Como identificar tendências de mercado e aplicá-las em seu negócio?

Tenda, Postado em 10 de abril de 2024 | 3 min de leitura
Pessoa apontando para um gráfico impresso.

Saber como identificar tendências de mercado é fundamental para manter a saúde e rentabilidade do seu negócio. Dessa forma, você evita que a concorrência saia na frente e garante a satisfação dos clientes. Mas o que fazer para dar conta do trabalho e das novidades do setor?

Caso esteja sem tempo para mais uma tarefa, não se preocupe, pois trazemos excelentes soluções para isso. Existem alguns passos para aprender como identificar uma tendência de mercado e vamos explorar todas eles neste artigo. Portanto, acompanhe nossas dicas e dê um up nas suas vendas!

Acompanhe as redes sociais

Com o passar dos anos, as redes sociais se tornaram parte da nossa rotina, passamos horas acompanhando as novidades de amigos, celebridades e marcas. É exatamente por isso que tanto os influenciadores quanto as redes sociais ditam a projeção futura de mercado.

Um produto que uma personalidade da internet usa hoje pode estourar nas vendas amanhã. A mesma coisa acontece com uma novidade lançada por uma grande marca nas redes sociais. Para não perder nada, faça uma pesquisa de mercado com os influenciadores e marcas que contribuem para o seu negócio.

Veja o feedback dos clientes

Verificar os feedbacks dos clientes também está entre as principais dicas de como identificar tendências de mercado. Apesar de eles não falarem quais novidades estão por vir, suas expectativas e experiências são grandes indicadores na previsão de tendências do setor em que o negócio está inserido.

Quando um cliente fica insatisfeito com alguma funcionalidade do produto que adquiriu, ele aponta ideias que podem ajudar na melhora do item. Acompanhar esses feedbacks ajuda a empresa a medir a possibilidade de lançamento de uma nova versão que possua as qualidades solicitadas.

Pesquise sobre o mercado

Não consegue acompanhar os feedbacks dos clientes? Uma opção interessante é fazer uma pesquisa de potencial de mercado e análise de concorrência. Além de entender melhor o comportamento do consumidor, seja na loja física ou nas plataformas on-line, você consegue projetar ações para o futuro.

As pesquisas tradicionais são feitas com questionários que podem ser respondidos on-line, em entrevistas ou correspondências. Para que esse processo dê bons resultados, é importante estabelecer o objetivo da pesquisa, o público-alvo, uma amostra de quantas pessoas serão entrevistadas e preparar um roteiro básico.

Equipe em reunião de negócios.

Avalie os concorrentes

Você também pode acompanhar as novas tendências de mercado verificando as novidades dos concorrentes. Para facilitar esse trabalho, conte com ferramentas digitais que mapeiam campanhas, sites e até mesmo as redes sociais do seu principal concorrente.

Durante essa avaliação, fique de olho em todos os pontos que envolvem a marca, não apenas no que ela está lançando. Verificar a estética da loja, sua comunicação e as avaliações dos clientes é uma ótima forma de medir se sua empresa oferece as mesmas coisas, além de melhorar seu atendimento.

Fique de olho nos padrões de consumo

Algumas novidades são passageiras e desaparecem do mercado na mesma velocidade em que chegam às lojas. Quando uma empresa não prevê que aquela tendência pode cair a qualquer momento, ela fica exposta a prejuízos. Para evitar situações como essas, evite compras de itens novos em excesso.

Entender o comportamento de determinado grupo, em especial o público-alvo, é fundamental na decisão de quais produtos ou serviços farão parte do seu negócio. Por isso, saber como identificar tendências de mercado e antecipar suas ações faz toda a diferença no sucesso de uma empresa.

Aposte em ferramentas de marketing digital

Existem diversas ferramentas digitais para acompanhamento de concorrentes, mensuração, tendências de mercado e análise de dados. Para descobrir qual é a melhor opção para o seu empreendimento, é importante fazer uma pesquisa sobre as principais plataformas e apostar em uma que atenda às suas necessidades.

Entre as principais ferramentas para esse acompanhamento, destacamos o Google Analytics (uma das ferramentas gratuitas mais utilizadas) e o Similarweb (uma plataforma que analisa o tráfego de sites e aplicativos). Outra opção muito utilizada é o Hotjar, uma ferramenta que busca melhorar a experiência do usuário.

Acompanhe plataformas especializadas em tendências

Também é aconselhável utilizar sites específicos para pesquisas de mercado como tendências, dados, novidades e estudos. Ao contar com esse tipo de ferramenta, você consegue mapear novos comportamentos do mercado e prever as tendências que poderão ilustrar o seu setor nos próximos meses.

Ainda não conhece nenhum site que ofereça esse serviço? Separamos algumas opções para você. A primeira é o WGSN, um portal completo quando o assunto é novidades e mudanças no mercado. Além disso, o B9 (Brainstorm 9) conta com diversas notícias relacionadas à criatividade e inovação.

Veja artigos sobre empreendedorismo!

O Tenda Atacado oferece muitas ideias sobre negócios e economia. Seja para curiosos ou para quem está montando uma empresa, aprender como identificar tendências de mercado é indispensável nos dias atuais. Nosso conteúdo traz atualidades e um passo a passo para você começar o seu empreendimento.

Depois de descobrir como identificar tendências de mercado, que tal continuar aprimorando seus conhecimentos com os demais conteúdos do Dicas Tenda? Por aqui, você encontra artigos completos relacionados ao empreendedorismo. Acompanhe nossas novidades e destaque seu negócio!

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