Casas ecológicas: uma arquitetura que preserva a natureza
A preocupação com o meio ambiente tem aumentado, fazendo com que o ser humano repense até mesmo a maneira como constrói moradias. Por isso, as casas ecológicas surgiram como opções mais sustentáveis nesse sentido.
Como o objetivo de minimizar o impacto ambiental durante toda sua vida útil, a construção de casas ecológicas envolve práticas e materiais que não agridem o meio ambiente. Isso significa que essas construções se preocupam com eficiência energética, redução da pegada de carbono e conservação de recursos naturais.
Mas as vantagens não acabam por aí! Além de ser uma melhor opção para o mundo, a casa ecológica oferece economia financeira para seus construtores e moradores. Os materiais usados para a construção e manutenção são mais em conta, se comparados a uma construção tradicional.
Construindo uma casa ecológica
Quando se fala em sustentabilidade, é necessário seguir alguns critérios para que a construção se encaixe nesse grupo. Os três principais pontos de interesse são: o ambiental, o social e o econômico. Vale lembrar que o intuito da construção é não impactar os arredores.
Ou seja, ela busca um equilíbrio entre a justiça social, o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental, melhorando a qualidade de vida e proporcionando maior conforto para as pessoas. Para a construção de casas sustentáveis de baixo custo, é necessário pensar em todo o material a ser utilizado, inclusive para o funcionamento geral da casa.
Elas consideram a orientação do Sol e os ventos da região. Além disso, se preocupam com o relevo, o clima e a água do local. Esse modelo de construção utiliza materiais de baixo impacto e evita depender de recursos externos de energia e água, por exemplo.
Materiais sustentáveis
A lista de materiais sustentáveis de uma casa ecológica são vários. Em geral, eles incluem painéis solares para energia renovável, madeira de reflorestamento, tijolos ecológicos, terra, palha seca, argila, barro e até bambu.
As casas com tijolo ecológico, além de manterem temperaturas mais confortáveis no interior, contam com maior isolamento acústico. Dessa forma, a construção abafa os ruídos externos, fazendo com que os ambientes da casa se tornem mais aconchegantes.
É importante considerar também o uso racional desses materiais sustentáveis, evitando desperdício e descarte desnecessário. Por exemplo, é muito importante respeitar o ciclo de vida dos materiais e reutilizá-los sempre que possível.
Reutilização de água da chuva
As casas ecológicas e sustentáveis são baseadas no consumo responsável, inclusive dos recursos da natureza. Por isso, muitas vezes apresentam sistemas de reutilização da água da chuva, como as calhas.
A captação consiste em armazenar a água da chuva com a ajuda de calhas, encanamentos, condutores e cisternas, visando utilizar os recursos hídricos de maneira mais efetiva depois. Essa prática coopera com o paisagismo sustentável, uma vez que essa água pode ser utilizada para regar vasos e jardins, por exemplo.
Paisagismo sustentável
Para quem gosta de jardins e hortas, as casas ecológicas também pensam em um paisagismo que mantém a visão de reutilizar os elementos e respeitar a natureza. Assim, protegem a biodiversidade ao usar vegetação nativa e que se adequa ao clima do local.
Jardins no entorno da casa, ou até mesmo jardins verticais, também auxiliam no conforto térmico dos ambientes internos. Esteticamente, jardins verticais também favorecem a casa, valorizando ainda mais a construção.
Principais benefícios
Além dos benefícios anteriormente citados, as casas ecológicas trazem ainda mais vantagens aos moradores e ao meio ambiente. Veja só essa lista com alguns desses pontos observados:
- economia a longo prazo: com os painéis solares e o reuso de água da chuva, as economias nas contas de água e luz se tornam significativas;
- saúde e bem-estar: os materiais sustentáveis utilizados na construção das casas verdes são menos tóxicos. Isso contribui para a qualidade do ar interno;
- valorização imobiliária: conforme a preocupação com o meio ambiente aumenta, a necessidade de casas ecológicas também cresce. Isso resulta em maior procura por essas construções;
- design a gosto do morador: janelas grandes, portas de madeira ou vidro, as opções de personalização são inúmeras. Mas o importante é que elas se mantenham em harmonia com a natureza.
Tendência global
Ao redor do mundo, os governos têm incentivado a construção de casas ecológicas e promovendo edifícios com energia zero. A Alemanha e os Países Baixos são pioneiros nessa iniciativa.
Os Estados Unidos também já trabalham em prol das casas sustentáveis. Para isso, instituíram os programas de ensino LEED – Leadership in Energy and Environmental Design (Liderança em energia e design ambiental) e BREEAM – Building Research Establishment Environmental Assessment Method (Método de avaliação ambiental para estabelecimento de pesquisa de edifícios).
Construindo um futuro melhor
Optar individualmente por escolhas que defendam o meio ambiente já é um grande passo para alcançar a sustentabilidade e um futuro melhor para todas as gerações que virão. Se construir uma nova moradia já está nos seus planos, por que não pensar em uma casa verde? Invista no conforto da sua família e na sobrevivência do meio ambiente de uma só vez.
Quer saber mais sobre sustentabilidade?
Se você se interessou por essas casas, comece agora mesmo a estudar mais sobre sustentabilidade. No nosso blog, é possível encontrar diversos posts sobre sustentabilidade, construções e ideias incríveis para reutilizar. Veja também matérias sobre fontes de energias renováveis, redução de plástico, tijolo ecológico, descarte consciente de lixo e muito mais!
No Tenda Atacado, você encontra produtos ecológicos e sustentáveis para um novo estilo de vida. Aproveite para fazer as compras pelo site e retirar na loja mais perto de você.