Saiba o que é gestão financeira empresarial e como aplicá-la em seu negócio
É comum que o aumento das vendas gere dificuldades em um primeiro momento da administração. Por vezes, é preciso contratar especialistas para fazer o que chamamos de gestão financeira empresarial.
Para entender melhor, é possível fazer uma analogia entre o crescimento de uma empresa e a construção de uma casa. Por mais que as paredes sejam erguidas, tudo só permanecerá de pé se a fundação tiver sido bem-feita. Porém, é bom lembrar que a matéria-prima que sustenta uma empresa não é o concreto, mas uma boa gestão!
Por isso, entender o que é gestão financeira empresarial é, sobretudo, firmar as bases do seu negócio para lidar com cada “tijolo” que irá compor o todo. Em outras palavras, significa compreender as bases da sua empresa para depois gerenciar sua estrutura. Para saber como fazer isso, convidamos você a ler este artigo até o fim!
O que é gestão financeira empresarial?
A gestão financeira empresarial para iniciantes pode parecer complexa em um primeiro momento. No entanto, estando ou não sua empresa em um processo de crescimento rápido, em algum momento você precisará elaborar a gestão ou contratar alguém para fazer isso.
Mas você pode estar se perguntando: como fazer a gestão financeira empresarial? Em resumo, ela é apenas um conjunto de ações administrativas para lidar com o planejamento, a análise e o controle dos processos financeiros do negócio. Ou seja, sua função é produzir métodos que ajudarão a gerar mais lucros nas atividades da empresa.
Mesmo não sendo você a pessoa responsável por essa administração, é necessário entender um pouco do assunto, ainda que seja apenas para contratar alguém especialista. Além disso, é bom salientar que, nos casos de gestão financeira em empresas familiares, é preciso separar as despesas do negócio das despesas pessoais.
Quais os pilares da gestão financeira empresarial?
Agora você já tem em mente o que é a gestão financeira empresarial e por que sua aplicação é necessária ao seu negócio. Chegou a hora de conhecer os três pilares, ou melhor, os três principais processos que devem ser aplicados para realizar uma boa gestão:
Gestão do caixa
A gestão de caixa pode ser considerada toda a administração que visa analisar as entradas ou saídas de capital. Ou seja, ela consiste em calcular quantidade de vendas, prestação de serviços, pagamentos de funcionários, tributos e até mesmo despesas como pagamento de aluguel, matéria-prima, água e luz, entre outros.
Gestão de investimentos
Já a gestão financeira empresarial com foco em investimentos geralmente tem como objetivo investir em novas ferramentas e maquinários ou na abertura de novas filiais. Em suma, é todo o planejamento voltado para expansão ou melhoria de serviços e equipamentos de uma empresa.
Gestão de crises
Nos tópicos de gestão financeira para pequena empresa, a gestão para crises é um dos pontos menos abordados, ainda que seja um dos problemas mais frequentes. Por isso, todos os processos que envolvem negociações de dívidas, pendências em bancos e negativações, entre outros aspectos de crises, devem ser revistos com a gestão.
Como aplicar no pequeno e micronegócio?
Tendo em vista os três pilares da gestão financeira empresarial, saiba que o próximo passo é aplicar. Então, confira a seguir algumas dicas que vão ajudar você a fazer isso.
Aplicando gestão de caixa
A gestão de entradas e saídas pode ser avaliada a partir de duas categorias: a entrada de caixa e o regime de competência. Isto é, no primeiro caso, analisar as entradas e saídas em débito e, no segundo, o que será recebido a prazo.
Feito isso, você terá maior controle sobre o que está no caixa e o que será recebido. Lembrando que a primeira dica deste artigo ainda é válida: separe as despesas pessoais das despesas empresariais. Só assim os cálculos darão resultados mais efetivos.
Aplicando gestão de investimentos
É muito comum que, em algum momento do seu negócio, seja preciso melhorar equipamentos, modernizar processos, expandir ou até mesmo abrir uma nova unidade da empresa. Saiba que isso é um ótimo indicativo de que as coisas estão progredindo.
No entanto, para colocar isso em prática, faça um pequeno projeto para verificar a viabilidade desse investimento. Depois de fazer isso, o próximo passo é investir, mas sem comprometer seu capital de giro. Tente conseguir uma linha de crédito.
Aplicando a gestão de crises
Nesse caso, cada empresa tem dificuldades e necessidades específicas. Contudo, algumas dicas podem ser aplicadas para evitar maiores problemas, como:
- revise todos os gastos em excesso e veja se é possível reduzi-los;
- tente um acordo com os fornecedores para fazer o pagamento em prazos maiores;
- se o caso envolver dívida com juros correntes, prioriza os que são mais altos.
Confira as melhores dicas para negócios aqui, no blog do Tenda Atacado!
Gostou de saber como levar sua empresa para o próximo nível com as técnicas de gestão financeira empresarial? Esperamos que sim! Além disso, saiba que acreditamos muito na força dos pequenos e micronegócios.
Por isso, o blog do Tenda Atacado com as mais diversas dicas de empreendedorismo. Tudo para ajudar você, empreendedor, a melhorar os processos de venda, conhecer os clientes e, agora, fazer uma gestão mais eficiente. Não deixe de acompanhar as dicas!