O que é fluxo de caixa e como fazer um para o seu negócio
Para que o seu negócio seja competitivo e lucrativo, é necessário controlar bem as finanças da empresa. Sendo assim, é importante que você saiba que uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é criando um fluxo de caixa para a companhia.
O fluxo de caixa é um mecanismo de controle financeiro que pode ser usado por companhias de todos os portes e setores. Portanto, se você é um empreendedor ou sonha em ter o seu próprio negócio, continue lendo este artigo para descobrir como implementar essa ferramenta na sua empresa.
O que é fluxo de caixa?
Fluxo de caixa nada mais é do que um mecanismo que registra todas as entradas e saídas de recursos financeiros de uma empresa em um determinado período, como a cada semana ou mês.
Geralmente, as entradas correspondem aos valores que a empresa obtém com a venda de produtos ou serviços. Já as saídas, na maioria das vezes, se referem aos pagamentos que a companhia precisa fazer para fornecedores e funcionários. Elas também incluem o pagamento de contas como aluguel e energia elétrica.
Quais são os principais tipos de fluxo de caixa?
Agora que mostramos o que é fluxo de caixa, vale a pena dizer que esse mecanismo pode ser dividido em diferentes categorias. Quem quer fazer um controle financeiro eficiente precisa conhecer cada uma delas.
O fluxo de caixa operacional é o tipo mais comum. Nele, são registradas todas as entradas e saídas correspondentes à atividade principal da empresa. Há também o fluxo de caixa financeiro, que leva em consideração os investimentos realizados pela organização.
Existe ainda o modelo projetado, que considera os dados do fluxo de caixa operacional para projetar receitas e pagamentos futuros. Outro tipo de controle de caixa é o indireto, que considera os lucros e prejuízos mostrados no Balanço Patrimonial para mostrar como estão as finanças da empresa em um período.
Qual é a importância do fluxo de caixa?
O fluxo de caixa possibilita que os gestores da empresa acompanhem de perto a saúde financeira do negócio e saibam com antecedência se a companhia terá condições de arcar com as obrigações financeiras que ela possui.
Além disso, com esse controle financeiro, será possível fazer um planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo. Isso permite que a sua empresa faça bons investimentos e consiga aproveitar novas oportunidades de negócio.
Como criar um fluxo de caixa?
Existem diferentes formas de fazer uma gestão de fluxo de caixa. Ela pode ser feita isso em um caderno, uma planilha ou até mesmo um software desenvolvido exclusivamente para essa finalidade.
Independente da maneira escolhida para fazer o seu fluxo de caixa, é fundamental registrar todas as entradas e saídas das contas empresariais. Além disso, também vale a pena categorizar as despesas do seu negócio. Algumas dessas categorias podem ser:
- pagamentos de salários;
- pagamentos de fornecedores;
- custos com aluguéis;
- pagamentos de contas fixas (luz, água, gás);
- gastos com transporte.
Ao fazer essa categorização, você sabe exatamente como as receitas da sua empresa estão sendo empregadas. Assim, é possível identificar oportunidades para cortar custos ou investir melhor a receita da sua companhia.
Com qual frequência o fluxo de caixa precisa ser atualizado?
Para que o fluxo de caixa seja realmente uma ferramenta de controle financeiro eficaz, ele precisa ser atualizado periodicamente. Essa atualização pode ser diária, semanal, quinzenal ou mensal, dependendo necessidades do seu negócio.
Para uma companhia de grande porte, por exemplo, pode ser interessante atualizar essa ferramenta diariamente. Afinal, empresas desse tipo costumam fazer um grande número de vendas todos os dias.
Já empresas de médio ou pequeno porte podem fazer essa atualização quinzenalmente ou mensalmente. Isso porque o volume de negócios realizados é menor.
Independente da frequência escolhida para registrar as entradas e saídas do caixa da sua empresa, é fundamental manter esses dados sempre atualizados. Se as informações estiverem desatualizadas, os gestores podem acabar tomando decisões erradas por desconhecerem o real estado das contas da companhia.
Quais são os principais erros na hora de fazer um fluxo de caixa?
Agora você já sabe qual é a importância do fluxo de caixa para empresas. Sendo assim, é importante saber também quais são os principais erros que os empreendedores e gestores cometem na hora de fazer esse controle financeiro. Afinal, eles podem atrapalhar bastante a gestão de contas da companhia. São eles:
- não atualizar os dados com frequência;
- não registrar todas as despesas, por considerar que algumas são supérfluas;
- considerar receitas extraordinárias como recorrentes, como o pagamento recebido pelo aluguel de algum maquinário.
No blog do Tenda Atacado, você encontra conteúdos sobre negócios e empreendedorismo
Agora que você já sabe o que é fluxo de caixa, vai poder organizar as finanças da sua empresa de uma maneira muito mais eficiente. Se você quer ter um negócio lucrativo e competitivo, continue no blog do Tenda Atacado e confira todos os nossos conteúdos sobre empreendedorismo e gestão financeira.