Como organizar as contas da empresa em 12 passos fundamentais

Tenda, Postado em 27 de julho de 2022 | 3 min de leitura

O sucesso financeiro de um negócio é medido pela organização empresarial. Não saber como organizar as contas da empresa pode trazer consequências diárias e prejuízos complicados de resolver. 

Apesar da correria e das demandas do dia a dia, os empreendedores precisam aplicar passos essenciais para que uma empresa dure e se mantenha saudável. Neste artigo, separamos 12 passos essenciais visando ao controle financeiro empresarial. Confira!

1 – Não junte a conta pessoal com a conta empresarial

Você não quer viver uma confusão em todo final do mês, não é mesmo? O dinheiro que entra na sua empresa não é um salário, ou seja, nem tudo o que entra deve ser utilizado para suas questões pessoais. É por isso que separar as finanças pessoais das jurídicas é o passo mais importante para a organização das contas. 

Inclusive, essas retiradas devem ser programadas, e isso se chama pró-labore. Não esqueça: a fim de evitar falhas no fluxo de caixa financeiro, deixe a sua conta pessoal separada das contas da empresa, ok?

2 – Crie um planejamento orçamentário

Uma das primeiras etapas para ter como organizar as contas da empresa com assertividade é planejar suas decisões empresariais futuras. O planejamento orçamentário vai detalhar sua receita e dará um norte quanto às estratégias de negócio. Você conseguirá, então, otimizar recursos e manter as contas no saldo positivo. 

Criar um planejamento orçamentário não é uma regra, no entanto, com ele, os empreendimentos conseguem estruturar melhor o setor financeiro. Isso porque saber quanto você pode gastar anualmente ajuda a definir focos e objetivos para as finanças da empresa.

3 – Registre o fluxo de caixa financeiro

Quer aprender como evitar dívidas? Saiba que registrar o que entra e sai no caixa é importante para o acompanhamento financeiro saudável da sua empresa. Seja pagamento de clientes, fornecedores ou investimentos, tudo deve ser apontado. 

É o fluxo de caixa que mede se a empresa está crescendo ou não. Fazer todos os registros garantirá que seu negócio cumpra as obrigações sem dever a ninguém e sem quebrar.

4 – Organize seu capital de giro

Depois de organizar o fluxo de caixa financeiro, você precisa saber qual é o capital de giro ideal que fará sua empresa continuar crescendo. É importante que seu negócio se mantenha sem dívidas, por isso ter uma reserva vai ser necessário para que você cumpra seus compromissos de forma organizada a cada novo mês.

5 – Tenha atenção com os prazos de pagamentos

Não tem como organizar as contas da empresa sem disciplina com os prazos de pagamento. Defina o que precisa ser pago a curto, médio e longo prazo. Saiba detalhes sobre o vencimento das contas e evite juros.

6 – Entenda seus custos, suas despesas e receitas

Custos são todos os gastos essenciais para o negócio, podendo ser variáveis ou fixos, por exemplo: salários, equipamentos, produtos revendidos, manutenções. Despesas são gastos necessários para o andamento da empresa, por exemplo: materiais, impostos, aluguel do espaço. 

Mãos de duas pessoas segurando canetas próximas a folhas de papel com contas empresariais.

Já a receita diz respeito ao dinheiro que entra na empresa (entradas, mercadorias, investimentos, pagamentos atrasados — juros —, enfim). Entender essas diferenças é importante para que o relatório contábil seja preenchido corretamente. Para boas avaliações do seu negócio, acompanhe esses números de perto.

7 – Trabalhe com controle de estoque

O controle de estoque evita excessos, perdas e compras desnecessárias. Além disso, ele organiza informações sobre produtos furtados, vencidos e próximos de vencer. Softwares de gestão são muito úteis nesse caso, eles gerenciam o estoque aumentando as vendas e organizando a loja física.

8 – Utilize a tecnologia para arquivar as documentações e automatizar processos

Você já ouviu falar em planilhas de gestão financeira? Elas são muito úteis no processo de organizar as contas da empresa, pois estruturam as informações em visões detalhadas.

Apostar no uso de um sistema automatizado de gestão é ideal, porque agiliza processos, facilita a busca de dados, reduz perdas e elimina trabalhos manuais. Inclusive, você também pode utilizar pastas em drives para organizações on-line e para facilitar as atividades de todo o seu time.

9 – Faça um bom gerenciamento dos seus fornecedores

Não há como organizar as contas da empresa sem um bom gerenciamento de fornecedores. Esse trabalho exige atenção, especialmente se os fornecedores forem muitos. 

Isso porque pensar na qualidade dos itens e na entrega dentro do prazo é muito importante para a satisfação do cliente final, bem como para os relacionamentos com os profissionais envolvidos no negócio. Selecione parceiros responsáveis a partir de uma pesquisa adequada e uma análise completa de cada um deles.

10 – Faça um acompanhamento diário do seu negócio

É impossível pensar em gestão financeira de empresa e não ter um acompanhamento diário do negócio. Você precisa conhecer os processos internos na palma da sua mão — ou, pelo menos, contar com profissionais que passem informações sobre isso com competência e disciplina.

11 – Busque ajuda especializada 

Contar com o auxílio de um especialista de confiança para saber como organizar as contas da empresa possibilita identificar possíveis erros, além de ser possível ampliar seu negócio (e tirar dúvidas sempre que necessário!).

12 – Calcule seu lucro

Por último, mas não menos importante, lucro não é tudo o que entra, é o que sobra das despesas, vendas, dos pagamentos e custos. É importante que você conheça suas despesas fixas e variáveis para, assim, calcular seu lucro corretamente e saber quais direções tomar em seu negócio. 

Conheça mais dicas para empresas através do Tenda!

Agora você já sabe quais são os principais passos para organizar as contas da sua empresa. Aqui, no Dicas Tenda Atacado, temos artigos diversos sobre o mundo dos negócios. Inclusive, em nosso site, você também pode encontrar produtos de papelaria que são úteis para o dia a dia empresarial.

 

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP