Empreendedorismo LGBTQIA+: conheça os desafios e alguns casos de sucesso

Tenda, Postado em 27 de fevereiro de 2023 | 3 min de leitura
Mulher empreendedora mexendo no computador.

O empreendedorismo LGBTQIA+ ainda é um grande desafio para essa minoria que, historicamente, luta por direitos de visibilidade e espaços na sociedade. Apesar de já terem conquistado muitos direitos, ainda há uma escassez em relação a membros da comunidade em ocupar diversos cargos de liderança.

Os segmentos mais representativos da sociedade em que a comunidade faz parte atualmente são publicidade, marketing, produção de eventos, cinema, turismo, entre outros. A causa LGBTQIA+ ainda enfrenta dificuldades em integrar seus membros em outros segmentos, devido à falta de inclusão e outros fatores.

Para conhecer ainda mais sobre esse conceito e ter inspiração para saber como empreender, o blog do Tenda Atacado desenvolveu este artigo especial para você. Assim, você vai conhecer alguns caminhos importantes para colocar a sua ideia em prática e obter o sucesso que você merece na sua carreira.

O que é empreendedorismo social?

Antes de conhecer os principais exemplos de empreendedorismo LGBTQIA+, é importante ficar por dentro dos conceitos de empreendedorismo social. Diferentemente do empreendedorismo convencional, no qual prioriza-se obter retorno financeiro e sustentar o negócio, o empreendedorismo social tem outro foco.

De todos os tipos de empreendedorismo, o objetivo desse é buscar caminhos para gerar benefícios para determinados segmentos da sociedade, sejam grupos minoritários, sejam populações carentes, por exemplo. Dessa forma, ele prioriza solucionar e reduzir os principais problemas enfrentados por esses grupos.

As principais características do empreendedorismo social são o diagnóstico, a identificação de oportunidades e a criação de uma nova realidade. A partir desses três pilares, as empresas conseguem gerar novas oportunidades para os grupos e assim dar um passo à frente na caminhada para restabelecer o equilíbrio da sociedade.

Esse tipo de empreendedorismo tem forte contribuição para diversas causas sociais que envolvem grupos minoritários, como a comunidade LGBTQIA+ e muitos outros. Quais são os principais objetivos do empreendedorismo LGBTQIA+? Saiba a seguir como esse conceito vem ganhando força.

Qual é o objetivo do empreendedorismo LGBTQIA+?

A diversidade e a inovação são pilares fundamentais para a evolução da sociedade e para o rompimento de uma série de barreiras impostas ao longo de nossa história. Apesar da conquista de uma série de direitos, muitas pessoas que integram a comunidade ainda enfrentam dificuldades em se expressar.

A web se mostrou como um espaço em que as pessoas pudessem ter mais liberdade para organizarem as pautas e colocá-las em prática. Assim como em todos os segmentos, existe uma demanda crescente para negócios diversificados com foco em inovação.

Por isso, é seguro dizer que as tecnologias contribuíram e muito para a presença dessas pessoas em espaços de liderança, mesmo que ainda faltem oportunidades. Entretanto, a presença desses grupos contribuem efetivamente para o mercado, uma vez que geram ainda mais inventividade e diversidade para a sociedade.

Casal de mulheres empreendedoras olhando a tela do computador.

Pride Bank

Um dos principais cases de sucesso em relação ao empreendedorismo LGBTQIA+ é a criação do primeiro banco digital voltado para a comunidade LGBTQIA+, o Pride Bank. Fundada em 2019, a fintech oferece o suporte a questões financeiras e uma série de operações, como conta digital, transações e muito mais.

A contadora e militante da causa LGBTQIA+, Maria Fuentes, criou a empresa com o objetivo de oferecer um serviço que não discrimine pessoas ou as diferencie pela orientação sexual. Dessa forma, a empresa luta pelos direitos igualitários e fortalece diálogos com a sociedade.

TransEmpregos

Como principal e mais antigo projeto de oportunidades de trabalho para pessoas trans no Brasil, o TransEmpregos promove e auxilia em contratações em diversas regiões. Além disso, é uma ferramenta totalmente gratuita tanto para usuários como para empreendedores que desejam anunciar suas oportunidades.

A empresa foi fundada em 2013 por Márcia Rocha, Maite Schneider, Laerte Coutinho e Ana Carolina Borges com o objetivo de solucionar as barreiras na educação para a comunidade transgênero. O projeto busca ajuda das empresas para acabar com o preconceito e a desigualdade no ambiente de trabalho.

Como empreender?

Colocar a ideia em prática e obter um retorno satisfatório é um dos principais desafios na hora de empreender. Entretanto, adquirindo o conhecimento necessário, é possível minimizar as dificuldades e obter sucesso no seu segmento. O primeiro passo é conhecer a fundo o público-alvo da sua marca.

Definir os perfis de clientes que você deseja alcançar com seus produtos e serviços é um fator fundamental para se comunicar diretamente com o consumidor. Além disso, é importante analisar o mercado e a concorrência para identificar as preferências e saber como apresentar diferenciais.

Como mencionado anteriormente, a presença da comunidade LGBTQIA+ em ambientes digitais é mais expressiva, o que torna a criação de páginas ativas nas redes sociais para estabelecer uma comunicação mais próxima. Também inclui canais de atendimento personalizados e de denúncia.

Adquira o que você precisa para o dia a dia no Tenda Atacado!

Agora que você já aprendeu tudo sobre empreendedorismo LGBTQIA+ e ficou por dentro de alguns cases de sucesso, que tal ver o que o Tenda Atacado tem de melhor para oferecer ao seu cotidiano? Visite nosso catálogo e escolha onde deseja retirar os seus produtos.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP