Satisfação do cliente: como deixar sua clientela mais satisfeita

Tenda, Postado em 3 de março de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

Existem vários motivos que levam ao sucesso de uma empresa, entre eles está a satisfação do cliente. Acompanhar esse fator é essencial para tornar seus consumidores cada vez mais fiéis ao seu negócio.

Por ser um conceito bem amplo, a satisfação do cliente precisa ser conhecida a fundo. Ao saber realmente do que se trata e para que serve, os impactos positivos dessa mensuração no seu comércio acabam sendo percebidos com o tempo.

Saiba que esse é um indicador importante para seu empreendimento, porque contribui para que a experiência do cliente seja mais satisfatória. Se você está atento a esses diferenciais no seu estabelecimento, confira as dicas especiais selecionadas pela equipe do Blog do Tenda.

O que é satisfação do cliente?

Uma definição simples sobre o que é satisfação do cliente seria o sentimento de prazer ou descontentamento, que resulta da comparação entre o desempenho esperado pelo produto e as expectativas do cliente. Portanto, a satisfação consegue ser percebida quando algo é adquirido e consegue ser comparado com o que era esperado.

Então, se há a sensação que o produto ou o serviço não atende às suas expectativas, o consumidor acaba ficando insatisfeito. Por conta disso, toda a sua experiência acaba sendo negativa.

Por incrível que pareça, muitas empresas não têm um canal de comunicação direto com o público, tornando a questão da satisfação do cliente um problema sério a ser resolvido. Porém, é preciso ficar de olho nessa tendência, pois agora se trata de um diferencial competitivo muito importante.

comerciante satisfeita

Como tornar meus clientes mais satisfeitos?

Garantir o sucesso e a satisfação do cliente na sua empresa não é uma das tarefas mais fáceis, porém esse fator pode gerar bons resultados para seu negócio em meio a tantos concorrentes.

A questão da satisfação do cliente deveria ser um dos principais enfoques de uma empresa, porque um cliente satisfeito é a melhor propaganda de um bom negócio. Nesse caso, o consumidor acaba recomendando seu produto ou negócio para outros conhecidos, fazendo uma comunicação espontânea e positiva da marca.

1.Utilize canais de autoatendimento

Usar os canais de atendimento ao cliente ajuda a dar bons esclarecimentos e respostas para as dúvidas dos clientes, sem ficar transferindo-os para outros departamentos. Uma dica é instalar um sistema de automação, como os famosos FAQs ou atendimentos robôs, assim, as soluções de dúvidas conseguem ser feitas com bom desempenho.

2.Lembre-se dos consumidores ao tomar as decisões

Colocar seus clientes no centro das decisões do seu estabelecimento é o chamado Customer Centric. Essa estratégia tem como base compreender o consumidor, em vez de apenas escutar o que ele diz.

Por isso, se você quiser mais destaque, se desfaça da ideia de que a clientela está garantida e comece a levar os clientes em consideração na hora de tomar as principais decisões. Com essa iniciativa, eles vão se sentir mais valorizados e, assim, sua satisfação vai aumentar.

3.Realize pesquisas de satisfação

Fazer uma pesquisa de satisfação do cliente ajuda a compreender fatores que podem ser melhorados, como também achar oportunidades para se tornar diferente dos seus concorrentes. Por isso, use esse instrumento poderoso constantemente e saia na frente!

4.Faça um bom treinamento dos colaboradores

Na hora de treinar seus funcionários, é importante lembrar da importância de o cliente sair satisfeito do estabelecimento, dessa forma, o sucesso do seu negócio tem mais chances de dar certo. Assim que cada um deles entender o papel que desempenha, maior se torna o envolvimento do consumidor com a empresa.

Ressaltar que o cliente precisa ser tratado como se fosse único e exclusivo pode ajudar e muito para que ele saia mais satisfeito do seu negócio. Na verdade, essa costuma ser a expectativa mínima e influencia muito na jornada de compra desses consumidores.

Encontre outras dicas de empreendedorismo no Blog do Tenda

Depois de conhecer essas dicas sobre satisfação do cliente, leia outros artigos exclusivos com sugestões para seu negócio aqui, no Blog do Tenda. Acesse e descubra muitas outras ideias para melhorar seu empreendimento!

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