Como empreender? Veja dicas para tornar seu sonho realidade

Tenda, Postado em 29 de outubro de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

A realidade financeira do brasileiro não está muito favorável, por isso, muita gente resolveu pausar os planos de empreender. No entanto, você sabia que não é preciso muito dinheiro para abrir um novo negócio? Veja aqui nossas dicas de como empreender e transforme seu sonho em realidade!

Este artigo é para quem sempre sonhou em abrir o próprio negócio, para quem não está satisfeito em seu trabalho atual, para quem deseja mudar de área ou para qualquer interessado. Aqui, vamos provar que, independentemente do motivo, o empreendedorismo pode ser um ótimo caminho a seguir. 

Como empreender com pouco dinheiro? 

Segundo um relatório apresentado pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2020, 90% dos empreendedores brasileiros iniciantes afirmaram que a principal razão para querer virar dono de um negócio é a falta de oportunidades profissionais. 

Pensando nisso, uma das maiores dúvidas dos brasileiros sobre abrir um negócio é como empreender com pouco dinheiro. Para isso, basta realizar uma pesquisa e entender que existe possibilidade de trabalhar por conta própria sem gastar um capital muito grande. 

Analisando o nosso mercado financeiro, é totalmente compreensível que muitas pessoas tenham virado as costas para empregos tradicionais e resolvido abrir um negócio próprio. Continue lendo para saber o que é necessário para empreender com pouco dinheiro.

Veja dicas para empreender com pouco dinheiro

Como empreender sem muito capital é a dúvida de todo e qualquer pequeno empresário. Mas independentemente do tamanho do seu negócio, para ser seu próprio chefe é necessário seguir alguns protocolos, tais como: 

  • estudar sobre como empreender do zero;
  • montar um bom plano estratégico de negócios;
  • formalizar sua empresa; 
  • estudar sobre marketing digital; 
  • acompanhar os resultados;
  • analisar a concorrência. 

Ao realizar esses simples passos, você conseguirá encontrar um nicho para empreender de forma prática sem sentir que a sua decisão não passou de um desperdício de dinheiro.

como empreender

Existem também alguns modelos de negócio que podem ser seguidos para aqueles que pesquisam sobre como empreender sem gastar muito dinheiro. Trata-se de áreas cuja entrada de qualquer empresário não depende de alto investimento. Veja alguns exemplos:

  • mercado de refeições congeladas; 
  • alimentação infantil de qualidade; 
  • presentes customizados;
  • brechó; 
  • reforço escolar;
  • serviços para cabelo e maquiagem; 
  • revenda de produtos.

Todos esses exemplos envolvem atividades que podem ser realizadas sem tanto investimento inicial. Note que cada uma das opções consiste em serviços e produtos que possuem procura alta.

Sabendo que existem modelos de negócios que podem ser facilmente aderidos, chegou a hora de entender outro passo importante de como empreender: as plataformas digitais. 

Como empreender na internet?

Hoje em dia, uma coisa é certa: se seu negócio não existe na internet, ele não existe em lugar algum. Isso porque, como são acessíveis a todos, as redes sociais permitem que qualquer pessoa exponha seus produtos e alcance o público independentemente da distância. 

Por isso, muitas pessoas pesquisam constantemente sobre como empreender na internet. A venda de produtos ou serviços acontece de forma instantânea e, de cara, o empresário pode sentir se a sua ideia é rentável ou se faz sentido.

Para aderir ao empreendedorismo digital, no entanto, é necessário seguir alguns protocolos, tais como monitorar clientes, estudar formas de pagamento, trabalhar bem as redes sociais, conseguir explorar seu produto em diferentes plataformas, focar na qualidade do serviço, entre outras dicas.

Aliás, a maior vantagem do empreendedorismo na internet é a possibilidade de ter um rápido ganho, já que muitas pessoas agora adquirem produtos online. Isso sem contar nas vantagens que esse modelo de negócio oferece, como a possibilidade de dispensar um espaço físico para abrir uma loja, por exemplo.

Paciência será fundamental

Talvez a maior dica sobre empreendedorismo que podemos dar seja esta: tenha paciência. Isso porque nenhum negócio, especialmente aquele que começa do zero, já nasce como um grande sucesso. 

Aliás, existe uma série de grandes empresários brasileiros que demoraram a obter lucro em suas aventuras no mercado. Contudo, o importante é não desistir. Às vezes, as coisas demoram a obter tração ou a ser conhecidas pelas pessoas. Por isso, o importante é persistir e não desistir. 

Comece a oferecer seus serviços e produtos para amigos e familiares. A partir do feedback deles, você vai sentir se o seu modelo de negócio é rentável e se valerá a pena o investimento de tempo e dinheiro. Se for o caso, em seguida, basta desenvolver um plano, focar no seu objetivo e esperar as coisas acontecerem.

A Tenda Dicas pode te ajudar a abrir um negócio do zero

O blog do Tenda possui diversos posts e artigos sobre como empreender. As nossas diversas dicas vão te ajudar a desenvolver seu lado empresário. Por isso, acompanhe nossa seção e aprenda sobre várias outras questões que são extremamente necessárias na hora de abrir um novo negócio.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP