O que é plano de negócio e para que serve?
Quem já é um empreendedor ou está pensando em abrir a própria empresa, precisa saber o que é plano de negócio, para que ele serve e como elaborar esse documento. Ele é essencial para as organizações de todos os portes e setores.
O plano de negócios é tão importante que alguns bancos só concedem empréstimos para uma empresa após avaliarem esse documento. Sendo assim, continue a leitura para saber como formular o seu planejamento.
O que é um plano de negócios?
O plano de negócios é um documento que mostra de maneira clara e detalhada o propósito da sua empresa. Nele, você deixa claro o público-alvo que ela deseja atingir e as ações que devem ser tomadas para que seja lucrativa.
Esse documento deve ser elaborado por todos os empreendedores que desejam abrir o próprio negócio. Empresários e gestores também precisam ter um em mãos se quiserem ampliar suas empresas ou atingir novos mercados.
No plano de negócios, estão descritos todos os objetivos da empresa, além de um estudo sobre o mercado no qual a organização está inserida. Nesse documento, também devem estar descritos os principais riscos relacionados ao empreendimento.
Qual é a importância de fazer um plano de negócio?
Agora que mostramos o que é plano de negócio, vamos esclarecer qual é a importância de elaborar um documento desse tipo. Ao realizar esse planejamento, você saberá exatamente o que precisa ser feito para que a sua empresa possa ser competitiva e lucrativa.
Além disso, com a elaboração de plano de negócio, será possível mensurar os riscos do empreendimento. Dessa forma, você consegue criar estratégias para que a sua empresa enfrente essas ameaças.
Outro benefício de montar um plano de negócios é que, por meio desse documento, será possível fazer uma previsão de faturamento mais exata. Isso é muito útil na hora em que a sua empresa for captar recursos financeiros e humanos.
Como fazer um plano de negócio?
Quem quer descobrir como fazer um plano de negócios precisa saber que, para elaborar esse planejamento, é necessário fazer um estudo de mercado completo. Somente dessa forma será possível definir o público-alvo da empresa e o melhor mix de produtos que ela pode oferecer.
Além disso, através desse estudo, você consegue identificar as principais fraquezas dos seus concorrentes. Isso pode ajudar a sua empresa a criar estratégias para se diferenciar no mercado.
Na hora de fazer um plano de negócios, é fundamental analisar qual será a quantidade de capital necessária para abrir a empresa ou expandir os negócios. Também não deixar de detalhar como esse dinheiro será alocado na sua companhia.
Business Model Canvas
Muitos empreendedores utilizam o Business Model Canvas, que é um quadro de planejamento estratégico com nove blocos. Cada um desses blocos representa uma área de um plano de negócios da empresa.
Sendo assim, o principal intuito do Business Model Canvas é fazer com que os empreendedores e gestores visualizem de forma estratégica a missão da empresa e todas as etapas necessárias para que ela seja lucrativa e eficiente. Os quadros que você vai encontrar nessa ferramenta são:
- parceiros principais;
- atividades-chave;
- recursos principais;
- proposta de valor;
- relacionamento com clientes;
- segmentos de clientes;
- canais de distribuição;
- estrutura de custos;
- fontes de receitas.
Utilizar o Business Model Canvas é um bom ponto de partida para quem já sabe o que é plano de negócio, mas nunca fez um planejamento desse tipo para sua empresa.
O que deve constar em um plano de negócios?
Para elaborar esse documento da forma correta, é essencial que você saiba qual é a estrutura de um plano de negócios. Confira a seguir quais são os tópicos que esse tipo de planejamento precisa apresentar para ser verdadeiramente eficiente.
1. Sumário executivo
No sumário executivo, deve constar a descrição do seu negócio, o mercado no qual ele está inserido e seus principais diferenciais e vantagens competitivas. Também é interessante colocar aqui as projeções de lucro da sua companhia.
2. Análise de mercado
Nesse tópico, devem constar quais são os principais concorrentes da sua empresa e as características do mercado no qual ela está inserida. Não deixe de apontar também as vantagens competitivas das outras companhias.
3. Plano de marketing
Na parte do plano de marketing, você precisa descrever os produtos ofertados e os preços praticados pela sua companhia. Nesse tópico, também deverá constar os canais de distribuição que serão utilizados e as formas de divulgação dos seus produtos.
4. Plano operacional
Nessa seção, deverá constar os processos de produção e o planejamento logístico da sua empresa. Nessa parte do plano de negócios, você também deve informar qual é a regulamentação legal relacionada à companhia.
No Dicas Tenda Atacado, você encontra diversos conteúdos sobre negócios e empreendedorismo
Descobrir o que é plano de negócios é fundamental para quem quer ter uma empresa eficiente e lucrativa. Se você quiser conhecer mais dicas sobre empreendedorismo, confira todos os artigos relacionados ao mundo empresarial no blog do Tenda Atacado.