O que é E-mail Marketing e como funciona?

Tenda, Postado em 4 de julho de 2023 | 3 min de leitura
pessoal anotando em papéis presos em painel

Para uma empresa, é importante criar vínculo com os clientes. E existem técnicas e estratégias que podem fazer com que você se conecte com eles de forma direta. Assim sendo, é importante saber o que é E-mail Marketing.

O E-mail Marketing é utilizado para realizar a comunicação direta entre empresas e clientes. Funciona por meio de disparos de e-mails para uma lista de contatos com o intuito de atingir determinados objetivos, como a venda de produtos, por exemplo. Quer saber mais sobre o que é e-mail marketing? Continue a leitura!

Para que serve a estratégia?

Antigamente, para conquistar metas de comunicação, era usada apenas a panfletagem, mas, com o avanço tecnológico e cada vez mais acessibilidade digital, foram criadas novas estratégias para acrescentar no meio digital.

E é para o que serve o e-mail marketing: para informar ofertas e enviar mensagens personalizadas aos compradores e obter ainda mais engajamento.

Veja quais são as vantagens de utilizar essa estratégia

Uma das principais vantagens do E-mail Marketing é o fato de ser um dos canais mais relevantes para obter retorno, ou seja, é um método extremamente eficaz e que pode aumentar as chances de sucesso em seus investimentos.

É o que mostra o conjunto de informações do Statista, uma plataforma on-line alemã especializada em coleta e visualização de dados. Segundo projeções, no mundo, a receita de marketing por e-mail para este ano deve ultrapassar o valor de 10 bilhões de dólares e há a perspectiva de chegar a 17,9 bilhões até 2027.

Outra vantagem é a mensagem personalizada, a qual você pode mandar diretamente para o seu cliente com alguma promoção e criar um relacionamento mais próximo. Além disso, é possível segmentar as mensagens de acordo com cada público e obter maior engajamento.

O E-mail Marketing também facilita no momento de medir os resultados das campanhas, para ter controle de resultados. Grande parte dos softwares utilizados possibilitam o rastreio das taxas de abertura, cliques e conversão em tempo real.

Planejamento

A partir do momento que você já sabe o que é E-mail Marketing, é necessário planejar como vai usufruir dessa estratégia. Inicialmente, você deve ter em mente a pergunta: “Para quem será enviada determinada campanha?”.

Pense que é fundamental ter uma boa base de contatos que se interessam pelo seu conteúdo. Além disso, você deve seguir outros passos: definir o objetivo da campanha, elaborar a mensagem de forma atraente, ter uma ferramenta de envio que seja eficaz e estruturar muito bem o seu e-mail.

Formas de construir uma lista de contatos

A principal maneira de captar contatos é criando conteúdo, distribuindo-o em landing pages — páginas que oferecem conteúdos e que têm como objetivo converter o usuário para adquirir produtos e até mesmo se inscrever para receber mais informações sobre a sua empresa.

Outra forma eficiente é por meio de pop-ups, que são avisos que “saltam” na tela do dispositivo, chamando a atenção para alguma mensagem. Essa alternativa tem como um de seus objetivos a captação de contatos.

pessoa recebendo email

Escolha uma boa plataforma para E-mail Marketing

Sabendo o que é E-mail Marketing, mais uma etapa importante para aplicar essa estratégia e obter sucesso é analisar as plataformas. Escolha uma que seja ideal para você atingir os seus objetivos. No mercado, há diversas opções entre pagas e gratuitas.

MailChimp

Uma das melhores plataformas E-mail Marketing é a MailChimp, um software que faz sucesso entre empresas. A ferramenta traz insights baseados nos dados das suas campanhas e fornece diversos conselhos personalizados para as próximas ações.

Além disso, ela possui a versão gratuita e com possibilidade de testes em diversos serviços por um determinado período. É possível listar até 2 mil inscritos e enviar 12 mil e-mails por mês. Outra vantagem é que você pode criar landing pages, formulários de pop-up e ainda configurar o Google Remarketing e anúncios do Facebook e Instagram.

Constant Contact

Há mais de 20 anos no mercado, este software é fácil de usar e traz ótimos recursos para criação de listas, além de segmentar e facilitar o gerenciamento de contatos. Também é possível acompanhar os resultados da campanha em tempo real.

GetResponse

A GetResponse pode ser utilizada por 30 dias de forma gratuita. A plataforma disponibiliza mais de 500 templates customizáveis predefinidos e uma galeria que conta com 5 mil imagens que podem ser utilizadas.

Com formulários responsivos, testes A/B e integração com OptinMonster, SalesForce, Google Docs e ZenDesk, esta plataforma traz diversas vantagens para você encontrar as melhores soluções para a criação de campanhas.

ConverKit

Se você é um influenciador digital e criador de conteúdo, a ConverKit pode ser a ferramenta ideal, pois te ajuda no engajamento com o seu público-alvo. Ao optar por esta plataforma, você terá acesso a cursos para aprender a usar todos os serviços internos.

Outras plataformas

Mais uma ótima opção no mercado, a RD Station, é uma das melhores em automação de marketing. Há também a Leadlovers, que possibilita a construção de landing pages, páginas de vendas, sites e blogs; e a Drip Marketing, ideal para novos e-commerces; além de muitas outras plataformas de E-mail Marketing para o seu empreendimento.

Aqui no blog do Tenda Atacado, você encontra tudo sobre empreendedorismo

Saber o que é E-mail Marketing é de suma importância para o seu negócio, pois vai gerar mais engajamento e te ajudar a propagar ainda mais os seus produtos ou serviços. Gostou das informações deste artigo e já sabe como funciona o E-mail Marketing? Continue acompanhando a nossa página de empreendedorismo.

A depender do seu empreendimento, será necessário adquirir ótimos produtos com preços que cabem no seu orçamento. No Tenda Atacado, é possível fazer uma mercearia completa, com itens alimentícios, além de produtos de limpeza e muito mais. Compre pelo site, pelo aplicativo ou em lojas físicas!o que é email marketing

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP