O que é tijolo ecológico e quais são as vantagens de usá-lo na sua construção
Preservar o meio ambiente é a única forma de garantir um futuro melhor para as próximas gerações. Por isso, é necessário adotar algumas práticas sustentáveis no nosso dia a dia. Entre elas, está a de optar pelo uso do tijolo ecológico nas construções.
Esse tipo de tijolo feito com materiais sustentáveis é até seis vezes mais resistente do que o tijolo comum e pode ser utilizado em diferentes tipos de construções. Contudo, para usar esse material na sua obra, é necessário contar com profissionais especializados.
O que é tijolo ecológico?
Quem se pergunta o que é tijolo ecológico precisa saber que esse termo se refere a um bloco de construção feito de água, terra e cimento. Nesse caso específico, que a proporção do último item é de apenas 10%.
O tijolo ecológico apresenta alguns furos verticais. Eles permitem embutir a estrutura de sustentação e facilitam a passagem dos fios da rede elétrica e da tubulação de água e esgoto.
Existem três tipos de tijolos ecológicos. O primeiro é chamado de padrão, e suas laterais têm chanfros de 6×6 mm e encaixes macho e fêmea arredondados. Há também o meio bloco, que é usado principalmente para finalizar a construção de estruturas como janelas e portas.
O terceiro tipo é o tijolo canaleta, o modelo mais recomendado para se colocar em locais onde haverá a passagem de conduítes elétricos e tubulações. Sendo assim, é possível escolher um tipo de tijolo ideal para cada espaço da sua construção.
Como é feito o tijolo ecológico?
Para fazer o tijolo ecológico, é necessário misturar a água, a terra e o cimento em um recipiente. Depois, é preciso colocar essa mistura em uma prensa hidráulica. Por fim, é feita a cura do tijolo sustentável.
O processo de cura dura 28 dias e, durante esse período, o bloco precisa ser mantido úmido o tempo todo. Por causa desse procedimento, não é necessário queimar a pela para utilizá-la na construção, diferente do que ocorre com o tijolo comum. Portanto, não há emissão de gás carbônico na produção dessa estrutura.
Quais são as vantagens do tijolo ecológico?
Não emitir gás carbônico no processo de produção e ser feito com matérias-primas sustentáveis são apenas algumas das vantagens do tijolo ecológico. Existem ainda outros benefícios de usar essa peça na sua construção.
Uma das principais vantagens do tijolo ecológico é que esse bloco dispensa o uso de argamassa e outros acabamentos, o que pode deixar a sua obra muito mais barata. A escolha dessa peça também pode diminuir o tempo de obra, já que esses tijolos devem ser encaixados uns sobre os outros.
Outro benefício de usar essa peça é que ela oferece um isolamento térmico para a construção, pois os furos presentes no tijolo ecológico fazem a troca de calor entre os ambientes internos e externos. Isso ajuda a controlar a temperatura dos cômodos.
Além disso, ao usar esse tipo de tijolo, a sua obra vai gerar muito menos resíduos, que provavelmente seriam encaminhados para o lixo. Sendo assim, ao usar essa peça, você estará contribuindo para a redução do acúmulo de lixo, que é um problema sério em diversas cidades brasileiras.
Quais são as desvantagens desse material?
Mesmo tendo muitos benefícios, o tijolo ecológico também apresenta algumas desvantagens. Elas devem ser levadas em consideração por quem está pensando em iniciar a construção de um imóvel.
A principal desvantagem é a dificuldade de realizar alterações estruturais no projeto – como aberturas e ampliações – após a finalização da construção. Por isso, é necessário estar com o projeto completo antes de começar a construir.
Outra desvantagem é que pode ser difícil encontrar mão de obra especializada para trabalhar com esse tipo de bloco. Somente pessoas capacitadas podem realizar obras usando o tijolo ecológico. Caso contrário, a segurança da estrutura poderá ficar comprometida.
Quais são os cuidados necessários ao utilizar o tijolo ecológico em uma obra?
Antes de começar uma construção com tijolo ecológico, é necessário tomar alguns cuidados para garantir a segurança da obra e evitar casos de infiltração. Veja a seguir o que deve ser feito antes de começar a usar esse bloco:
- impermeabilização da fundação;
- impermeabilização das partes externas dos tijolos;
- construção de um rodapé externo de 15 cm com argamassa impermeável;
- instalação de rufo ou outro tipo de proteção em construções com telhado.
Você pode deixar o tijolo ecológico exposto ou colocar algum acabamento após a conclusão da obra. Caso tenha usado esse material na área externa, é importante impermeabilizá-lo. Já se esse bloco foi usado em uma área úmida interna, será necessário usar um revestimento cerâmico.
Tenha uma casa sustentável com ajuda do Tenda Atacado
Optar por produtos sustentáveis é uma maneira eficaz de contribuir para a preservação do meio ambiente. Portanto, se possível, dê preferência para o tijolo ecológico quando for realizar alguma construção. Para saber como ter uma vida mais sustentável, continue acompanhando os conteúdos do blog do Tenda Atacado.