Descubra como fazer uma pesquisa de mercado
Se tornar empreendedor é sempre um desafio, mas saber como fazer uma pesquisa de mercado é importante para tomar as decisões no futuro. Em qualquer área, o mercado está sempre em movimento, constante mudança e se atualizando. Por isso, é preciso tem sempre atenção às tendências do seu segmento.
Seja para conhecer e entender seu público-alvo, avaliar os concorrentes ou mesmo melhorar a apresentação da sua empresa, a pesquisa de mercado é um passo valioso para coletar os dados necessários. Neste artigo, você encontra dicas para fazer uma pesquisa eficaz.
O que é pesquisa de mercado
O primeiro passo de todo empreendedor deve ser entender o ramo da empresa, analisando as bases e as tendências atuais do setor em que pretende ingressar ou no qual já está inserido. É importante conhecer e compreender o comportamento do público-alvo e da concorrência.
Saber como fazer uma pesquisa de mercado ajuda a reunir os dados que realmente fazem sentido para sua busca. Essa é uma estratégia que abrange todas as empresas, pequenas e grandes, e-commerce ou loja física, de serviços e de produtos, mas cada pesquisa deve ser feita considerando o modelo de negócio específico.
O que é pesquisa de mercado
Agora que você já sabe a importância da pesquisa de mercado para o empreendedorismo, é necessário aprender a fazê-la de forma eficaz para o seu setor. Isso é essencial para nivelar os resultados e conseguir o que você realmente precisa.
Mas o que é pesquisa de mercado? Nada mais do que um levantamento de dados relacionados à sua empresa, aos concorrentes e ao público-alvo. Esses dados podem vir de fontes diversas, como: produtos, clientes em potencial, oferta e demanda e o posicionamento dos concorrentes.
Também é possível escolher a melhor maneira de colocar a estratégia em prática, podendo até ser uma pesquisa de mercado online. Lembre-se de obter o maior número de respostas, assim você garante representatividade nos dados coletados. Veja a seguir as diferentes maneiras de fazer uma pesquisa de mercado.
Enquetes online
Essa é a maneira mais eficaz de conseguir respostas rápidas, considerando que a empresa pode alcançar um maior número de pessoas online simultaneamente. Existem plataformas virtuais para criar enquetes, coletar dados e analisar as respostas em formato de gráficos.
Entrevistas individuais
Ao contrário das enquetes, as entrevistas precisam ser efetuadas de maneira individual, pessoalmente ou à distância, garantindo uma proximidade com a fonte que está sendo ouvida. Esse método não garante tanta rapidez quanto o último citado, mas é tão econômico e eficaz quanto.
Avaliação
Para as empresas que já estão no mercado, esse método funciona para coletar feedback do cliente e saber como o produto ou serviço está sendo ofertado para o consumidor final. É conhecido também como teste de mercado e ajuda a avaliar a aceitação ou rejeição do público-alvo.
Pesquisa de mercado eficaz
Depois de entender como fazer uma pesquisa de mercado, chegou o momento de descobrir como ter resultados ainda melhores. Os passos a seguir podem ajudar com esses resultados, então considere usar essas estratégias na sua próxima pesquisa.
Descubra seu público-alvo
Comece entendendo o público-alvo, que são os potenciais consumidores do seu produto ou serviço. As definições de público-alvo são: gênero, faixa etária, círculo social, estado civil e preferências de consumo.
Entender seu público-alvo é descobrir quem são as pessoas que vão consumir o seu produto ou usufruir do seu serviço, sendo a melhor maneira de saber como apresentar a sua marca. Sabendo quem consome sua marca, fica mais fácil saber como fazer uma pesquisa de mercado para avaliação.
Analise os dados
Quando a pesquisa de mercado estiver completa, chega o momento de analisar os dados coletados. Para facilitar a observação desses dados, transforme-os em informações mais concretas, junte as respostas iguais e coloque-as em gráficos de fácil leitura.
Organize os resultados em uma planilha
Sabendo como fazer uma pesquisa de mercado da maneira certa, provavelmente você terá sucesso nos resultados e uma boa quantidade de informações para gerir. Por isso, é importante organizar esses dados para que não se percam nem atrapalhem um processo decisório.
A melhor forma de organizar os resultados da pesquisa de mercado é em uma planilha de fácil leitura e acesso rápido. Usando programas específicos para isso, você ainda pode compartilhar esses dados com outros analistas, tendo os números sempre disponíveis.
O mais importante: implemente os resultados
De nada adianta fazer uma boa pesquisa, obter ótimos números de resultados, organizar em uma planilha se, no fim das contas, esses dados não serão usados. É preciso colocá-los em prática para melhorar o desempenho do seu negócio ou direcionar suas decisões empresariais.
Analise e implemente as ideias viáveis para a empresa de maneira controlada. Assim, você consegue acompanhar os efeitos dessas mudanças. Não se esqueça também de realizar novas pesquisas para conferir se os objetivos foram alcançados.
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