Empreendedorismo feminino: dicas e casos de sucesso
O empreendedorismo feminino é uma grande oportunidade para mulheres conquistarem a independência financeira e gerenciarem melhor as vidas pessoais e profissionais. Apesar dos desafios de ocupar esse espaço no mercado, o número de empreendedoras cresce a cada ano, derrubando barreiras e promovendo igualdade e autonomia financeira.
Geralmente, ele é motivado por fatores como o desejo de abrir o próprio negócio ou a falta de vagas no mercado de trabalho. Se você pensa em investir no próprio negócio e colocar as ideias em prática, conheça ideias de empreendedorismo feminino e casos de sucesso para você se inspirar. Confira!
1. Exercite o autoconhecimento
Você sabia que o autoconhecimento pode ajudar muito no empreendedorismo feminino? Conhecer quais são seus gostos e suas habilidades vai auxiliar você na hora de construir uma empresa de sucesso. Por isso, antes de abrir o seu negócio, tente encontrar um nicho de mercado do qual você gosta e com o qual se identifica.
Às vezes, é comum investir em áreas que nada tem a ver com a personalidade e as preferências da mulher empreendedora, apenas buscando um rápido crescimento. Porém, uma companhia de sucesso é movida por qualidade, planejamento, controle e paixão do empreendedor pelo seu negócio. Por isso, faça aquilo que você ama!
2. Busque alternativas para colocar o negócio em prática
Escolhida a sua área de atuação, é hora de colocar seus objetivos em prática. Para uma confeitaria, por exemplo, quais itens são necessários? Isso inclui várias coisas, como materiais, local, mão de obra, valor de investimento etc.
Nessa etapa, liste todos os recursos necessários para você iniciar o seu negócio e tornar-se parte do grupo de mulheres no empreendedorismo. Separe cada item com o nível de prioridade necessário, pensando quais requisitos vão contribuir para você atingir cada meta.
3. Saiba mais sobre seu mercado de atuação
Outro ponto importante no conceito de empreendedorismo feminino é conhecer mais sobre a área de atuação no seu negócio. Se você investir no ramo da beleza, por exemplo, busque entender como funciona esse mercado: quais são os seus concorrentes, o que pode diferenciar o seu negócio de outros já existentes etc.
Com isso, você pode entender quais são as necessidades do mercado, como você pode agregar valor ao seu produto ou serviço. Assim, você aprende analisando os erros e acertos de seus concorrentes, aprimorando cada vez mais o seu negócio.
4. Adquira novos conhecimentos
Adquirir novos conhecimentos é essencial para o sucesso no empreendedorismo feminino. Por isso, busque aprender cada vez mais sobre seu segmento de atuação e sobre empreendedorismo. Além de aprimorar o serviço oferecido, é importante saber lidar com números e outras questões de gerenciamento.
Com isso, você consegue fazer uma boa administração do negócio, gerenciando os recursos financeiros necessários para o espaço e a manutenção da sua empresa. Hoje, existem vários treinamentos gratuitos pela internet, oferecidos por outras mulheres empreendedoras, que podem ser ótimas ferramentas de inspiração e aprendizado para seu negócio.
Das dificuldades à vitória: conheça alguns casos de sucessos
Como vimos, há vários obstáculos por essa jornada que podem ser superados pelo talento e pela dedicação da empreendedora. Por isso, conheça exemplos de empreendedorismo feminino a partir de mulheres que venceram as dificuldades e ultrapassaram seus objetivos!
Coco Chanel
Grande ícone do empreendedorismo feminino, Gabrielle Bonheur Chanel, ou Coco Chanel, teve origem humilde e foi criada em um orfanato após sua mãe morrer. Buscando brilhar como cantora e atriz, Chanel descobriu o talento para a moda e teve uma das maiores ideias do segmento.
Inicialmente, ela começou a customizar algumas peças, como chapéus e outros itens masculinos, para o vestuário feminino. As obras acabaram ficando conhecidas e ganharam destaque no cenário da moda. Com isso, Chanel viu uma ótima oportunidade para conseguir sua independência financeira.
Mesmo com grande sucesso, a marca Chanel alavancou mundialmente somente após a Segunda Guerra Mundial, tornando-se referência no segmento.
Luiza Helena Trajano
Como exemplo de empreendedorismo feminino no Brasil, Luiza Trajano iniciou sua carreira profissional aos 12 anos, no varejo, atuando na então pequena loja familiar no interior de São Paulo, chamada Magazine Luiza. Aos 18 anos, Luiza assumiu o negócio e teve que lidar com diversas dificuldades financeiras e organizacionais.
Em 1992, Luiza teve uma ideia visionária de implementar o conceito de lojas virtuais em seu negócio. Hoje, a Magazine Luiza é uma das maiores empresas do segmento, estando presente em mais de 16 estados brasileiros.
Abasteça sua casa e seu negócio com praticidade e economia
Agora que você já compreendeu o que é empreendedorismo feminino, saiba que a qualidade e a economia são itens indispensáveis para o gerenciamento do seu negócio. Pensando nisso, o Tenda oferece os melhores produtos pelo menor preço. Assim, você abastece sua casa ou seu negócio gastando pouco.
Para colocar o empreendedorismo feminino em prática, no Tenda, você ainda conta com a praticidade de fazer suas compras pela internet e receber em casa com o Tenda Delivery. Você também pode retirar seus produtos em uma de nossas lojas sem custo adicional. Confira nossas ofertas e aproveite!