Entenda qual é a diferença entre ROI e ROAS

Tenda, Postado em 30 de abril de 2024 | 3 min de leitura
Mulher de fundo fazendo cálculos e uma pilha de moeda em ordem crescente na frente.

Quem tem um negócio próprio precisa usar vários indicadores para verificar a saúde financeira da empresa e checar se os investimentos realizados estão gerando lucro. Contudo, é comum não entender qual é a função de cada marcador. Neste artigo vamos mostrar qual é a diferença entre ROI e ROAS.

ROI e ROAS são dois indicadores muito utilizados por empresas de todos os portes e segmentos. Sendo assim, é importante saber exatamente o que esses marcadores representam e como calculá-los.

O que é ROI?

Antes de descobrir a diferença entre ROI e ROAS, é importante saber que ROI é a sigla para Return On Investment, que significa Retorno Sobre o Investimento em português. O objetivo dessa métrica é calcular o retorno financeiro obtido pela empresa com um determinado investimento.

Esse indicador financeiro é muito utilizado pelos departamentos de marketing. No entanto, ele pode ser empregado para mensurar qualquer tipo de investimento feito pela empresa, como a compra de maquinário novo ou de recursos para produção.

O que é ROAS?

ROAS é a sigla de Return Of Ads Spend, que significa Retorno Sobre o Investimento em Anúncios. Esse indicador tem como objetivo apontar quanto a empresa lucrou com uma determinada campanha publicitária.

Com esse indicador, é possível saber se os anúncios disseminados trouxeram retorno financeiro para o seu negócio. Para calcular o ROAS, leve em consideração todos os canais utilizados para divulgar as propagandas ou faça um cálculo separado para cada canal.

Por exemplo, imagine que você usou o Google Ads, o Facebook Ads e o Instagram Ads para disseminar seus anúncios. O ROAS pode ser calculado considerando o resultado de todas essas plataformas ou de cada uma delas separadamente.

Calcular o ROAS por plataforma pode ser interessante porque, dessa forma, é possível identificar qual canal trouxe mais retorno financeiro para a empresa. Essa informação provavelmente será muito útil para as suas próximas campanhas de marketing.

Qual é a diferença entre ROI e ROAS?

Está se perguntando qual é a diferença entre ROI e ROAS? O primeiro indicador analisa o retorno sobre o investimento de uma forma geral. Portanto, para realizar esse cálculo, é necessário levar em consideração todos os investimentos do negócio, e não somente os gastos com publicidade.

Já o ROAS considera apenas o investimento feito com publicidade, ou seja, quanto a empresa gastou para divulgar um determinado número de anúncios. Calcular esse indicador é a melhor forma de analisar se os anúncios disseminados estão realmente trazendo lucro para o negócio.

Como calcular o ROAS?

Agora você já sabe o que é ROAS. Chegou a hora de aprender a calcular esse indicador para verificar se a campanha publicitária que a sua empresa fez teve um bom retorno financeiro.

Também está se perguntando como calcular o ROAS? Não se preocupe! Para fazer isso, basta usar a seguinte fórmula: ROAS = (receita obtida com anúncios – custos) / custos da propaganda.

Por exemplo, se a sua empresa obteve uma receita de R$ 5 mil com anúncios e gastou R$ 1 mil para produzir e veicular essas propagandas, o cálculo será: ROAS = (5.000 – 1.000)/1.000. Nesse caso, o seu ROAS foi de 4:1. Isso significa que a cada R$ 1,00 gasto, você ganhou R$ 4,00.

Pilhas de moedas com blocos de madeira em cima formando a palavra ROI.

Como saber se o ROAS é bom?

Após aprender como calcular esse indicador, você provavelmente também quer descobrir qual é o ROAS ideal. Saiba que o Retorno Sobre Investimentos em Anúncios do exemplo anterior (4:1) representa uma campanha de marketing foi bem-sucedida.

Já um ROAS igual ou inferior a 3:1 é um indicativo de que os seus anúncios não tiveram uma boa performance. Ou seja, eles não trouxeram um retorno financeiro significativo para a empresa.

Caso o seu ROAS seja igual ou maior que 5:1, isso é um sinal de que a sua campanha está sendo muito bem-sucedida. Os anúncios veiculados estão trazendo um bom retorno financeiro para a companhia.

Como calcular o ROI?

Saber como calcular o ROI é fundamental para medir o retorno financeiro obtido com os investimentos realizados em diversas áreas do negócio. Para calcular esse indicador, basta usar a seguinte fórmula: ROI = (receita – custos)/custos.

Por exemplo, imagine que a sua receita foi de R$ 5 mil e os seus custos, de R$ 2 mil. Nesse caso, a conta ficaria assim: ROI = (5.000 – 2.000)/2.000. O resultado é ROI = 1,5. Para obter o indicador na forma de porcentagem, basta multiplicar o resultado da conta por 100.

Como saber se o ROI é bom?

Além de descobrir qual é a diferença entre ROI e ROAS, você já aprendeu como calcular esses indicadores. Obviamente, também é importante saber como avaliar se o Retorno Sobre o Investimento foi bom.

O ideal é que o ROI de qualquer empresa seja sempre igual ou maior do que 1. Caso seu indicador seja menor, será necessário fazer algumas mudanças no negócio para conseguir um retorno satisfatório sobre os investimentos realizados.

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Agora que você já sabe qual é a diferença entre ROI e ROAS, vai conseguir avaliar o retorno financeiro que a sua empresa obteve com determinado investimento de forma muito mais estratégica. Para aprender mais sobre negócios e marketing, continue no blog do Tenda Atacado.

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