Satisfação do cliente: saiba como deixar o público mais satisfeito

Tenda, Postado em 13 de janeiro de 2023 | 3 min de leitura
Cliente sorrindo enquanto segura para o alto as sacolas de compras.

Existem vários motivos que levam ao sucesso de uma empresa, entre eles está a satisfação do cliente. Acompanhar esse fator é essencial para tornar seus consumidores cada vez mais fiéis ao seu negócio.

Por ser um conceito bem amplo, o índice de satisfação do cliente precisa ser conhecido a fundo. Ao saber realmente do que se trata e para que serve, os impactos positivos dessa mensuração no seu comércio acabam sendo percebidos com o tempo.

Saiba que esse é um indicador importante para seu empreendimento, porque contribui para que a experiência do cliente seja mais satisfatória. Se você quer saber o que é satisfação do cliente e está atento a esses diferenciais no seu estabelecimento, confira as dicas selecionadas pela equipe do Blog do Tenda.

O que é satisfação do cliente?

Uma definição simples sobre o que é satisfação do cliente seria o sentimento de prazer ou descontentamento, resultante da comparação entre o desempenho esperado pelo produto e as expectativas do cliente. Portanto, a satisfação consegue ser percebida quando algo é adquirido e comparado com o que era esperado.

Então, se há a sensação que o produto ou o serviço não atende às suas expectativas, o consumidor acaba ficando insatisfeito. Por conta disso, toda a sua experiência acaba sendo negativa.

Por isso, é extremamente importante obter esse tipo de informação, com perguntas para pesquisa de satisfação do cliente, automatizando alguns setores da empresa ou outras soluções. Assim, você evita ruídos na comunicação com o público-alvo e sabe mensurar o grau de satisfação da clientela.

Por incrível que pareça, muitas empresas não têm um canal de comunicação direto com o público, tornando a questão da satisfação um problema sério a ser resolvido. Porém, é preciso ficar de olho nessa tendência, pois se trata de um diferencial competitivo muito importante.

Como tornar meus clientes mais satisfeitos?

Garantir o sucesso e a satisfação do cliente na sua empresa não é uma das tarefas mais fáceis, porém esse fator pode gerar bons resultados para seu negócio em meio a tantos concorrentes. Entretanto, não existe uma técnica específica para isso. Cada negócio possui sua própria segmentação e necessidades específicas.

A questão da satisfação do cliente deveria ser um dos principais enfoques de uma empresa, porque um cliente satisfeito é a melhor propaganda de um bom negócio. Nesse caso, o consumidor acaba recomendando seu produto ou negócio para outros conhecidos, fazendo uma comunicação espontânea e positiva da marca.

Cliente sorrindo ao abrir caixa de compra.

1. Utilize canais de autoatendimento

Usar os canais de atendimento ao cliente ajuda a dar bons esclarecimentos e respostas para as dúvidas, sem ficar transferindo-os para outros departamentos. Uma dica é instalar um sistema de automação, como os FAQs ou atendimentos robôs, assim as soluções de dúvidas conseguem ser feitas com bom desempenho.

Os atendimentos-robôs têm sido cada vez mais utilizados por estabelecimentos para solucionar problemas simples e tirar as principais dúvidas dos clientes. Entretanto, ele não deve substituir um suporte que um setor de atendimento de uma empresa pode oferecer.

2. Lembre-se dos consumidores ao tomar as decisões

Colocar seus clientes no centro das decisões da sua loja é o chamado Customer Centric. Essa estratégia tem como base compreender o consumidor, em vez de apenas escutar o que ele diz, sendo esse um diferencial para a fidelização e a decisão de compra dos clientes.

Por isso, se você quiser mais destaque, acabe com a ideia de que a clientela está garantida e comece a levar os clientes em consideração na hora de tomar as principais decisões. Com essa iniciativa, eles vão se sentir mais valorizados e, assim, sua satisfação vai aumentar.

3. Realize pesquisas de satisfação

É importante saber como fazer pesquisa de satisfação do cliente para ajudar a compreender fatores que podem ser melhorados, assim como achar oportunidades para se tornar diferente dos seus concorrentes. Por isso, use esse instrumento poderoso constantemente e saia na frente!

Para isso, pense em um questionário de satisfação do cliente para perguntar sobre os principais aspectos que os levaram a comprar na sua loja e, principalmente, saber se a experiência foi satisfatória ou não. Assim, você obtém feedbacks mais assertivos em relação às decisões do negócio.

4. Faça um bom treinamento dos colaboradores

Na hora de treinar seus funcionários, é importante lembrar da importância de o cliente sair satisfeito do estabelecimento, dessa forma, o sucesso do seu negócio tem mais chances de dar certo. Assim que cada um deles entender o papel que desempenha, maior se torna o envolvimento do consumidor com a empresa.

Ressaltar que o cliente precisa ser tratado como se fosse único e exclusivo pode ajudar e muito para que ele saia mais satisfeito do seu negócio. Na verdade, essa costuma ser a expectativa mínima e influencia muito na jornada de compra desses consumidores.

Encontre outras dicas de empreendedorismo no Blog do Tenda

Depois de conhecer essas dicas sobre satisfação do cliente, leia outros artigos exclusivos com sugestões para seu negócio aqui, no blog do Tenda Atacado. Acesse e descubra muitas outras ideias para melhorar seu empreendimento!

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