Saiba qual é a diferença entre faturamento e lucro
Para uma gestão de negócio consciente, é necessário ter o entendimento de todos os aspectos de uma empresa. Assim, as chances de dar problemas e erros nessa parte diminuem. Por isso, é importantíssimo saber qual é a diferença entre faturamento e lucro.
Ainda há empresários que confundem bastante o que é cada termo por conta da similaridade entre os dois. Por isso, é necessário esclarecer as dúvidas demonstrando cada detalhe e particularidade.
Apesar de ambas as ideias estarem relacionadas à entrada de dinheiro em uma empresa, existe a diferença entre faturamento e lucro e, se essas palavras forem interpretadas de forma equivocada, podem gerar alguns problemas para as finanças. Continue a leitura e saiba mais.
O que é faturamento e o que é lucro?
Primeiramente, vamos explicar o que é faturamento. Todo dinheiro que entra no empreendimento, por meio da venda de produtos ou serviços, é considerado o faturamento. Explicando da melhor forma, é a soma dos valores conquistados por meio de atividade comercial.
Então, o que é lucro? Nada mais é do que o faturamento menos as despesas operacionais. No entanto, o lucro pode ser dividido em normal (bruto) e econômico (líquido). O primeiro é a quantia que a empresa necessita para funcionar e o segundo é o que sobra após excluir todas as despesas, inclusive os valores do lucro normal.
Qual é a importância de conhecer essa diferença?
Para administrar uma empresa, é fundamental conhecer qual a diferença entre faturamento e lucro, pois assim você vai conseguir mantê-la saudável e operante financeiramente. Não saber identificar com plenitude o dinheiro que entra pode ser um problema sério, mesmo que haja sucesso em vendas e relacionamento com os clientes.
Além disso, conhecer qual é a diferença entre faturamento e lucro é algo essencial para elaborar um bom planejamento, sendo um passo importantíssimo para garantir o sucesso do negócio, já que é por meio dele que os objetivos que devem ser atingidos e a melhor estratégia a ser utilizada são definidos.
Outros pontos consideráveis são as definições em relação aos novos investimentos que podem ser realizados, a contratação de mais colaboradores e a expansão. É claro que isso serve também para quem ainda vai iniciar um negócio.
Como calcular o faturamento?
Já sabemos o que é cada um dos dois, mas como calcular o faturamento? É mais simples do que você pode imaginar. É necessário somar todos os valores recebidos pelos serviços prestados ou pela venda de produtos durante determinado período.
Exemplificando: suponhamos que você tem uma loja de uma determinada marca de fraldas para bebês. Cada pacote contém 60 unidades e custa R$ 70,00, independentemente do tamanho. Estabelecendo o período de 30 dias, se você vendeu 2.000 pacotes, o seu faturamento é de R$ 140.000,00.
Pontos importantes
Vale destacar que o cálculo do faturamento tem que ser realizado com muita atenção para não ocorrerem erros, pois possíveis equívocos podem fazer com que os impostos pagos sofram distorções e, como consequência, haja algumas penalidades pela Receita Federal.
Outro ponto importante é realizar a projeção do faturamento para facilitar a previsão das despesas, prevendo então, se o valor esperado vai ser o suficiente para dar conta dos gastos. Tenha em vista uma média de quanto a loja gasta para que suas obrigações financeiras estejam alinhadas com os processos.
Cálculo do lucro
Por outro lado, como calcular o lucro? Esse já não é um cálculo tão simples como o do faturamento, pois é necessário ver os gastos realizados e despesas que precisam ser pagas. Então, é necessário ter o suporte de uma equipe de contabilidade de controle total de gastos para ter em mãos alguns dados:
- total gasto com despesas variáveis;
- total gasto com despesas fixas;
- total de vendas;
- custos necessários para a prestação dos serviços aos clientes;
- custos para aquisição ou fabricação dos produtos comercializados.
Estando com os dados, basta aplicar as fórmulas. Para o lucro normal, faça a conta do valor total de receitas — custos variáveis. Já em relação ao lucro econômico, é necessário subtrair o faturamento dos custos variáveis — custos fixos — impostos.
Como isso impacta na empresa?
Esses dois pontos são os responsáveis por indicar o cenário real do negócio. A partir deles é que são adotadas as melhores estratégias administrativas, pensando no crescimento e desenvolvimento do empreendimento.
A partir do entendimento de qual é a diferença entre faturamento e lucro, dá analisar os fatores e estabelecer os objetivos de curto, médio e longo prazos para a empresa com mais consciência. Após isso, é possível saber o que se pode estipular, traçando metas de investimento e crescimento, e sabendo o que esperar financeiramente.
É necessário sempre realizar a análise desses dois itens com muita consciência e responsabilidade. Lembre que um faturamento alto precisa estar sempre alinhado a uma boa lucratividade, pois não adianta estar vendendo muito e lucrando pouco.
Dicas de empreendedorismo com o Tenda Atacado!
Sabendo qual é a diferença entre faturamento e lucro, é possível realizar o controle financeiro e adquirir ações eficientes a fim de se obter resultados positivos no seu negócio. Agora, esse é o momento de você aplicar esses conhecimentos em seu trabalho. Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar nossas dicas sobre empreendedorismo.
Dependendo do empreendimento que você tem, vai ser necessário adquirir ótimos produtos com preços que cabem no seu orçamento. No Tenda Atacado, é possível fazer uma mercearia completa, com itens alimentícios, além de produtos de limpeza e muito mais. Compre no app ou nas lojas físicas!