Quer empreender? Saiba como fazer uma pesquisa de mercado

Tenda, Postado em 28 de julho de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

Você já ouviu falar de pesquisa de mercado? Se você é ou quer se tornar um empreendedor, esse termo precisa fazer parte do seu vocabulário. Ainda não sabe como? Neste artigo, o Dicas Tenda vai ensinar o caminho das pedras.

O que esperar deste conteúdo? Explicaremos o que é e para que serve uma pesquisa. Além disso, compartilharemos dicas de como fazer pesquisa de mercado

Fique ligado, porque as orientações a seguir servem para qualquer área de atuação. O que os empreendedores precisam ter em comum é a vontade de expandir o próprio negócio e de atrair novos clientes.

O que é uma pesquisa de mercado

Antes mesmo de iniciar uma atividade como empreendedor, é imprescindível analisar o nicho em que se pretende investir. E é justamente para isso que serve uma pesquisa de mercado. Ela é uma análise de informações e dados que devem ser coletados e interpretados.

Ou seja, se um empreendedor quer saber sobre a viabilidade ou não da sua ideia, é interessante pensar e pôr em prática uma pesquisa de mercado. Até mesmo se você já se aventurou no mundo dos negócios, a pesquisa será relevante para melhorar e expandir as ações que pretende gerir no futuro.

Já deu para perceber qual a importância da pesquisa de mercado, não é mesmo? Mas será que essa estratégia só funciona para grandes empresas? A resposta é não. As pequenas iniciativas também podem se beneficiar de um estudo de mercado para realizar decisões certeiras.

Como ela funciona?

Agora que você já entendeu para que serve a pesquisa de mercado para abrir um negócio, o próximo passo é compreender o seu funcionamento. Ela ocorre por meio de um levantamento de dados diretamente de uma fonte, que pode ser um cliente, um funcionário ou um usuário. 

Desta forma, você pode usar uma enquete com perguntas objetivas ou até uma entrevista com o público-alvo. O importante é obter um número expressivo de informações sobre um produto ou serviço. A ideia é que ela também sirva para identificar tendências do mercado. Conheça um pouco mais sobre cada etapa: 

Enquete

De forma manual ou online, a enquete é um método bastante utilizado para se obter informações de maneira rápida e descomplicada. Na internet, existem plataformas que facilitam o trabalho do aplicador. Um exemplo é o Google Forms, disponibilizado gratuitamente. 

Sendo assim, se optar pelos formulários, você poderá economizar tempo e dinheiro. Neles, também há a possibilidade de mais pessoas responderem até mesmo de forma anônima, se for interessante para a pesquisa. 

pesquisa de mercado

Entrevista

Já na entrevista, o método de coleta pode ser feito por telefone, e-mail ou até mesmo pelas redes sociais, além da possibilidade de um diálogo presencial.

Com esse método, você pode se aprofundar nas perguntas e obter respostas mais subjetivas e pessoais. No entanto, precisará de mais tempo para se dedicar ao processo.

Avaliação

Este tópico é voltado para quem já oferece um produto ou serviço no mercado. Ele consiste em solicitar a uma pessoa ou a um grupo que avalie a sua oferta com comentários e críticas.

O método também é conhecido como teste de mercado e é muito usado antes de lançamentos de produtos, com o objetivo de analisar a aceitação ou a rejeição deles pelo público consumidor. 

Dicas para uma pesquisa eficiente

Agora é hora de compartilhar dicas para a pesquisa de mercado da empresa. Observe atentamente e tente pôr em prática os conselhos, nem que seja aos poucos, apenas para testar o seu conhecimento sobre o assunto. Vamos lá?

Saiba quem é o seu público-alvo

Uma pergunta valiosa para empreendedorismo e pesquisa de mercado é quem são as pessoas que se interessaram pelo seu produto. Se você já tem um grupo consumidor, vale a pena reunir as seguintes informações: estado civil, faixa etária, sexo, necessidades, estilo de vida e outras ideias que possam construir um perfil.

Analise os dados

Com a pesquisa em mãos, faça um minucioso estudo de caso. Uma dica é transformar as investigações em informações concretas. Por exemplo: uma quantidade X de pessoas compraria o produto pelo seu preço, enquanto um número Y, pelas suas qualidades técnicas. 

Organize tudo em um planilha

A partir da sistematização das informações coletadas, é possível tomar decisões objetivas. Dessa forma, mantenha tudo organizado e legível para qualquer pessoa. Para isso, use planilhas e gráficos. Você ainda terá a vantagem de poder compartilhar esses dados com outros analistas. 

Trabalhe com os resultados

De nada adianta realizar uma pesquisa de mercado se você não executar ações para a empresa. Seja abrir um negócio ou mudar a estratégia e/ou o rumo a seguir, o importante é implementar os resultados de toda a análise feita. 

Acompanhe o Dicas Tenda para empreender com sucesso!

Agora que você acompanhou as dicas de como realizar uma pesquisa de mercado, saiba que pode conhecer outros temas sobre empreendedorismo no nosso blog. Confere lá!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP