Empreendedorismo LGBTQIA+: conheça os desafios e alguns casos de sucesso
O empreendedorismo LGBTQIA+ ainda é um grande desafio para essa minoria que, historicamente, luta por direitos de visibilidade e espaços na sociedade. Apesar de já terem conquistado muitos direitos, ainda há uma escassez em relação a membros da comunidade em ocupar diversos cargos de liderança.
Os segmentos mais representativos da sociedade em que a comunidade faz parte atualmente são publicidade, marketing, produção de eventos, cinema, turismo, entre outros. A causa LGBTQIA+ ainda enfrenta dificuldades em integrar seus membros em outros segmentos, devido à falta de inclusão e outros fatores.
Para conhecer ainda mais sobre esse conceito e ter inspiração para saber como empreender, o blog do Tenda Atacado desenvolveu este artigo especial para você. Assim, você vai conhecer alguns caminhos importantes para colocar a sua ideia em prática e obter o sucesso que você merece na sua carreira.
O que é empreendedorismo social?
Antes de conhecer os principais exemplos de empreendedorismo LGBTQIA+, é importante ficar por dentro dos conceitos de empreendedorismo social. Diferentemente do empreendedorismo convencional, no qual prioriza-se obter retorno financeiro e sustentar o negócio, o empreendedorismo social tem outro foco.
De todos os tipos de empreendedorismo, o objetivo desse é buscar caminhos para gerar benefícios para determinados segmentos da sociedade, sejam grupos minoritários, sejam populações carentes, por exemplo. Dessa forma, ele prioriza solucionar e reduzir os principais problemas enfrentados por esses grupos.
As principais características do empreendedorismo social são o diagnóstico, a identificação de oportunidades e a criação de uma nova realidade. A partir desses três pilares, as empresas conseguem gerar novas oportunidades para os grupos e assim dar um passo à frente na caminhada para restabelecer o equilíbrio da sociedade.
Esse tipo de empreendedorismo tem forte contribuição para diversas causas sociais que envolvem grupos minoritários, como a comunidade LGBTQIA+ e muitos outros. Quais são os principais objetivos do empreendedorismo LGBTQIA+? Saiba a seguir como esse conceito vem ganhando força.
Qual é o objetivo do empreendedorismo LGBTQIA+?
A diversidade e a inovação são pilares fundamentais para a evolução da sociedade e para o rompimento de uma série de barreiras impostas ao longo de nossa história. Apesar da conquista de uma série de direitos, muitas pessoas que integram a comunidade ainda enfrentam dificuldades em se expressar.
A web se mostrou como um espaço em que as pessoas pudessem ter mais liberdade para organizarem as pautas e colocá-las em prática. Assim como em todos os segmentos, existe uma demanda crescente para negócios diversificados com foco em inovação.
Por isso, é seguro dizer que as tecnologias contribuíram e muito para a presença dessas pessoas em espaços de liderança, mesmo que ainda faltem oportunidades. Entretanto, a presença desses grupos contribuem efetivamente para o mercado, uma vez que geram ainda mais inventividade e diversidade para a sociedade.
Pride Bank
Um dos principais cases de sucesso em relação ao empreendedorismo LGBTQIA+ é a criação do primeiro banco digital voltado para a comunidade LGBTQIA+, o Pride Bank. Fundada em 2019, a fintech oferece o suporte a questões financeiras e uma série de operações, como conta digital, transações e muito mais.
A contadora e militante da causa LGBTQIA+, Maria Fuentes, criou a empresa com o objetivo de oferecer um serviço que não discrimine pessoas ou as diferencie pela orientação sexual. Dessa forma, a empresa luta pelos direitos igualitários e fortalece diálogos com a sociedade.
TransEmpregos
Como principal e mais antigo projeto de oportunidades de trabalho para pessoas trans no Brasil, o TransEmpregos promove e auxilia em contratações em diversas regiões. Além disso, é uma ferramenta totalmente gratuita tanto para usuários como para empreendedores que desejam anunciar suas oportunidades.
A empresa foi fundada em 2013 por Márcia Rocha, Maite Schneider, Laerte Coutinho e Ana Carolina Borges com o objetivo de solucionar as barreiras na educação para a comunidade transgênero. O projeto busca ajuda das empresas para acabar com o preconceito e a desigualdade no ambiente de trabalho.
Como empreender?
Colocar a ideia em prática e obter um retorno satisfatório é um dos principais desafios na hora de empreender. Entretanto, adquirindo o conhecimento necessário, é possível minimizar as dificuldades e obter sucesso no seu segmento. O primeiro passo é conhecer a fundo o público-alvo da sua marca.
Definir os perfis de clientes que você deseja alcançar com seus produtos e serviços é um fator fundamental para se comunicar diretamente com o consumidor. Além disso, é importante analisar o mercado e a concorrência para identificar as preferências e saber como apresentar diferenciais.
Como mencionado anteriormente, a presença da comunidade LGBTQIA+ em ambientes digitais é mais expressiva, o que torna a criação de páginas ativas nas redes sociais para estabelecer uma comunicação mais próxima. Também inclui canais de atendimento personalizados e de denúncia.
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