Entenda mais sobre o mercado vegano!

Tenda, Postado em 20 de abril de 2023 | 3 min de leitura
Mulher fazendo compras de dietas veganas.

Uma nova era na forma de consumir. Cada vez mais, a sociedade vai mudando e o jeito que nos relacionamos com os produtos e com outros seres vivos também. Por causa disso, o mercado vegano está em expansão tanto no Brasil quanto no mundo.

Confira abaixo mais informações sobre o crescimento do mercado vegano, como ele funciona e como está crescendo no Brasil e no mundo. Veja também dicas de empreendedorismo neste setor.

O que é veganismo?

Antes de falarmos sobre o mercado vegano, precisamos esclarecer o que é veganismo. É possível definir veganismo como um estilo de vida. Os veganos têm como objetivo excluir do seu consumo todos os produtos e serviços que explorem e usem de princípios animais.

Essa filosofia vale para vestuário, alimentação e outras formas de consumo. Os veganos não comem nenhum tipo de carne ou alimento de origem animal, como leite, queijo, ovos, mel e banha. Além desses itens, eles não consomem corantes e gelatinas, por exemplo.

Já no vestuário e no mercado de beleza, os veganos não usam produtos como couro, seda e lã e não utilizam cosméticos e medicamentos testados em animais, como maquiagens e hidratantes. Eles também não apoiam a exploração animal como forma de entretenimento em rodeios, circos e rinhas.

Veganismo aquecendo o mercado

Como mostramos aqui, os veganos levam essa escolha como filosofia de vida. Então, cada vez mais, esse grupo de pessoas consome produtos e serviços que venham do mercado vegano.

Uma pesquisa feita pelo site SkyQuest, especialista em coletas de dados online, diz que o mercado vegano no mundo deve ultrapassar US$ 34 bilhões até 2028. Muito desse consumo está na conta da conscientização dos consumidores veganos e simpáticos à causa.

Aqui na América do Sul, o crescimento do consumo de produtos veganos está estimado em 11,45% até 2028. O veganismo vem ganhando espaço na mesa e na preferência dos brasileiros.

O mercado vegano no Brasil

De acordo com dados da Sociedade Vegetariana Brasileira, cerca de 14% da população do país se declara vegana ou vegetariana. O crescimento é exponencial.

Em 2021, em uma pesquisa do Instituto de Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), 46% dos brasileiros disseram que pararam de comer carne ao menos uma vez por semana.

Cliente escolhendo legumes no mercado vegano.

Para aquecer o mercado, não são apenas os adeptos desse estilo de vida que podem se tornar consumidores. A Sociedade Vegetariana Brasileira diz que cerca de 55% dos brasileiros consumiriam mais produtos que não contém nada de origem animal se a oferta fosse maior e se tivesse especificado nas embalagens.

Consumo de alimentos veganos

Muitos restaurantes brasileiros, principalmente nas capitais, já entenderam que precisam ter um espaço no menu dedicado a esses pratos. Os chefs de cozinha já entenderam que o mercado vegano cresce e que, em um grupo de clientes, provavelmente vão existir veganos e vegetarianos.

Engana-se quem pensa que para os não consumidores de carne deve ter apenas salada! Um nicho de mercado se abriu com a alta desses consumidores. O empreendedorismo vegano no ramo alimentício fez crescer a variedade de queijos sem origem animal, maionese baseada em plantas e substituições que surpreendem até quem não é adepto a essa filosofia.

Se você quer investir nesse mercado, o ramo alimentício ainda tem muito espaço para ser explorado. Existem diversos casos de sucesso de empreendedores que decidiram fazer salgados e já estão abrindo sua própria confeitaria sem nada de origem animal.

Para se dar bem nesse ramo, vale investir tempo na pesquisa. Saber manipular bem os ingredientes, temperar de forma satisfatória e realizar testes é muito importante. Não basta apenas excluir a origem animal: a comida vegana deve ser muito saborosa, saudável e ter uma textura agradável ao paladar.

Cosméticos veganos estão conquistando os brasileiros

Segundo o Ministério da Economia, na última década, as empresas abertas com o nome “vegano” e suas variantes na razão social cresceram mais de 500%. Além disso, esse segmento não utiliza o teste em animais. Os produtos são testados dentro dos laboratórios de pesquisa, sem colocar nenhum animal em risco.

A indústria vegana de cosméticos tem crescido bastante no nosso país. Mesmo mulheres e homens que não são veganos escolhem produtos que não são testados em animais para integrar no seu cotidiano.

O mercado vegano no Brasil é aquecido pelos cosméticos tanto da indústria quanto de pequenos empreendedores. Marcas grandes estão investindo milhares de reais em pesquisas para fazer cada vez mais produtos que não utilizem nada com essa origem.

Ramo artesanal aquece a indústria

Contudo, quem aquece a economia vegana de cosméticos são as empresas artesanais, que usam como matéria-prima ingredientes naturais e orgânicos, encontrados na natureza, na maioria das suas composições.

A sustentabilidade e a preocupação com o bem-estar animal vem em primeiro lugar, mas a saúde da pele também agradece. Cosméticos veganos artesanais atingem menos a pele e o couro cabeludo, por exemplo. Esses produtos não costumam utilizar nada de corante ou perfume, o que é excelente para pessoas alérgicas.

Mulheres representam grande parte das empreendedoras veganas

Já falamos aqui sobre empreendedorismo feminino. As mulheres procuram, muitas vezes, uma forma de fazer renda extra ou de inovar no mercado. No veganismo, não é diferente. Elas trazem as suas preocupações com o futuro sustentável para os seus negócios e muitas vezes criam excelentes produtos de origem vegetal.

O Tenda Atacado tem produtos veganos para você!

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