. Esse tipo de organização entrega um panorama completo sobre as demandas da empresa, ajudando e estruturando os planejamentos futuros.

A gestão de estoque possibilita tomadas de decisões assertivas e previsões de compras no tempo correto. O resultado disso é uma economia financeira maior,  além do auxílio na precificação certa dos produtos e no bom funcionamento de todas as operações da empresa. 

No entanto, essa é uma etapa de administração desafiadora. É preciso descobrir qual seria o método adequado para cada tipo de negócio a fim de evitar erros (como não conseguir dar conta do aumento da demanda, não integrar o setor do estoque com os outros setores e não investir em tecnologia, por exemplo).

Benefícios da gestão de estoque

A importância da gestão de estoque é indiscutível, porque somente ela é capaz de aumentar os resultados da empresa. Essa administração do lucro, dos custos e dos possíveis prejuízos aumenta a competitividade do negócio e mantém as atividades em andamentos gerenciáveis e saudáveis. Alguns benefícios dessa tarefa são:

  • identificar quais mercadorias têm maior ou menor saída;
  • criar promoções assertivas;
  • precificar os produtos adequadamente;
  • otimizar o estoque;
  • controlar os recursos da empresa;
  • ajudar no reabastecimento do estoque;
  • prever e evitar perdas.

Conhecer as contas da sua empresa, seus consumidores, a organização física dos produtos, o fluxo de caixa e as demandas de produção é indispensável. Cuidar do estoque envolve atenção às datas sazonais e às necessidades dos clientes. Inclusive, tudo isso fará com que você entenda se há necessidades ou não de fazer promoções.

É importante ressaltar que a gestão de estoque é algo que deve ser feito em todas as empresas, independentemente do segmento e do tamanho delas. Inclusive, negócios que vendem produtos perecíveis devem ter esse tipo de procedimento como prioridade. 

Homem de avental organizando as caixas do estoque.

Como é feita a gestão de estoque?

Existem ferramentas de gestão de estoque que auxiliam em todo o controle necessário para esse tipo de operação. O primeiro passo é organizar os processos do setor visando deixá-los definidos. Para isso, é importante contar com sistemas de gerenciamento que facilitem uma visão ampla de tudo isso.

O que envolve a gestão de estoque são ordens de compra, emissões de notas fiscais, faturamentos, recebimentos e todas as etapas de compra e venda. Esse acompanhamento vai ajudar sua empresa a entender cada produto, suas sazonalidades e os seus totais de vendas. 

Outra necessidade para a gestão de estoque é categorizar os produtos por ordem de prioridade. Fazendo dessa forma, há garantia de que nada falte nas prateleiras. Isso vai ajudar você a entender frequências de saída, além de auxiliar, também, na projeção de demandas, o que evita pecar pelo excesso.

A gestão de estoque também irá organizar a quantidade de produtos para venda, o prazo de validade de cada um deles e as formas de armazenamento. Além disso, esse procedimento ajudará você a manter fornecedores confiáveis e de bom desempenho, que atendam bem às suas demandas. 

Soluções automatizadas para a gestão de estoque

Como fazer controle de estoque sem uma solução automatizada? Cuidar das informações manualmente é realmente mais complicado. Essa forma aumenta a probabilidade de erros, você pode duplicar informações ou deixar de registrar algo. Além do mais, sem a tecnologia, tudo fica mais cansativo e demanda mais tempo. 

O sistema de gestão operacional é um investimento que possibilita a organização do layout da empresa de forma mais eficiente e visível. Com isso, é possível trabalhar em toda a logística com mais assertividade. Além de você ganhar agilidade, um software de gerenciamento gera relatórios de forma automática.

A tecnologia é capaz de impulsionar as produções. Ela permite compreensão com clareza, reduz falhas humanas e disponibiliza informações em qualquer tempo para os funcionários responsáveis por organizar o estoque. 

O setor de compras, o financeiro e o de estoque, todos são beneficiados por soluções tecnológicas. Inclusive, elas são armazenadas na nuvem, o que deixa os processos ainda mais centralizados para os setores envolvidos.

Reponha o estoque do seu negócio com ajuda do Tenda Atacado!

Os conteúdos do Dicas Tenda são incríveis para quem precisa fazer uma gestão de estoque adequada. Além disso, temos várias outras dicas de empreendedorismo para ajudar você a ter uma empresa bem-sucedida e produtiva em todas as épocas do ano.

Precisa repor o estoque do seu negócio com variedade, economia e no tempo certo? O Tenda Atacado é perfeito para isso! Suas compras podem ser feitas do conforto do seu local de trabalho, e você pode recebê-las super-rápido.  Se preferir, pode retirar seu pedido em uma das nossas unidades. Confira nossas ofertas!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP