Saiba como economizar para ter um negócio de sucesso

Tenda, Postado em 2 de agosto de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

O desempenho financeiro de uma empresa é um dos fatores primordiais para o sucesso de qualquer negócio. Sabendo disso, quais seriam as boas práticas de um empreendedor para realizar esse propósito? Neste artigo, o Tenda Dicas ensina como economizar e fazer valer a pena a sua iniciativa.

Para isso, vamos compartilhar estratégias que irão te ajudar a economizar e manter a saúde financeira da sua empresa em dia. A leitura pode socorrer tanto os que já têm negócio quanto os que planejam abrir um. 

Além disso, vamos ensinar a definição e a importância da saúde financeira para uma boa gestão e como ela pode ser aplicada no dia a dia para que você saiba como economizar. Vamos começar? 

O que é saúde financeira

Como estão as despesas da sua empresa? Como está o seu fluxo de caixa? As respostas para essas perguntas indicam, justamente, a saúde financeira de um negócio.

A possibilidade de economizar dinheiro, cumprir pagamentos, gerenciar despesas e investir a curto, médio e longo prazo também são as prerrogativas para uma vida financeira saudável. Você consegue enxergar tudo isso? Caso sim, já está no caminho certo, senão, é possível planejar para inverter o jogo.

Outro fator importante para analisar a saúde financeira é se o CNPJ está com score positivo, o que valida a confiabilidade da empresa na hora de fazer pagamentos. O sinal verde nessa parte permite que você solicite um empréstimo empresarial, por exemplo.

A importância da saúde financeira do seu negócio

E qual seria a relevância disso? Com as finanças em dia, um negócio consegue ser lucrativo e realizar investimentos, além de manter as operações e obter um capital de giro.

Dicas de como economizar

Agora que você entendeu os benefícios de uma boa gestão financeira, vamos compartilhar algumas estratégias de como economizar dinheiro. É hora de pegar lápis e papel para anotar todas as dicas.

Construa um calendário financeiro 

Caso você se pergunte “como economizar meu dinheiro?”, uma das primeiras respostas é: com organização. Para isso, tenha um calendário com todos os compromissos financeiros da sua empresa. Esse documento deve conter as seguintes datas:

  • vencimento de gastos primários, como aluguel, água, energia elétrica, gás, telefone, internet etc.;
  • pagamento dos funcionários e dos fornecedores;
  • datas estratégicas, como Natal, Dia das Mães, Black Friday etc.

Saiba a verdadeira situação da sua empresa

Sabendo todas as suas despesas, você conseguirá ter a noção exata do status monetário do seu negócio. Isso é muito importante para traçar uma estratégia sobre como economizar e obter sucesso financeiro.

Uma das saídas para isso é realizar um balanço patrimonial: uma amostra contábil que apresenta a posição econômica e financeira de uma empresa. Assim você se sentirá seguro sobre a situação atual dela e poderá agir com uma visão mais clara a partir disso.

 

como economizar

Analise as suas despesas

Agora que você organizou todos os seus gastos, é possível analisá-los. Dessa forma, você pode encontrar maneiras de reduzir as despesas ou negociar valores e prazos. 

A conta de luz está muito alta? O gasto com alimentação está excessivo? Várias perguntas parecidas podem ser feitas para encontrar soluções de economia. Tudo o que você precisa é ter informações ao seu dispor.

Planeje objetivos e metas

Além da organização, o planejamento é importante para o sucesso financeiro e é um dos caminhos de como economizar seu dinheiro. Por isso, construa metas realistas com objetivos mensuráveis e alcançáveis.

Outro ponto que precisa ficar claro é o prazo de conclusão. Para isso, adicione uma data limite para a efetivação dos compromissos e das ações que você queira realizar, visando à redução de gastos ou ao aumento dos lucros.

Prepare-se para mudanças

Tempos de crises podem chegar para qualquer empreendedor. Nesses momentos, o diferencial de alguns será o preparo para lidar com os problemas antecipadamente. Nessa perspectiva, é interessante projetar três cenários possíveis: o pessimista, o realista e o otimista. Assim, você conseguirá superar a maioria das situações.

Desassocie a pessoa física da jurídica

Os seus gastos pessoais não devem interferir nas despesas da sua empresa, por isso, separe a pessoa física da jurídica. Uma recomendação é emitir um CNPJ e abrir uma conta PJ. Assim, você evita possíveis gastos empresariais com questões pessoais.

Estude sobre educação financeira

Uma das perguntas mais comuns no mundo do empreendedorismo é como economizar e juntar dinheiro. Uma dica que nunca falha é o estudo. O interesse em compreender a educação financeira vai mudar o seu horizonte sobre o assunto, além de possibilitar o ganho de repertório para tomar decisões mais assertivas.

Por isso, busque conteúdos especializados em gestão, finanças e empreendedorismo na internet ou em livros. O importante é sempre se atualizar sobre esses temas e ter em mente que você nunca saberá de tudo.

Acompanhe o Dicas Tenda e saiba investir no seu negócio!

Agora que você acompanhou as dicas de como economizar, saiba que você encontra outros conteúdos para o seu negócio no blog do Tenda Atacado, além de diferentes temas para o seu dia a dia. Confere lá!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP